Pesquisas

Aulas de Educação Física são eficazes para promover habilidades socioemocionais

Desenvolver a capacidade de lidar com sentimentos e emoções por meio de esportes e atividades físicas é pauta de pesquisas e de formações gratuitas

Já parou para pensar quantas vezes no seu dia a dia você precisa lidar com diferentes emoções? Por exemplo, se algo não sai como planejado, é normal ficarmos um pouco frustrados, tanto com a gente quanto com outras pessoas. Seja no trabalho ou em casa, como encarar esse tipo de sentimento? E se alguma atitude que lhe parecia correta acabar prejudicando alguém? Como e de que forma mobilizar habilidades relacionadas a responsabilidade, ética e empatia para contornar esse tipo de situação?

Muitas vezes, vivemos momentos como esses e mal nos damos conta de que, para superá-los, acionamos um repertório de habilidades socioemocionais, que estão relacionadas à nossa capacidade de lidar com emoções e sentimentos. É por meio dessas habilidades que agimos como cidadãos ativos e responsáveis.

Uma maneira eficiente de garantir o desenvolvimento socioemocional é nas aulas de Educação física. Afinal, poucas atividades exploram mais nossos sentimentos e emoções como uma partida de futebol, de vôlei, ou de qualquer outro esporte coletivo. Até mesmo nas práticas individuais de exercícios físicos, temos de lidar com nossos limites, o que envolve tanto êxitos quanto frustrações.

Habilidades socioemocionais estão no centro do debate atual

Tendo em vista a importância desse tema, o Impulsiona realizou um amplo levantamento de pesquisas científicas sobre o efeito da Educação Física nas competências socioemocionais. Sob a liderança de Ricardo Catunda, professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), a análise constatou um consenso na literatura de que o impacto é extremamente positivo.

Em diversas pesquisas, foi observado que as aulas de Educação Física podem estimular o desenvolvimento de diferentes habilidades socioemocionais, como comportamentos pró-sociais, cooperação, responsabilidade, liderança, estabelecimento de metas, ética, resolução de conflitos, comunicação, dentre outras. Mas, para que isso ocorra de forma bem-sucedida, é necessário que o professor ou a professora tenha domínio do tema e promova práticas com esse foco.

Por isso é tão importante uma formação voltada ao trabalho com as habilidades socioemocionais, como a que é oferecida pela Vivescer em seus cursos. Conhecidos como Jornadas de Aprendizagem, um deles recebe justamente o nome de “Emoções”.

Oferecido de forma totalmente gratuita e on-line, esse curso busca promover a compreensão da relação entre emoções, sentimentos e aprendizagem, de modo que professores possam estimular tanto o desenvolvimento pessoal quanto o de seus estudantes. Essa é uma oportunidade imperdível de se atualizar sobre um tema que está cada vez mais presente nos debates atuais da educação.

Para saber mais sobre o curso Emoções, clique aqui. A inscrição é gratuita!

4
Deixe um comentário

avatar
4 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Delcilene Pinto Reis Pinto Reis
Membro
Delcilene Pinto Reis Pinto Reis

Como o espaço escolar é um dos vínculos social a qual o ser humano, precisa desenvolver suas diversas habilidades . E uma delas é a cooperação, pois pra vivermos em sociedade precisamos ser coletivo. Pois as minhas boas ou más ações refletem diretamente no outro.

ELIVAL PEREIRA DOS SANTOS
Membro
ELIVAL PEREIRA DOS SANTOS

Através de atividades da Educação Física é possível criar espaços de desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, solidariedade e cooperação. Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental. Sendo assim, o estudo da Educação Física é o ser humano como um todo…

Marta
Visitante
Marta

tenho grande desejo de fazer os cuursos

Mario Antonio Georgetti
Visitante
Mario Antonio Georgetti

Já fizco Cursos Emoções que tem muitas práticas para trabalhar as Competências Socioemocionais , .Vale a pena fazer!!
Melhorar o relacionamento entre os alunos e criar um ambiente seguro entre o Professor e Alunos é um dos passos de oportunizar experiências e vivência ricas para o desenvolvimento e aprendizagem de algunas competências.