Já parou para pensar quantas vezes no seu dia a dia você precisa lidar com diferentes emoções? Por exemplo, se algo não sai como planejado, é normal ficarmos um pouco frustrados, tanto com a gente quanto com outras pessoas. Seja no trabalho ou em casa, como encarar esse tipo de sentimento? E se alguma atitude que lhe parecia correta acabar prejudicando alguém? Como e de que forma mobilizar habilidades relacionadas a responsabilidade, ética e empatia para contornar esse tipo de situação?
Muitas vezes, vivemos momentos como esses e mal nos damos conta de que, para superá-los, acionamos um repertório de habilidades socioemocionais, que estão relacionadas à nossa capacidade de lidar com emoções e sentimentos. É por meio dessas habilidades que agimos como cidadãos ativos e responsáveis.
Uma maneira eficiente de garantir o desenvolvimento socioemocional é nas aulas de Educação física. Afinal, poucas atividades exploram mais nossos sentimentos e emoções como uma partida de futebol, de vôlei, ou de qualquer outro esporte coletivo. Até mesmo nas práticas individuais de exercícios físicos, temos de lidar com nossos limites, o que envolve tanto êxitos quanto frustrações.
Tendo em vista a importância desse tema, o Impulsiona realizou um amplo levantamento de pesquisas científicas sobre o efeito da Educação Física nas competências socioemocionais. Sob a liderança de Ricardo Catunda, professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), a análise constatou um consenso na literatura de que o impacto é extremamente positivo.
Em diversas pesquisas, foi observado que as aulas de Educação Física podem estimular o desenvolvimento de diferentes habilidades socioemocionais, como comportamentos pró-sociais, cooperação, responsabilidade, liderança, estabelecimento de metas, ética, resolução de conflitos, comunicação, dentre outras. Mas, para que isso ocorra de forma bem-sucedida, é necessário que o professor ou a professora tenha domínio do tema e promova práticas com esse foco.
Por isso é tão importante uma formação voltada ao trabalho com as habilidades socioemocionais, como a que é oferecida pela Vivescer em seus cursos. Conhecidos como Jornadas de Aprendizagem, um deles recebe justamente o nome de “Emoções”.
Oferecido de forma totalmente gratuita e on-line, esse curso busca promover a compreensão da relação entre emoções, sentimentos e aprendizagem, de modo que professores possam estimular tanto o desenvolvimento pessoal quanto o de seus estudantes. Essa é uma oportunidade imperdível de se atualizar sobre um tema que está cada vez mais presente nos debates atuais da educação.
Como o espaço escolar é um dos vínculos social a qual o ser humano, precisa desenvolver suas diversas habilidades . E uma delas é a cooperação, pois pra vivermos em sociedade precisamos ser coletivo. Pois as minhas boas ou más ações refletem diretamente no outro.
Através de atividades da Educação Física é possível criar espaços de desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, solidariedade e cooperação. Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental. Sendo assim, o estudo da Educação Física é o ser humano como um todo…
tenho grande desejo de fazer os cuursos
Já fizco Cursos Emoções que tem muitas práticas para trabalhar as Competências Socioemocionais , .Vale a pena fazer!!
Melhorar o relacionamento entre os alunos e criar um ambiente seguro entre o Professor e Alunos é um dos passos de oportunizar experiências e vivência ricas para o desenvolvimento e aprendizagem de algunas competências.