Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
O badminton, com mais de 2000 anos de história, é um dos esportes mais praticados do planeta. Parte dos Jogos Olímpicos desde 1992, em Barcelona, a modalidade vem crescendo ao redor do mundo, mas ainda é dominada pelos países asiáticos, como China, Coreia do Sul e Indonésia.
Alguns detalhes do badminton são bem curiosos… O Impulsiona separou uma lista com dez elementos do esporte que vão te impressionar!
1) Cuidado com onde você pisa! Em competições internacionais, o tapete de PVC onde os jogadores atuam pode chegar a custar R$50.000,00!
2) A velocidade da peteca chega a ultrapassar os 300km/h! É o esporte de raquete mais rápido do mundo.
3) A força da peteca é tão grande, que ela pude furar uma melancia! Duvida? Olha só esse vídeo do Lin Dan, campeão Olímpico chinês:
4) Aliás, sabe do que são feitas as petecas profissionais? De 16 penas da asa esquerda do ganso! Isso porque o animal dorme sobre a asa direita, prejudicando o formato das penas.
5) Falando em animais, no passado as cordas das raquetes eram feitas a partir do estômago de gatos! Eca!
6) As raquetes, por sinal, são superleves! Modelos profissionais pesam em torno de 70 gramas. Já as petecas pesam cerca de 5 gramas.
7) Você acha que o futebol possui muitos árbitros? Então olha só o badminton: tem um árbitro geral, vendo a partida de cima; um de serviço, controlando o saque; e até dez juízes de linha, conferindo (ou pelo menos, tentando) a trajetória da peteca.
8) Não tem descanso para os atletas. Enquanto no tênis, por exemplo, a bola fica em jogo durante cerca de 8% do tempo total da partida, no badminton a peteca vai para lá e para cá por 45% do tempo da partida!
9) O esporte faz muito bem para a saúde: coração, músculos e tensão agradecem!
10) O badminton é super fácil de ensinar na aula de Educação Física. Quer saber como? Baixe AQUI a aula gratuita do Impulsiona com todas as dicas sobre como levar o badminton para a sua escola!
Obrigada graças a vc eu posso fazer um trabalho de educação física
Fiquei impressionado com as curiosidades aqui apresentantadas.fascinante!!
Muito bom já me ajudou muito obrigado
show ja consegui uma pesquisa completa para o meu trabalho ajudou d ++.
Legal essas curiosidades, me ajudou muito.
Estou fazendo uma pesquisa, e achei esse site legal, obrigada
Estou fazendo uma pesquisa, e achei esse site legal, obrigada
Muito interessante esse jogo, vou me aprofundar mas no tema gostei.
Excelente esporte, tive a oportunidade de conhecer e treinar um atleta paralimpico, é simplesmente fantástico o quanto exige da gente, da condição física e a velocidade que a peteca vem em nossa direção em momentos do jogo.
Que legal saber sobre essas curiosidades. Vou compartilhar com os meus amigos pois eles curtem muito esse tipo de conteúdo
Obrigada!