Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo jogado o Campo Minado. Criado em 1989 por Robert Donner e Curt Johnson, esse jogo conquistou o coração dos usuários de computadores com Windows assim que foi incluído nesse sistema operacional da Microsoft. O objetivo é desvendar um campo cheio de minas terrestres sem detoná-las. Por isso, os jogadores deve traçar uma estratégia para deduzir onde as minas estão localizadas no tabuleiro e evitar pisar nelas.
A professora Mariele Rosa, de Contagem (MG), viu no Campo Minado uma oportunidade de desenvolver o raciocínio lógico dos alunos e ao mesmo tempo motivá-los com uma atividade diferente na Educação Física. Spoiler: deu super certo! O vídeo da atividade viralizou no TikTok, alcançando mais de 7 milhões de visualizações. Veja abaixo!
@marielerosa21 Brincadeira Campo Minado #educacaofisica #escola #adolescentes
Adepta ao aplicativo, Mariele costuma compartilhar ideias de aula e se inspirar em conteúdos de outros professores. “Eu sou uma professora que utiliza muito as redes sociais. Sabendo disso, os próprios alunos e meus colegas me enviam vídeos de atividades para fazer nas aulas, então eu vou testando.”, contou.
O Campo Minado na Educação Física foi sugestão de uma colega e agradou demais os alunos do 5º, 6º e 7º ano da Escola Municipal Jenny de Andrade Faria. Além de muito divertido, o jogo ajuda a trabalhar a estratégia e o raciocínio lógico dos jovens. “No começo eles tiveram um pouco de dificuldade de entender a dinâmica, que era aprender com o erro do colega. Mas logo após umas duas rodadas eles já demonstraram concentração ao executar a atividade!”
1) Divida os alunos em duas filas
2) Distribua no chão alguns bambolês enfileirados como se fossem casas de um tabuleiro. A quantidade pode variar de acordo com o tamanho da turma e você pode substituir os bambolês por marcações com giz!
3) Em uma folha, faça um desenho dos bambolês dispostos no chão e indique com um “x” aqueles que contém as “bombas”
4) O aluno da vez deve andar pelos bambolês sem pisar naqueles que contém pelas “bombas”
5) Vence o aluno que conseguir cumprir o percurso sem pisar em nenhuma “bomba”
Além de fazer parte da realidade dos alunos, o TikTok pode ser uma ótima fonte de inspiração para os professores. “Quando eu vejo alguma atividade diferente por lá, fico imaginando se meus alunos iriam gostar e fico super animada em fazer com eles.”, declarou Mariele. Em seu perfil, ela costuma compartilhar conteúdos sobre Neurociência e Educação Física Escolar, mas nunca imaginou que o vídeo do Campo Minado pudesse fazer tanto sucesso.
Entre elogios e agradecimentos pela ideia de aula, os comentários viraram uma espécie de arquibancada virtual, com muita torcida para os jogadores. “Os alunos estão adorando e se sentindo muito famosos. Principalmente o Gabriel, que foi o centro das atenções do vídeo.”, brincou.
Seus alunos gostam de basquete? Então olha o que a Jr. NBA e Impulsiona prepararam para você! Conheça o Desafio Aulão de Basquete, uma premiação para professores de Educação Física de todo o Brasil! Clique AQUI e saiba como participar! As 5 escolas mais criativas vão ganhar um kit exclusivo da maior liga de basquete do mundo!
Parabéns!!!!
Fiquei na torcida!
Parabéns professora por disponibilizar para todos essa brincadeira muito legal.
Foi muito criativo. Vou adotar em minhas aulas.
Otima atividade amei
Muito legal essa atividade e requee pouco espaço e pouco recurso. Dá pra fazer como competição entre equipes. Vou aplicar nas minhas turmas de Ensino Fundamental I.
Parabéns, ficou demais!
Parabéns, ficou demais!
Parabéns, muito legal!
Lindo de se ver
Adorei! Muito criativo!
Parabéns Mariele. Você é inspiradora….
MUITO LEGA! VOU FAZER
Ótima estratégia, trabalhar com a atividade ” Campo minado”. Vou trabalhar com meus alunos ! Parabéns!