Não é novidade que a prática de atividades físicas traz benefícios para pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Um estudo recente realizado na Alemanha trouxe mais uma forte evidência disso. Segundo a pesquisa, o esporte pode melhorar a concentração e contribuir para a qualidade de vida dos alunos do Ensino Fundamental.
Os resultados do estudo foram publicados em fevereiro deste ano na revista “Journal of Clinical Medicine” por pesquisadores da Universidade Técnica de Munique.
A pesquisa envolveu 3.285 meninas e 3.248 meninos entre 6 e 10 anos de idade do distrito de Berchtesgadener Land, no estado da Baviera. O objetivo era analisar a relação entre força e resistência física, capacidade de concentração e qualidade de vida relacionada à saúde.
Com base nos resultados, os pesquisadores constataram que quanto maior o nível de aptidão física das crianças, melhor elas podem se concentrar e maior sua qualidade de vida. Enquanto os meninos se saíram melhor nos testes de condicionamento físico, as meninas tiveram melhor desempenho em termos de concentração e valores de qualidade de vida (bem-estar físico, autoestima, bem-estar nas amizades e na escola).
Também foi observado que, em todos os testes de aptidão física, as crianças com sobrepeso e obesidade apresentaram resultados significativamente piores do que crianças com baixo peso e crianças com peso corporal normal. O mesmo aconteceu com os valores de qualidade de vida relacionados à saúde, também mais baixos para as crianças obesas.
Para a professora Renate Oberhofer-Fritz, diretora do Departamento de Esporte e Ciências da Saúde da Universidade Técnica de Munique, os alunos do Ensino Fundamental com boa aptidão física e boa capacidade de concentração são mais propensos a completar o Ensino Básico. “Isso significa que é ainda mais importante incentivar o desenvolvimento motor nas crianças em um estágio inicial, pois isso também pode ter um impacto positivo no desenvolvimento da aptidão mental”, acrescentou.
Em função disso, o Escritório de Administração do Distrito de Berchtesgadener tem dado a todos os alunos da primeira série da região um voucher para uma associação de um ano em um clube de esportes. Para Thorsten Schulz, chefe da equipe de estudo, este é um ótimo exemplo de como diferentes partes interessadas podem trabalhar juntas e ajudar a motivar as crianças a serem mais ativas.
Estudo completo, disponível em inglês: https://www.mdpi.com/2077-0383/11/5/1326
Essas fases citadas no estudo a criança já está com uma certa maturidade,e sai da fase de jogos e brincadeiras 6/10 anos para fundamentos dos esportes(Ensino Fundamental) presentes no currículo escolar. Da para explorar muito suas aptidões físicas,sendo uma boa hora para incentiva-las a serem mais ativas.
Quando a aula é dupla da para aproveitar mais,trabalhei lutas recentemente e foi um sucesso.Sendo assim,não necessito de mais aulas e sim de aulas duplas.
Acho que mesmo sendo pouca aula durante a semana, é válido, tem dado contribuição .
Os números de aulas de Ed física é pouco, deveriam ter no mínimo 4aula por semana.
Olá Marcos ! Sobre o numero de aulas semanais, de uma olhada no projeto de lei 3047/2015. Agora sobre melhorar ou dar mais atividade física para o seu grupo de trabalho, que tal a elaboração de projetos no contra turno, onde o professor poderia oferecer as atividades desportivas ( futsal, basquete , voleibol e handebol) ou as atividades recreativas. Eu consegui montar grupos de futsal masculino e feminino.
No Brasil a quantidade de aulas de Educação Física é ridícula, apenas uma vez por semana. Com esse sistema não dá para trabalhar aptidão física com os alunos. Porque a outra aula é dentro de sala de aula! Complicado isso né MEC? Mônica Bastos.
Olá Monica , existe um PL 3047/2015 que fala sobre o número de aulas semanais na educação Física , de uma olhada .
Trabalho em uma escola Escola Estadual nem quadra existe. Eu que tive que comprar material
Esse tipo de trabalho é positivo e sempre bem vindo, pena que não é sempre de interesse de prefeitos do Brasil.
Sobre o ponte de vista fazemos uma reflexão que nas escola da rede temos que muita das nós reinventar o papel da Educação Física na escola pois os espaços aonde trabalhando não estar sendo pensado de forma a trabalhar uma qualidade de vida para os estudantes que cada vez faz menos atividade física .
O mais triste é saber que tivemos os jogos olímpicos no Brasil e nada melhorou o “legado” não existiu
Boa tarde, estas evidências nós profs sabemos, quem tem que se ater a estas verdades são os governos, eu trabalho em Quissamã, em uma escola estadual a 27 anos e nunca tive uma quadra decente, tenho sempre que estar inventando espaços para desenvolver atividades limitadas sem ampliar novas possibilidades, mas vida que segue…
fato!! Nós sabemos, mas o poder público nada faz para mudar esta situação….ou se faz, não tem continuidade nos próximos governos….