Histórias Inspiradoras

Escola do Ceará realiza avaliação de aptidão física com alunos do Ensino Fundamental

Testes de desempenho físico ajudam a incentivar hábitos mais saudáveis entre os estudantes. Veja o passo a passo!

Na cidade de Russas (CE), o professor de Educação Física Daniel Lima decidiu realizar uma avaliação de condicionamento físico com 120 alunos dos anos finais, do 6º ao 9º ano, na Escola Municipal Maria Martins de Carvalho. Essa é a segunda edição do projeto, que começou em 2023. A primeira rodada de avaliações desse ano foi realizada em abril.

“Sempre tento inovar e trazer coisas novas para os alunos.”

A ideia surgiu do envolvimento de Daniel no projeto “Esporte em 3 Tempos”, uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará que utiliza o sistema de avaliação Proesp-Br. “Procurando enriquecer o currículo escolar, trouxe a proposta para ser analisada pela coordenação da escola, que prontamente aceitou”, explica professor.

O principal objetivo desse projeto é identificar o nível de saúde dos estudantes e projetar como ela poderá estar no futuro, além de incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis. Segundo Daniel, pesquisas têm apontado uma relação positiva entre programas de atividades físicas nas escolas e rendimento escolar. Por isso, o professor defende que “é preciso expandir na escola a capacidade do aluno de lidar com o próprio corpo e a promoção do bem-estar”.

Como funcionam os testes de aptidão física

O PROESP-BR, sistema utilizado pelo professor, avalia a saúde e o desempenho físico de crianças e adolescentes a partir da medição dos alunos e a realização de testes como sentar e levantar, abdominais, corrida e caminhada. Clique AQUI para baixar o guia de orientações sobre os testes.

 

Enfrentando os desafios pós-pandemia

Apesar dos resultados gerais terem sido positivos, desafios como o déficit motor, resultante da pandemia e do estilo de vida sedentário, foram evidenciados. Para acompanhar a evolução dos alunos, um novo teste será realizado entre outubro e novembro. Durante esse período, o professor Daniel Lima trabalhará para melhorar os resultados dos estudantes, conscientizando-os sobre a importância de praticar atividades físicas regularmente, mesmo fora da escola. “Embora tenhamos semanalmente apenas uma aula prática, é preciso conscientizar os alunos a fazerem outras atividades durante a semana, como praticar uma caminhada, corrida, andar de bicicleta, fazer algum esporte ou entrar em um projeto socioesportivo para se movimentarem.”

Rumo a hábitos mais saudáveis

Os próximos passos incluem mobilizar a família e a comunidade escolar, promovendo palestras em parceria com a Secretaria da Saúde, Ação Social e Educação. Temas como nutrição, alimentação saudável, bullying, violência na escola e sedentarismo serão abordados. Além disso, aulas teóricas e seminários serão realizados para conscientizar os alunos sobre a importância de um estilo de vida ativo e saudável.

Esse projeto visa não apenas avaliar a capacidade física dos alunos, mas também garantir que todos recebam o apoio necessário para melhorar sua qualidade de vida.

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DORALICE ORRIGO DA CUNHA
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DORALICE ORRIGO DA CUNHA

Parabéns professor pelo seu trabalho e preocupação com os índices de sedentarismo entre os jovens. e com o futuro desses meninos e meninas.
É preciso trabalhar e dialogar sobre esta questão tão seria na sociedade brasileira.

Maria Claudeide Farias
Visitante
Maria Claudeide Farias

Trabalho nessa escola e vejo a dedicação do professor Daniel por esses aluno.