Histórias Inspiradoras

Como motivar os alunos na Educação Física durante o inverno

Para não deixar as crianças desmotivadas, preparamos algumas dicas para incentivar os alunos nas estações mais geladas do ano

Com as temperaturas caindo em todo o Brasil, o frio pode desanimar as crianças e jovens a participar das aulas de Educação Física. Para não deixar que isso aconteça, preparamos algumas dicas para incentivar e motivar os alunos nas estações mais geladas do ano. Confira nossa lista:

Inclua novas modalidades no seu planejamento

Crie atividades diferentes para que os alunos não fiquem entediados ou pensando em desistir. Que tal pesquisar uma nova modalidade e incluir no seu planejamento? Ou então incluir novas brincadeiras? Tente encontrar alternativas para sair da rotina e inovar nas aulas de Educação Física. O Impulsiona Educação Esportiva pode te ajudar nessa missão. Nossos cursos de esporte te apresentam regras, histórico e dicas para incluir as modalidades no plano de aulas, e nossos conteúdos pedagógicos também têm dicas de brincadeiras e atividades diferentes.

Aposte em uma playlist motivadora

O inverno chega trazendo aquela preguiça de sair da sala quentinha e praticar uma atividade física. Nesse cenário, nada melhor do que apostar em uma playlist motivadora para espantar o desânimo e entrar no clima da aula. Para isso, é importante escolher músicas adequadas, de forma a ajudar a manter o pique dos alunos, mesmo com o frio do inverno. Nessa escolha, você deve levar alguns fatores em consideração, tais como o perfil dos alunos, o ritmo das aulas e a modalidade das atividades físicas praticadas.

Crie novos projetos e promova festivais esportivos

Uma boa dica para engajar os alunos é criar festivais esportivos ou promover a criação de novos projetos. No curso Atletismo na Escola, por exemplo, damos algumas ficas de como montar uma competição da modalidade. Vale a pena organizar eventos envolvendo mais de uma turma: é uma ótima forma de estimular o trabalho em equipe, a organização dos alunos e a integração dos jovens. Além disso, quem não gosta de uma boa competição? Um outra opção também é escolher um tema específico para criar projetos com os alunos como a Copa do Mundo ou os Jogos Olímpicos.

Depois de ler todas essas dicas, chegou a hora de colocar a mão na massa e entrar em quadra para motivar os alunos. Nada de preguiça no frio! E lembre-se, essa época do ano exige alguns cuidados: como um bom aquecimento, hidratação constante e roupas adequadas.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação