Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Com os avanços da neurociência, novas pesquisas científicas foram apresentadas e defendem que os benefícios da educação esportiva dentro das escolas vão além de uma vida saudável. Experimentos evidenciam relações positivas entre atividade física, funções cognitivas e o desempenho escolar dos alunos.
Provou-se que uma única sessão de exercício moderado de crianças com 9 e 10 anos de idade pode alterar a atividade eletroencefalográfica e melhorar o raciocínio em testes de desempenho acadêmico.
Além disso, a partir de estudos realizados pelo americano James Hillman, psicólogo com fama internacional e autor de diversos livros, o exercício físico aeróbico é capaz de aumentar o estado de atenção em avaliações, com melhores resultados nas tarefas e compreensão mais clara da leitura.
E o que concluímos com isso?
Baseado nesses aspectos, constatamos que, independentemente de diferenças de idade, de status econômico e de cultura, a prática esportiva deve ser oferecida, uma vez que pode facilitar a aprendizagem e melhorar a saúde física e mental.
Considerando a necessidade de praticar atividades físicas na infância e na adolescência, algumas categorias no desenvolvimento do esporte são destacadas no atual cenário brasileiro, entre elas a educação esportiva, ou seja, o uso do esporte como ferramenta educacional nas aulas de Educação Física e no ambiente escolar.
Leia Mais: Conheça os cursos do Impulsiona e fortaleça a educação esportiva na sua escola
Entendendo o esporte como um instrumento pedagógico capaz de agregar valor à educação, ao desenvolvimento das competências socioemocionais e à formação pessoal para a cidadania, o Impulsionaauxilia os professores na inserção de novas modalidades. Indo além, também compreendemos que o esporte deve ser abordado nas escolas como uma manifestação cultural, focando na participação e na inclusão de todos.
Neste contexto, a Educação Física possui um significado muito mais amplo, do que a simples atividade corporal, visto que o esporte atua em várias frentes, como comunicação, expressão e emoção. Através da disseminação de novas modalidades, é possível deixar as aulas mais democráticas e incluir alunos desinteressados. O benefícios serão colhidos em sala de aula, com alunos mais dispostos a aprender e focar também em outras disciplinas.
Parabéns pela excelente matéria! É inspirador ver como o esporte pode impactar positivamente o desenvolvimento escolar, promovendo não apenas a saúde física, mas também habilidades socioemocionais e cognitivas. Um belo incentivo para a valorização da educação esportiva! ⚽
[…] FONTE: Impusiona.org […]
Boa
.