Histórias Inspiradoras

Capoeira para além da prática: professor trabalha dimensão social e cultural do esporte em escola municipal de MG

Projeto contou com a experimentação de instrumentos e indumentária relacionados ao esporte

A capoeira é um esporte-arte que pode ajudar tanto no desenvolvimento físico, quanto no desenvolvimento social de quem a pratica. Com isso em mente, o professor Agnaldo dos Santos, da Escola Municipal Monsenhor Fausto de Vasconcelos Craveiro, de Jesuânia (MG), levou o projeto “Capoeira e Consciência Humana’’ para os seus alunos do Ensino Fundamental I. 

Foto: arquivo pessoal do professor

Ao longo do mês de novembro, Agnaldo conduziu aulas que foram muito além da prática da capoeira. Ele guiou os alunos em uma imersão profunda na história, pesquisando as origens, simbolismos e ancestralidade africana associadas a esse esporte, proporcionando aos estudantes uma visão abrangente da riqueza cultural envolvida. 

O professor integrou práticas que incluíam a experimentação dos instrumentos e o uso da indumentária, permitindo que os jovens vivenciassem o que aprenderam na teoria. Com isso, o projeto não só enfatizou a capoeira como uma atividade física, mas também como cultura, arte e forma de resistência. 

Foto: arquivo pessoal do professor

Segundo o professor, “atividades como essas são fundamentais, pois abrem portas para a aquisição de novos conhecimentos e saberes.’’ 

Por fim, o projeto contou com uma grande roda de capoeira, que reuniu as oito turmas de Ensino Fundamental I e professores de outras disciplinas. O evento aconteceu no Dia da Consciência Negra, ampliando ainda mais a relevância do projeto. 

Foto: arquivo pessoal do professor

Saiba mais

Confira e baixe o nosso PDF ‘’Capoeira: Origem, Curiosidades e Como Ensinar na Escola’’ gratuitamente. Clique AQUI. 

E aí, professor(a), curtiu a matéria? Deixe o seu comentário!

Deixe seu comentário

18 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Afonso Aragão disse:

    Muito boa a iniciativa

  2. Carlos Henrique Gualberto De Souza disse:

    Excelente iniciativa

  3. Carlos Henrique Gualberto De Souza disse:

    Excelente iniciativa!
    Sou aluno formado de capoeira.
    Axé

  4. rosy silva disse:

    já trabalhei nas aulas de projeto eletiva, porém o governo tirou… no fundamental II ..teve um breve capitulo ,porem já se encerrou a capoeira é muito ampla para trabalhar ela em 1 única aula! Mas é muito gratificante quando conseguimos interagir com os alunos…Parabéns pelo seu trabalho.

  5. João Gaspar Meneses Lima de Oliveira disse:

    ÓTIMA MATÉRIA ! Eu estou trabalhando a capoeira nos anos iniciais e os alunos estão curtindo muito !

  6. Diane disse:

    Excelente! Parabéns e obrigada pela rica contribuição!

  7. Moisaniele Araújo disse:

    Símbolo de combate a resistência,faz parte da identidade cultural brasileira, reconhecida mundialmente. O que mais acho um máximo é os movimentos corporais ágeis.

  8. Miriam Galdi disse:

    A Capoeira é patrimônio cultural da humanidade, através dela podemos dimensionar como a cultura negra é rica em princípios de caráter humano, independentemente de raça , trabalha aspectos motores de relevância, bem como psicossociais.Parabens a todos os professores que utilizam essa ferramenta poderosa.

  9. Adolfo Costa disse:

    A capoeira é uma ferramenta poderosa. Nela se encerra vários elementos, seja na dimensão cognitiva, motora, afetiva, que possibilitam ao aluno enriquecer seu repertório motor além de proporcionar uma leitura critica do seu contexto. Parabéns ao Professor por esta iniciativa!

  10. Elias dos Santos santos disse:

    parabenizo ao professor e toda equipe pela iniciativa.
    Capoeira ……. eu a tenho como filosofia de vida visto que, existe algo nessa encantadora arte que condiz com a minha história, assim como a história de tantos outros. não se pode falar sobre a formação do povo brasileiro, sem citar a Capoeira, uma luta de Resistência que mesmo proibida, nunca deixou de existir, utilizando-se de suas nuances para sobrevivera qualquer tipo de perseguição. tamanha é sua grandeza que conseguiu atrair pessoas de todas as camadas sociais, espalhou-se pelo mundo e hoje é reconhecida como patrimônio cultural do povo Brasileiro e Patrimônio imaterial da Humanidade. mesmo assim, aqui no Brasil, em muitos Estados, não tem seu reconhecimento nem a valorização merecida. muitos Mestres em comunidades periféricas, desenvolvem trabalhos de grande relevância social oportunizando aos jovens uma perspectiva de vida além da comunidade.
    salientando que o Mestre de Capoeira faz com que o Estado economize significativamente nas áreas: SOCIAL, SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA. Essa afirmativa, é fidedigna, quer saber como? mantenha contato comigo

  11. Francisco De Assis Silva Pinto disse:

    Boa noite!
    Agradecer a equipe impulsiona pela dedicação e o compromisso com a educação Física!

  12. Mestre Mancha disse:

    Ano passado realizei o primeiro circuito cultural de capoeira em três escolas do nosso município.

  13. Mestre Mancha disse:

    Sim, além de ser professor de educação física, sou mestre de capoeira também. Parabéns ao professor.

  14. LUCILEIDE ASSIS FERREIRA CHARRUFF disse:

    Gostei muito!! ajuda bastante como inspiração para as aulas. Obrigada

  15. Cleber Alvarenga Brasil disse:

    Boa noite!
    Excelente iniciativa, conheço os benefícios da Capoeira, principalmente no âmbito social, no trabalho cognitivo, psicomotricidade, fisiológico e na biomecânica.
    Sou Mestre de Capoeira, presidente da Federação de Capoeira do Estado do Espírito Santo.

  16. Eldernilson Lima Nery disse:

    Importantíssimo essa iniciativa, pois a nossa cultura está cada dia sendo desvalorizada pela maioria dos brasileiros, e partindo da escola dá mais visibilidade a capoeira! Parabéns ao professor e escola por apoiado o projeto!

  17. Sebastião Santos Guimarães disse:

    Muito inspiradora, essa matéria. Ainda não implementei a capoeira nas minhas aulas, mas, a partir de agora, vou adaptar para inserir.

  18. Agnaldo dos dos Santos disse:

    Muito obrigado pela publicação da matéria ,vai servir de inspiração pros nossos alunos e também nós professores, abraços