Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
O professor de Educação Física Antônio Carlos Gomes, de Tuparetama (PE), criou um projeto para revolucionar a abordagem tradicional do ensino esportivo. Além de incentivar o protagonismo juvenil, a dinâmica ajuda a desenvolver habilidades de liderança, cooperação e resiliência.
Os alunos do Ensino Médio da EREM Cônego Olímpio Torres assumiram a posição de professores para ensinar algumas modalidades esportivas aos alunos de uma escola de Ensino Fundamental parceira.
O trabalho começa na sala de aula, explorando a origem e fundamentos das modalidades esportivas. Os alunos pesquisam e discutem além das técnicas e regras, os aspectos culturais, históricos e sociais de cada esporte.
Depois de conhecerem a fundo as modalidades a serem trabalhadas, os alunos refletem sobre os materiais e estrutura necessária para ensiná-las. Nesse momento, os jovens são convidados a observar o ambiente ao seu redor e a se questionar: “O que temos para que aconteça? Podemos adaptar, construir, criar ou inventar?”.
A ideia é instigar a criatividade e a capacidade de adaptação dos estudantes. Nessa etapa surgem invenções surpreendentes, como o “sukarte“, carrinho de corrida construído com cadeiras velhas da escola e os jogos eletrônicos de luta na “vida real”.
Para fechar com chave de ouro, é organizado um festival esportivo para os alunos do Ensino Fundamental de outra escola. Os alunos do ensino médio, agora protagonistas, levam modalidades esportivas através de jogos educativos que promovem maior interação e estimulam a aprendizagem de forma lúdica. “Além das habilidades técnicas, também são passados valores como respeito, liderança, cooperação e resiliência durante aplicação dos jogos com a criançada.”, contou Antônio.
Ao término do evento, a turma se reúne para uma avaliação, destacando pontos positivos e identificando o que pode melhorar. Segundo Antônio, a intenção é buscar constantemente aprimorar o projeto, proporcionando inclusão e interação entre os jovens protagonistas e os alunos mais novos.
O projeto não apenas promove a aprendizagem das modalidades esportivas, mas também contribui para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos. A interação entre as escolas ajuda a construir uma comunidade escolar mais integrada e participativa em Tuparetama.
Conheça o curso do Impulsiona e conheça formas de incentivar o protagonismo dos seus alunos!
Perfeito, professor nota
10. fazendo a diferença.
Perfeito