Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
A infância é o período de descobertas sobre o próprio corpo, de aprender a expressar as emoções, de interagir com outras pessoas e de criar hábitos. Por isso, a Educação Física é essencial nessa fase. Dentre os benefícios aos pequenos estão o desenvolvimento das habilidades físicas, motoras e socioemocionais.
É o que mostra o projeto da professora Claudinéia Alcântara, de Joinville (SC). Ela utilizou a famosa música infantil “Dona Aranha” para estimular a criatividade, a coordenação motora e a musicalidade dos alunos da Escola Municipal Pauline Parucker.
Você provavelmente já conhece a música da Dona Aranha. Mas se precisar de um refresco na memória ou não conhecer esse clássico da infância, nós te ajudamos:
Claudinéia contou que sempre utiliza música nas aulas como forma de aquecimento, e a escolhida da vez foi a “Dona Aranha”. Para deixar a atividade mais lúdica e aprimorar as habilidades artísticas das crianças, a professora contou com a imaginação: “entramos no mundo do faz de conta e o chão virou parede.”
As crianças imitaram o movimento das aranhas enquanto cantavam a música. A dinâmica era realizar o deslocamento em quatro apoios cruzando a quadra e na parte da letra “veio a chuva forte e a derrubou”, todos caiam e ficavam com as costas no chão e com os braços e as pernas pra cima.
Depois da prática corporal, os alunos partiram para a parte artística. Eles produziram aranhas de várias formas: desenharam com giz no chão, pintaram com guache em papel kraft e construíram aranhas de papel penduradas com um fio em um palito de churrasco. Isso permitiu que as crianças manuseassem suas próprias aranhas, enrolando e desenrolando enquanto cantavam a música.
Para finalizar a prática, as crianças foram incentivadas a explorar os espaços da escola. Com a ajuda da professora, elas construíram teias com fios de malha no parquinho, ampliando a experiência para além das aulas de Educação Física.
“Poxa profe, já acabou?!”, foi o que Claudinéia ouviu dos alunos ao fim da atividade. Ela explicou que na Educação Infantil, tudo que envolve música, movimento e arte é sempre envolvente e muito bem recebido pelas crianças.
A prática da “Dona Aranha” não apenas estimulou o desenvolvimento das crianças, mas também criou memórias afetivas que serão lembradas por muito tempo pelos alunos e por Claudinéia, que revelou sua paixão pelo que faz: “Na Educação Infantil me realizo como professora”.
O projeto fez tanto sucesso que integrou a mostra da Semana Nacional da Educação Infantil, evento em que os demais alunos da escola puderam interagir com a atividade desenvolvida.
Muito bom amei.
Parabéns Néia, baita profissiona, sempre levando atividades divertidas e construtivas aos seus alunos.
Muito obrigada
Parabéns amiga,grande profissional do corpo e movimento, construindo grandes memórias afetivas nos nossos pequenos
Muito obrigada