Histórias Inspiradoras

Como usar inteligência artificial nas aulas de Educação Física

Chat GPT, a febre do momento na internet, pode ser usada pelos professores no planejamento de aulas criativas de Educação Física

Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/

Em meados da década de 90, a internet começou a se popularizar no Brasil. Menos de 30 anos depois, ela transformou radicalmente nossos hábitos – às vezes de forma positiva, outras nem tanto. Na escola, por exemplo, os professores podem recorrer à internet para planejar aulas criativas, mas precisam lidar com a desatenção de alunos hiper conectados nas redes sociais.

É cada vez mais necessário que as novas tecnologias sejam aliadas dos professores na sala de aula. Em 2023, a febre do momento tem nome e sobrenome: Chat GPT.

E acredite se quiser: essa ferramenta gratuita pode te ajudar, e muito, nas aulas de Educação Física. Mas vamos lá, um passo de cada vez.

O que é inteligência artificial?

De forma bem resumida, a inteligência artificial consiste em algum tipo de máquina capaz de pensar e tomar decisões de forma semelhante a seres humanos.

Tudo isso acontece porque a tecnologia consegue aprender por meio de dados e códigos, gerando uma infinidade de comandos que permitem “imitar” pessoas.

Essa tendência “futurística” ficou muito famosa em obras literárias e cinematográficas, como O Homem Bicentenário e Eu, Robô, do russo Isaac Asimov; ou AI: Inteligência Artificial, dirigido por Steven Spielberg.

 

Muitas vezes, essas obras alimentam a discussão sobre os riscos do avanço das máquinas, que, segundo alguns, poderiam se rebelar contra a raça humana. Mas vamos deixar esse papo para outro momento.

A inteligência artificial já é utilizada em algum lugar?

Com certeza! Os sites de vendas online, por exemplo, utilizam a IA para entender melhor os hábitos dos consumidores.

Empresas como a Tesla investem na tecnologia dentro do ramo automobilístico, com carros autônomos e inteligentes.

Na medicina, a IA ajuda na leitura de exames e prevenção de doenças.

Muitos segmentos já utilizam a capacidade dessa tecnologia para automatizar e melhorar processos internos e externos.

Mas e a Educação Física, onde entra nessa história?

Ahh, finalmente chegamos ao que interessa! A inteligência artificial pode e deve ser aproveitada pelas escolas, para potencializar o aprendizado dos alunos.

Convidamos o professor Gabriel Schiller, de Porto Alegre (RS), que se destacou durante a pandemia no uso da tecnologia na Educação Física, para mergulhar na nova ferramenta de IA do momento: o Chat GPT.

Primeiro, vamos entender como ela funciona. Depois, vamos conhecer as sugestões de aulas de Educação Física.

Entendendo o Chat GPT

O Chat GPT é muito simples para quem usa: você faz uma pergunta em uma caixa de texto, ou pede um conselho, e recebe uma resposta do computador.

A grande diferença do Chat GPT para o Google, por exemplo, é que ele consegue identificar o contexto da interação, e elaborar letras de música, poemas, piadas, códigos de programação, receitas…

A ferramenta é gratuita e pode ser utilizada em português. Mas chega de enrolação! Vamos ver no vídeo abaixo como funciona o Chat GPT na prática.

5 sugestões de aulas para a Educação Física

Agora sim! O professor Gabriel listou cinco atividades para os anos finais do Fundamental e para o Ensino Médio.

No final das sugestões, deixe seu comentário falando se gostou dessa matéria especial!

AULA 1: DEBATE

(Habilidade BNCC EF67EF02): identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.

Dinâmica da aula: Essa forma de explanação já é conhecida pelos estudantes e por vocês educadores. Os temas para as atividades são diversos e podem englobar assuntos como os “e-sports”, um exemplo bem atual que gera opiniões distintas.

Peça aos estudantes que façam perguntas no Chat GPT com temas como:

– Quais as diferenças e semelhanças dos e-sports para os esportes tradicionais?

– Quais são as principais competições nacionais e internacionais?

– Os e-sports podem contribuir para a qualidade de vida?

Ao final do diálogo com a plataforma, os estudantes se reúnem e montam grupos a fim de debater sobre as respostas e o ponto em comum ou a divergência. Podem ser criadas equipes “contra ou a favor” das pautas.

É importante que o educador nesse momento seja um mediador e procure estabelecer uma troca com os grupos de trabalho.

AULA 2: APRESENTAÇÃO ORAL

(Habilidade BNCC EF67EF06): analisar as transformações na organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações (profissional e comunitário/lazer).

Dinâmica da aula: Outra estratégia eficaz são as apresentações, que ajudam na fixação dos conteúdos trabalhados em aula e promovem habilidades sociais, como compartilhar suas opiniões em público e defender suas ideias.

Sugira um tema, de preferência aquele que você quer começar a trabalhar. Vamos utilizar o exemplo do tênis de mesa, ok?

Seus alunos podem pedir para o Chat GPT contar:

– A história da modalidade

– Curiosidades

– Regras básicas

– Movimentos iniciais

– Principais atletas

– Competições

Ao final da interação com a plataforma Chat GPT, os grupos montam uma apresentação para compartilhar com os demais colegas, que anotam os pontos principais abordados pelos grupos. Aqui, é importante ressaltar com os alunos que as respostas do Chat GPT não devem ser “copiadas e coladas”, mas sim servir como inspiração para as apresentações.

AULA 3: TEATRO

(Habilidade BNCC EF89EF05): identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência, etc.) e a forma como as mídias os apresentam.

Dinâmica da aula: Aproveitando a criatividade dos estudantes, podemos ter o auxílio da plataforma Chat GPT em diálogos sobre:

– Violência no esporte (diferença entre briga x luta)

– Corrupção no âmbito esportivo (trazer exemplos populares entre os estudantes, como o caso FIFA)

– Alimentação e a busca do corpo “ideal” (incentivando a aceitação corporal e reduzindo o bullying).

Após coletar as informações no Chat GPT, os alunos devem ser separados em grupos e encenar situações criadas por eles dentro dos temas designados. Essa atividade é ótima para resgatar os estudantes que não se sentem à vontade durante as atividades práticas. Ela também pode gerar uma apresentação para a escola toda, já pensou que bacana?

AULA 4: ESCOLHA DE VIVÊNCIAS NÃO CONVENCIONAIS

(Habilidade BNCC EF67EF03): experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

(Habilidade EF67EF07): propor e produzir alternativas para experimentação dos esportes não disponíveis e/ou acessíveis na comunidade e das demais práticas corporais tematizadas na escola.

Dinâmica da aula: Essa atividade incentiva os estudantes a pesquisarem modalidades não convencionais, ou seja, esportes que não são popularmente praticados ou exibidos na grande mídia esportiva.

Os alunos podem pesquisar no Chat GPT:

– Esportes mais e menos populares do mundo

Após os diálogos com a plataforma, o educador conduz uma votação entre a turma para saber qual esporte chamou mais atenção. Em seguida, a turma pesquisa quais são as regras, movimentos e equipamentos necessários para praticar o esporte nas aulas.

AULA 5: GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS- COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININA

Duas meninas na aula de educação física com uma bola de futebol na mão

(Habilidade BNCC EF67EF06): analisar as transformações na organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações (profissional e comunitário/lazer).

Dinâmica da aula: Abordar o assunto da Copa do Mundo de Futebol Feminina é de suma importância dentro das aulas de Educação Física.

O ChatGPT é de grande auxílio em diálogos sobre a participação das mulheres no esporte, o combate ao machismo e, é claro, a pesquisa sobre as atletas brasileiras e mundiais, ainda pouco conhecidas.

Os alunos podem dialogar com a plataforma, por exemplo:

– Quando começou o futebol feminino no Brasil?

– O futebol é permitido para mulheres em todos os países do mundo?

– Qual a diferença de premiação para o campeão masculino e feminino na Copa do Mundo

– Quem são as jogadoras mais famosas da história?

Em seguida, o professor pode atuar como mediador para a turma criar acordos de respeito às mulheres nas aulas de Educação Física.

DICA EXTRA: COMO CITAR O CHAT GPT

É importante citar as referências de um trabalho porque além de dar autoridade à sua pesquisa, você garante os devidos créditos ao autor daquele conhecimento. Cada instituição têm suas exigências quanto à formatação, mas lembre aos seus alunos que é preciso citar as fontes.

No caso do Chat GPT, as informações abaixo devem ser destacadas:

  1. Autor: OpenAI
  2. Título do site: OpenAI
  3. Data de acesso: data em que você pesquisou no ChatGPT
  4. URL: https://openai.com/

E aí, gostou das ideias? Comente abaixo!!

31
Deixe um comentário

avatar
31 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Elvio Schafranski
Visitante
Elvio Schafranski

Ótimo conteúdo! Parabéns Impulsiona

Edivanda
Visitante
Edivanda

Parabéns! excelente.

Marcos A Berlim
Visitante
Marcos A Berlim

Parabéns, ótimo trabalho para esse contexto envolvendo a educação física.

Joanes Jose da silva
Membro
Joanes Jose da silva

Muito top esse post!

Magda Aparecida Constantino
Visitante
Magda Aparecida Constantino

Gostei muito

Débora Portela
Membro
Débora Portela

Parabéns! Com certeza colocarei em prática!

Catiane
Visitante
Catiane

Muito Interessante!!
Gostei da ideia

Eliete Rodrigues Barbosa
Visitante
Eliete Rodrigues Barbosa

Muito interessante!

Luciana
Visitante
Luciana

Parabéns! E como participar

ANTONIA LOIOLA
Visitante
ANTONIA LOIOLA

Boa tarde!
Não consegui entra no GPT

João Nazareno Ferreira
Visitante
João Nazareno Ferreira

A ideia foi única e bem oportuna, uma ferramenta autêntica nos novos tempos. Agradeço e parabenizo pela ideia.

anderson
Visitante
anderson

Muito top este artigo. Criei um também no meu blog sobre o chatgpt https://ganhandonanet.com/chatgpt-o-que-e/ . Espero que ajude aos seus leitores também.

Mônica
Visitante
Mônica

Bom dia, muito interessante, mais uma ferramenta chegando com um auxílio ainda mais complexo. Obrigada pelas dicas e excelente explicação do professor Gabriel. Abraços a todos da equipe ,

Suzane Maria Mesquita
Visitante
Suzane Maria Mesquita

Muito bom o conteúdo, poder proporcionar aos alunos novas formas e dinâmicas para as aulas de educação física.

Simone Nascimento
Visitante
Simone Nascimento

Shoooow.

ERALDO DE ANDRADE TEIXEIRA
Visitante
ERALDO DE ANDRADE TEIXEIRA

Muito interessante e desafiador visto de uma outra ótica do movimento. O movimento criativo e investigativo.

VALTER CARDOSO
Visitante
VALTER CARDOSO

Simplesmente sensacional ! Meio muito bom para estarmos melhorando cada vez mais as oportunidades de aprendizagens para os nossos alunos.

Heber
Visitante
Heber

Excelente abordagem do impulsiona a respeito da IA juntamente com o FANTÁSTICO professor Gabriel. Irei aplicar essa dinâmica com os alunos do EM.

Adriana
Visitante
Adriana

Muito obrigada equipe impulsiona sempre fando nosvos horizontes para o nosso trabalho.

Daniel Victor dos Santos
Membro
Daniel Victor dos Santos

Sensacional, bem diferente este mecanismo de aula.

Cássia Mendonça
Visitante
Cássia Mendonça

Sim, gostei muito!

Hennela Mara de Sousa Guimarães
Membro
Hennela Mara de Sousa Guimarães

Simplesmente incrível. Descomplicando a IA.

Lilian Cristiane Dutra
Visitante
Lilian Cristiane Dutra

Oi!
Gostei muito.
Obrigada!!

Ana
Visitante
Ana

Interessante, mas acredito que a única novidade é o uso da ferramenta durante as aulas, mas as práticas são as que muitos aqui já utilizam…Obrigada. Vamos experimentar mais essa.

Raffaela
Visitante
Raffaela

Parabéns, conteúdo excelente!

Adriana
Visitante
Adriana

Excelente!

Jefferson Ramos
Visitante
Jefferson Ramos

Muito interessante, vou colocar em prática e depois comento o resultado.

Eduardo
Visitante
Eduardo

Muito bom e agradeço as idéias.

Fábio Fernandes
Membro
Fábio Fernandes

Excelente!!
Num momento em que o conhecimento é gerado automático ao estudante e muitas vezes ele fica sem saber utilizá-lo. Essa ferramenta é extremamente útil. Parabéns Impulsiona. Vou aplicar no 6° ano com meus alunos agora no início do ano letivo.

Jackeline Caetano
Visitante
Jackeline Caetano

Sensacional

ione viana
Membro
ione viana

ótima ideia