Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Em meados da década de 90, a internet começou a se popularizar no Brasil. Menos de 30 anos depois, ela transformou radicalmente nossos hábitos – às vezes de forma positiva, outras nem tanto. Na escola, por exemplo, os professores podem recorrer à internet para planejar aulas criativas, mas precisam lidar com a desatenção de alunos hiper conectados nas redes sociais.
É cada vez mais necessário que as novas tecnologias sejam aliadas dos professores na sala de aula. Em 2023, a febre do momento tem nome e sobrenome: Chat GPT.
E acredite se quiser: essa ferramenta gratuita pode te ajudar, e muito, nas aulas de Educação Física. Mas vamos lá, um passo de cada vez.
De forma bem resumida, a inteligência artificial consiste em algum tipo de máquina capaz de pensar e tomar decisões de forma semelhante a seres humanos.
Tudo isso acontece porque a tecnologia consegue aprender por meio de dados e códigos, gerando uma infinidade de comandos que permitem “imitar” pessoas.
Essa tendência “futurística” ficou muito famosa em obras literárias e cinematográficas, como O Homem Bicentenário e Eu, Robô, do russo Isaac Asimov; ou AI: Inteligência Artificial, dirigido por Steven Spielberg.
Muitas vezes, essas obras alimentam a discussão sobre os riscos do avanço das máquinas, que, segundo alguns, poderiam se rebelar contra a raça humana. Mas vamos deixar esse papo para outro momento.
Com certeza! Os sites de vendas online, por exemplo, utilizam a IA para entender melhor os hábitos dos consumidores.
Empresas como a Tesla investem na tecnologia dentro do ramo automobilístico, com carros autônomos e inteligentes.
Na medicina, a IA ajuda na leitura de exames e prevenção de doenças.
Muitos segmentos já utilizam a capacidade dessa tecnologia para automatizar e melhorar processos internos e externos.
Ahh, finalmente chegamos ao que interessa! A inteligência artificial pode e deve ser aproveitada pelas escolas, para potencializar o aprendizado dos alunos.
Convidamos o professor Gabriel Schiller, de Porto Alegre (RS), que se destacou durante a pandemia no uso da tecnologia na Educação Física, para mergulhar na nova ferramenta de IA do momento: o Chat GPT.
Primeiro, vamos entender como ela funciona. Depois, vamos conhecer as sugestões de aulas de Educação Física.
O Chat GPT é muito simples para quem usa: você faz uma pergunta em uma caixa de texto, ou pede um conselho, e recebe uma resposta do computador.
A grande diferença do Chat GPT para o Google, por exemplo, é que ele consegue identificar o contexto da interação, e elaborar letras de música, poemas, piadas, códigos de programação, receitas…
A ferramenta é gratuita e pode ser utilizada em português. Mas chega de enrolação! Vamos ver no vídeo abaixo como funciona o Chat GPT na prática.
Agora sim! O professor Gabriel listou cinco atividades para os anos finais do Fundamental e para o Ensino Médio.
No final das sugestões, deixe seu comentário falando se gostou dessa matéria especial!
(Habilidade BNCC EF67EF02): identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.
Dinâmica da aula: Essa forma de explanação já é conhecida pelos estudantes e por vocês educadores. Os temas para as atividades são diversos e podem englobar assuntos como os “e-sports”, um exemplo bem atual que gera opiniões distintas.
Peça aos estudantes que façam perguntas no Chat GPT com temas como:
– Quais as diferenças e semelhanças dos e-sports para os esportes tradicionais?
– Quais são as principais competições nacionais e internacionais?
– Os e-sports podem contribuir para a qualidade de vida?
Ao final do diálogo com a plataforma, os estudantes se reúnem e montam grupos a fim de debater sobre as respostas e o ponto em comum ou a divergência. Podem ser criadas equipes “contra ou a favor” das pautas.
É importante que o educador nesse momento seja um mediador e procure estabelecer uma troca com os grupos de trabalho.
(Habilidade BNCC EF67EF06): analisar as transformações na organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações (profissional e comunitário/lazer).
Dinâmica da aula: Outra estratégia eficaz são as apresentações, que ajudam na fixação dos conteúdos trabalhados em aula e promovem habilidades sociais, como compartilhar suas opiniões em público e defender suas ideias.
Sugira um tema, de preferência aquele que você quer começar a trabalhar. Vamos utilizar o exemplo do tênis de mesa, ok?
Seus alunos podem pedir para o Chat GPT contar:
– A história da modalidade
– Curiosidades
– Regras básicas
– Movimentos iniciais
– Principais atletas
– Competições
Ao final da interação com a plataforma Chat GPT, os grupos montam uma apresentação para compartilhar com os demais colegas, que anotam os pontos principais abordados pelos grupos. Aqui, é importante ressaltar com os alunos que as respostas do Chat GPT não devem ser “copiadas e coladas”, mas sim servir como inspiração para as apresentações.
(Habilidade BNCC EF89EF05): identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência, etc.) e a forma como as mídias os apresentam.
Dinâmica da aula: Aproveitando a criatividade dos estudantes, podemos ter o auxílio da plataforma Chat GPT em diálogos sobre:
– Violência no esporte (diferença entre briga x luta)
– Corrupção no âmbito esportivo (trazer exemplos populares entre os estudantes, como o caso FIFA)
– Alimentação e a busca do corpo “ideal” (incentivando a aceitação corporal e reduzindo o bullying).
Após coletar as informações no Chat GPT, os alunos devem ser separados em grupos e encenar situações criadas por eles dentro dos temas designados. Essa atividade é ótima para resgatar os estudantes que não se sentem à vontade durante as atividades práticas. Ela também pode gerar uma apresentação para a escola toda, já pensou que bacana?
(Habilidade BNCC EF67EF03): experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
(Habilidade EF67EF07): propor e produzir alternativas para experimentação dos esportes não disponíveis e/ou acessíveis na comunidade e das demais práticas corporais tematizadas na escola.
Dinâmica da aula: Essa atividade incentiva os estudantes a pesquisarem modalidades não convencionais, ou seja, esportes que não são popularmente praticados ou exibidos na grande mídia esportiva.
Os alunos podem pesquisar no Chat GPT:
– Esportes mais e menos populares do mundo
Após os diálogos com a plataforma, o educador conduz uma votação entre a turma para saber qual esporte chamou mais atenção. Em seguida, a turma pesquisa quais são as regras, movimentos e equipamentos necessários para praticar o esporte nas aulas.
(Habilidade BNCC EF67EF06): analisar as transformações na organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações (profissional e comunitário/lazer).
Dinâmica da aula: Abordar o assunto da Copa do Mundo de Futebol Feminina é de suma importância dentro das aulas de Educação Física.
O ChatGPT é de grande auxílio em diálogos sobre a participação das mulheres no esporte, o combate ao machismo e, é claro, a pesquisa sobre as atletas brasileiras e mundiais, ainda pouco conhecidas.
Os alunos podem dialogar com a plataforma, por exemplo:
– Quando começou o futebol feminino no Brasil?
– O futebol é permitido para mulheres em todos os países do mundo?
– Qual a diferença de premiação para o campeão masculino e feminino na Copa do Mundo
– Quem são as jogadoras mais famosas da história?
Em seguida, o professor pode atuar como mediador para a turma criar acordos de respeito às mulheres nas aulas de Educação Física.
É importante citar as referências de um trabalho porque além de dar autoridade à sua pesquisa, você garante os devidos créditos ao autor daquele conhecimento. Cada instituição têm suas exigências quanto à formatação, mas lembre aos seus alunos que é preciso citar as fontes.
No caso do Chat GPT, as informações abaixo devem ser destacadas:
Ótimo conteúdo! Parabéns Impulsiona
Parabéns! excelente.
Parabéns, ótimo trabalho para esse contexto envolvendo a educação física.
Muito top esse post!
Gostei muito
Parabéns! Com certeza colocarei em prática!
Muito Interessante!!
Gostei da ideia
Muito interessante!
Parabéns! E como participar
Boa tarde!
Não consegui entra no GPT
A ideia foi única e bem oportuna, uma ferramenta autêntica nos novos tempos. Agradeço e parabenizo pela ideia.
Muito top este artigo. Criei um também no meu blog sobre o chatgpt https://ganhandonanet.com/chatgpt-o-que-e/ . Espero que ajude aos seus leitores também.
Bom dia, muito interessante, mais uma ferramenta chegando com um auxílio ainda mais complexo. Obrigada pelas dicas e excelente explicação do professor Gabriel. Abraços a todos da equipe ,
Muito bom o conteúdo, poder proporcionar aos alunos novas formas e dinâmicas para as aulas de educação física.
Shoooow.
Muito interessante e desafiador visto de uma outra ótica do movimento. O movimento criativo e investigativo.
Simplesmente sensacional ! Meio muito bom para estarmos melhorando cada vez mais as oportunidades de aprendizagens para os nossos alunos.
Excelente abordagem do impulsiona a respeito da IA juntamente com o FANTÁSTICO professor Gabriel. Irei aplicar essa dinâmica com os alunos do EM.
Muito obrigada equipe impulsiona sempre fando nosvos horizontes para o nosso trabalho.
Sensacional, bem diferente este mecanismo de aula.
Sim, gostei muito!
Simplesmente incrível. Descomplicando a IA.
Oi!
Gostei muito.
Obrigada!!
Interessante, mas acredito que a única novidade é o uso da ferramenta durante as aulas, mas as práticas são as que muitos aqui já utilizam…Obrigada. Vamos experimentar mais essa.
Parabéns, conteúdo excelente!
Excelente!
Muito interessante, vou colocar em prática e depois comento o resultado.
Muito bom e agradeço as idéias.
Excelente!!
Num momento em que o conhecimento é gerado automático ao estudante e muitas vezes ele fica sem saber utilizá-lo. Essa ferramenta é extremamente útil. Parabéns Impulsiona. Vou aplicar no 6° ano com meus alunos agora no início do ano letivo.
Sensacional
ótima ideia