Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Em Cara & Coragem, novela da Rede Globo, temos o personagem Ícaro, professor de parkour e grande entusiasta dos esportes radicais. Saindo da TV para a vida real, quem está fazendo sucesso é a professora Haline, de Joinville. Tudo começou com uma brincadeira de saltar obstáculos com os alunos, e logo se tornou uma oportunidade de levar o parkour e outros esportes radicais para as aulas de Educação Física.
Segundo a professora, que dá aula para as turmas de Educação Infantil das escolas CEI Espaço Encantado e CEI Bianca Carolina Pinheiro, levar esses esportes não convencionais para as crianças significa oferecer uma gama maior de oportunidades motoras. Além disso, ‘’expande o conhecimento das crianças em relação ao universo da Educação Física, que hoje é amplo e a cada dia surgem novas modalidades’’, apontou.
No início, Haline teve dois grandes desafios para trabalhar os esportes radicais nas aulas de Educação Física: a falta de conhecimento prático/específico acerca das modalidades e a necessidade de adaptar materiais para trabalhá-los na educação infantil.
A professora foi atrás de conteúdos de apoio, como por exemplo os PDFs do Impulsiona. “Os materiais oferecem uma base excelente sobre os esportes, incluindo histórico, técnicas, competições e tudo o que o professor precisar para organizar uma aula’’.
O resultado desse esforço da professora fica evidente nos alunos. “Eles ficam eufóricos, querem experimentar tudo… Quando entro na sala eles perguntam: ‘Hoje vai ter parkour?’, ’ Você trouxe o skate hoje?”, conta a professora.
Outro aspecto positivo que chamou sua atenção foi a ampliação do vocabulário dos alunos relacionado às modalidades citadas acima. “Quando eles vão me perguntar sobre elas, trazem o nome da modalidade demonstrando ter adquirido conhecimento, lembrando que são crianças entre 4 e 6 anos’’, concluiu.
Uma iniciativa fantástica e oportuna, afinal a criançada adora tais práticas.
Obrigada por tantos conhecimentos que adquiri com vocês.
Com certeza, sempre bom aprender novas ideias para nossa área. Gratidão Abraços a toda equipe.
Parabéns, muito boa iniciativa para aulas tão diferentes.
amei professora
Que incrível professora
parabéns pelo trabalho , sempre bom buscar e incentivar a aprendizagem de novos esportes .
Muito boa matéria, já trabalhei com minhas crianças também estas modalidades esportivas, como:
Skate, surf, rapel, tirolesa, andamos até de carinho de rolem, sem falar nas aventuras de andar no picadeiro ou na selva sobre pontes e obstáculos (estórias adaptadas para dar mais emoção nas aulas, kkk), usei cãibras para que passassem por cima, e fui elevando conforme suas evoluções, bem top, eles amaram.
Depois que postei que vi a respeito da última proposta apresentada, a palavra correta é “caibro” e não cãibras, apenas esclarecendo, e parabéns pelo espaço de divulgação
Muito bom!
Show!
Bacana demais
ha 4 anos pedi para a direçao da minha escola comprar um slakline. A diretora concordou, mas nunca comprou. Cheguei a improvisar com corda de nylon e colchonetes, mas é muito diferente. Parabens á professora que conseguiu trabalhar um tema tao diferenciado e interessante.
Parabéns pela iniciativa…
Muito bom. Pois também sou professora de educação física infantil. Muito interessante esse conteúdo.
Legal
Muito bom. Parabéns por ousar e proporcionar aos seus alunos novas vivências.
Parabéns pelo trabalho Professora Haline!!
Equipe Impulsiona, poderia trazer mais detalhes do trabalho com mais fotos e apresentação da sequencia didática.
Muito bom! Amei a ideia!
Que show!! Parabéns, professora.