Histórias Inspiradoras

Presidente da CBHG fala sobre importância do hóquei para crianças e jovens

Bruno Oliveira diz acreditar nos valores transmitidos pelo esporte e em como a Confederação investe em tornar o hóquei acessível a crianças

Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama (CBHG) tem como um de seus grandes objetivos a disseminação e o reconhecimento do esporte no Brasil. Para isso, é importante que o hóquei seja acessível às escolas e que chegue ao conhecimento das crianças ainda em fase escolar. É com este objetivo que o Impulsiona Educação Esportiva firmou uma parceria com a CBHG para ensinar hóquei sobre grama aos professores de Educação Física da rede municipal de São Paulo e meios alternativos de tornar o esporte acessível a todos.

 

“O esporte é uma ferramenta muito importante porque fortalece as crianças e adolescentes, cria laços afetivos e os ensina a vencer e a perder. Além disso, o esporte leva de forma simples e direta mensagens e valores positivos às crianças e aos adolescentes, sendo um poderoso instrumento de avanço social, de inclusão e equidade”, explicou Bruno Oliveira, presidente da Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama.

Para contar um pouco mais sobre a importância do hóquei no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, o presidente da CBHG conversou com o Impulsiona. A entrevista completa você lê abaixo:

Impulsiona: Por que você acredita que seja importante a prática de esportes ainda na infância?

Bruno: Acredito que a prática de esportes na infância ajuda na coordenação e desenvolvimento das habilidades motoras das crianças, no aspecto social e também no direcionamento das crianças para alguma modalidade que elas mais se identifiquem. Por esses motivos, pensando a médio e longo prazo, a Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama (CBHG) vem trabalhando para oferecer o hóquei como mais uma modalidade esportiva que possa ser abraçada por crianças no Brasil.

I: Quais valores o hóquei transmite às crianças e aos adolescentes que o praticam?

B: Como esporte coletivo, o hóquei sobre grama transmite valores como trabalho em equipe, cooperação, disciplina e responsabilidade. O hóquei, como é praticado com taco e bola, deve ser praticado tendo em mente a preocupação com a segurança. O esporte ainda conscientiza os praticantes da importância de se realizar o esforço coletivo em busca de um objetivo comum.

I: Por que, para você, é importante um programa como o Impulsiona?

B: Um programa como o Impulsiona, que utiliza o esporte como ferramenta educacional, vai ao encontro com os objetivos da CBHG em desenvolver o hóquei no Brasil. Acreditamos que o desenvolvimento do hóquei no país está diretamente ligado à prática do hóquei nas escolas, por crianças e adolescentes. É assim que vamos construir bases sólidas para o nosso esporte no Brasil.

Além disso, é importante e positivo para a CBHG fazer parte de um programa idealizado pelo Instituto Península. É a certeza de que estamos participando de um projeto muito bem elaborado e conduzido por grandes profissionais.

I: A educação esportiva, para você, precisa ser mais valorizada nas escolas?

B: Sim. É muito importante valorizar cada vez mais a educação esportiva nas escolas e é isso o que gostaria de ver cada vez mais no Brasil. O desenvolvimento de uma criança não se limita apenas à capacidade intelectual. O esporte tem um papel fundamental na vida das crianças, pois desenvolve as partes coordenativa, cognitiva ou intelectual delas.

Inspirado a disseminar a educação esportiva na sua escola? Inscreva-se nos cursos online do Impulsiona e baixe os conteúdos digitais gratuitos. Vamos juntos! \o/

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação