Pesquisas

Uniforme da escola pode impactar participação das meninas na Educação Física

Pesquisa australiana mostra que uniforme da escola influencia motivação das alunas do Ensino Fundamental para praticar esportes

Um estudo da Universidade de Vitória, na Austrália, constatou que a flexibilização dos uniformes contribui para incentivar a participação das meninas no esporte. De acordo com os resultados, elas se sentem mais confiantes e felizes na prática de atividades físicas quando têm liberdade para usar roupas que as deixem confortáveis.

As jovens que participaram do estudo relataram se sentirem inseguras usando os uniformes estabelecidos pelas instituições de ensino. Durante o período menstrual, por exemplo, elas gostariam de usar roupas que as deixassem mais confortáveis. Uma estudante contou que nesse período ela prefere usar calças pretas para jogar críquete, o que a ajuda a se sentir mais segura para se movimentar.

De modo geral, a preferência das meninas é por roupas que as deixem preparadas para as atividades; peças que sejam adequadas para os seus corpos, com tecidos de cores escuras e materiais apropriados. A flexibilização dos uniformes nas escolas ajudaria na preparação das meninas para a prática esportiva e melhoraria seu desempenho nas aulas de Educação Física.

Os pesquisadores entrevistaram mais de 300 meninas entre 12 e 13 anos do estado de Vitória, na Austrália. O resultado do estudo demonstrou como a questão da imagem influencia na disposição das meninas para a prática esportiva, constatando que a tendência é que elas diminuam essas atividades quando atingem a puberdade.

A adolescência é um período de muitas transformações no corpo e na mente. Hoje em dia, com a popularização das redes sociais, foi criado um ambiente muito rígido para os jovens. Eles precisam lidar com padrões de beleza criados e expostos o tempo todo. Para as meninas, é especialmente difícil, já que as mudanças da puberdade podem vir carregadas de anseios e comparações. 

O papel da escola é dar segurança para essas jovens, criando uma atmosfera favorável à prática de esportes. Afinal, todo tipo de corpo deve se movimentar, com a garantia de respeito e segurança.

Para te ajudar nessa missão, preparamos um PDF sobre autoconfiança corporal. Acesse AQUI!

4
Deixe um comentário

avatar
4 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Maria Célia Santos Gonçalves
Visitante
Maria Célia Santos Gonçalves

Uniformes, ajusam a identificar o aluno. Sempre usei, e acho Que deveria ser obrigatório . O uniforme seria a melhor opção. ( Minha opinião)

UELITO EVERALDO SOUZA RIBEIRO JUNIOR
Visitante
UELITO EVERALDO SOUZA RIBEIRO JUNIOR

Sempre presente e inovadora o Impulsiona. Gostaria de ter acesso ao estudo original

Silvana Guedes Delgado Hosp
Visitante
Silvana Guedes Delgado Hosp

Nossa que bobagem , sempre usei uniforme e isso nunca me incomodou sinceridade, muita frescura. Uniformes são ótimos economizam roupas e são confortáveis para prática de atividade física. Afinal praticar exercícios é uma coisa ir para uma festa é outra kkkk

Mateus Freitas
Visitante
Mateus Freitas

A plataforma sempre se respaldando cientificamente, proporcionando a nós Professores todo o respaldo teórico para uma melhor prática pedagógica. Grato pelo Impulsiona e suas publicações semanais!