Histórias Inspiradoras

Professora de Ed. Física viraliza no TikTok

Vanessa Ferreira reúne diversão e aprendizado em seus vídeos na internet

A professora de Educação Física Vanessa Ferreira viralizou no TikTok com conteúdos bem humorados e educativos. Seu perfil já tem mais de 200 mil seguidores, entre eles alunos e colegas de profissão. 

Para quem ainda não conhece o TikTok, é uma rede social de criação e compartilhamento de vídeos curtos que ficou muito popular durante a pandemia, principalmente entre os jovens. E foi assim que Vanessa conheceu essa febre: através de seus alunos que, ainda no ensino online, apresentaram o TikTok para ela. 

A professora contou que o tédio da quarentena contribuiu para que ela começasse a gravar vídeos como forma de distração. “No início eu estava despretensiosa, só fazendo dublagens que eu achava interessante.”, disse Vanessa.

O primeiro vídeo que ela fez relacionado à educação foi ideia de uma amiga que tinha recebido um meme sobre a volta às aulas em um grupo de responsáveis. E então, Vanessa resolveu reproduzir. Ela só não esperava tanta repercussão – o vídeo já tem 400 mil visualizações. Confira abaixo:

@professoraefvanessa

Premonição de volta às aulas #original #videooriginal #minhavoz #professor #alunos #voltaasaulas #mascara #loucura #fyp #foryou #maisvistos

♬ Premonição de volta às aulas – Vanessa Ferreira

Depois desse vídeo bombar no TikTok, Vanessa percebeu que deveria se dedicar a esse nicho e postar mais conteúdos sobre escola e, principalmente, Educação Física Escolar, que não são tão comuns de serem encontrados no aplicativo. “Você até acha muitos conteúdos de Educação Física, mas é mais bacharelado, como dicas de academia e ideias de exercícios, já voltado pra licenciatura, tem pouco.”, disse ela.

Os vídeos são sempre divertidos e envolvem temas que causam muita identificação em alunos, professores e até nos responsáveis. Ela fala sobre situações comuns da Educação Física, coisas que acontecem em toda escola e responde dúvidas sobre atividade física.

@professoraefvanessa

Deboche que chama #temnaescola #professoranotiktok #profdaboladevôlei #professora #alunos #coisasdeescola #educacaofisica

♬ som original – Alborghettimemes

Vanessa contou que suas inspirações vem do seu dia a dia, mas também do próprio TikTok. Ela costuma fazer pesquisas dentro do aplicativo para pegar algumas referências e adaptar a sua temática. “Até um áudio que quem escuta e pensa que não tem nada a ver com o tema e eu consigo jogar pra essa área da escola ou da Educação Física.”, disse a professora.

@professoraefvanessa

Pera aí #alunos #profdaboladevôlei #coisasdeescola #temnaescola #professora #professoranotiktok #peraai

♬ perai – AK_PapaiNael_47

Os alunos acham os vídeos um máximo, sempre interagem e fazem questão de dizer “minha professora é TikToker”. Vanessa também recebe muitos comentários de alunos que a acompanham na rede social e sonham em ter aula com ela.

Segundo Vanessa, os vídeos que mais viralizam são aqueles em que ela convida o aluno a participar, confirmando cada item com o qual ele se identifica. Por exemplo, o vídeo “5 mentiras que os alunos contam”, que tem vários comentários de alunos que reconhecem alguma situação relatada.

@professoraefvanessa

5 mentiras que os alunos contam #professoranotiktok #profdaboladevôlei #audiooriginal #temnaescola #coisasdeescola #professora

♬ 5 mentiras que os alunos contam – Vanessa Ferreira

O TikTok ajudou Vanessa a encontrar as melhores estratégias para o ensino online, mas ela sempre teve afinidade e procurou se atualizar sobre o universo digital.

“Eu faço o máximo pra falar a mesma linguagem do aluno.”

Agora, com a correria de presencial, online e híbrido, a professora escolhe um dia e grava vídeos para o mês inteiro. “Eu falo que é dia do Projac. Eu arrumo o cenário, o figurino e o roteiro. A Globo está me perdendo!”. 

 

E você, também faz o tipo professor influencer? Conta pra gente nos comentários! Se quiser conferir mais vídeos da professora Vanessa, acompanhe seu perfil no TikTok clicando AQUI.

17
Deixe um comentário

avatar
16 Todas os comentários
1 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Marcelo
Visitante
Marcelo

Show , é disto que precisamos inspiração na criação educacional , Sensacional

Luana Santos
Membro
Luana Santos

Sensacional!

Monica Bastos Silva
Visitante
Monica Bastos Silva

Rsrsrsrsrs que imaginação, estava precisando mesmo de algum na área da licenciatura. São poucas opções mesmo. Parabéns.

Vanessa
Visitante
Vanessa

Obrigada ❤

Luciana da Costa Figueiredo
Visitante
Luciana da Costa Figueiredo

Muito bom…
Bem legal.

Rogério Leandro Gewinski
Visitante
Rogério Leandro Gewinski

Parabéns professora Vanessa. continue assim

Rogério Leandro Gewinski
Visitante
Rogério Leandro Gewinski

Parabéns, Professora Vanessa!!!

Felipe esteves
Visitante
Felipe esteves

Como sempre maravilhosa!

Claudia
Visitante
Claudia

Professora Vanessa, super dedicada, de uma imaginação e inteligência aos extremos.
Está de parabéns nos vídeos criativos, merece a homenagem.

Thalita Lopes de Oliveira
Visitante
Thalita Lopes de Oliveira

Exemplo de profissional, e agora trazendo a realidade para o tik tok. #soufã

Elisângela Estark
Visitante
Elisângela Estark

Acho que fez tanto sucesso porque retrata as situações que vivenciamos com um toque de humor e muita criatividade…mas, mantendo a qualidade no conteúdo

Priscila Braz Guido
Visitante
Priscila Braz Guido

Vanessa está sempre procurando estar na mesma vibe dos alunos, para tê-los sempre na mesma sintonia, independente da forma. Parabéns amiga!!!

shirlei
Visitante
shirlei

Essa professora é uma comédia

Marianita Galani Woll
Visitante
Marianita Galani Woll

Eu amo os vídeos…e meus alunos tb… Nos divertimos muito… Parabéns, Vanessa!!!

Sabrina
Visitante
Sabrina

Realmente essa iniciativa é muito legal. Parabéns Professora Vanessa!

Leonardo Sabino
Visitante
Leonardo Sabino

Sensacional ❤

Vanessa
Visitante
Vanessa

Ahhhhh….. Ameiiiiii…. Ficou top demais…. Muito obrigada ❤❤❤❤❤