Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
A cada três professores de Educação Física de Minas Gerais, um faz parte do Impulsiona. São mais de 10 mil educadores do estado que usam os cursos e conteúdos digitais do programa para fortalecerem o esporte em suas escolas. Mas como essa parceria chegou tão longe? Verônica Fonseca, coordenadora do Impulsiona, foi convidada a explicar esse caso de sucesso no Congresso Internacional de Educação Física FIEP, que aconteceu do dia 18 ao dia 22 de janeiro em Foz do Iguaçu. O tema da 35ª edição do evento foi “A escola como ambiente saudável”.
Durante a apresentação, Verônica explicou que desde 2017 o Impulsiona realiza uma troca constante com a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. “Dessa forma, conseguimos entender quais as necessidades de formação dos professores de Educação Física, e oferecemos conteúdo relevante para as mais de 16 mil escolas do estado”, explica ela. Com os aprendizados conquistados em Minas Gerais, o Impulsiona abre as portas para outras secretarias interessadas. Veja no final desta matéria como fazer parte do programa.
Em 2019, o Impulsiona formou educadores e coordenadores pedagógicos de todas as 47 regionais mineiras. Foram selecionados 100 multiplicadores, cuja função é disseminar o conceito de Metodologias Ativas na Educação Física para todo o estado. “Falamos muito sobre a importância do movimento fazer parte da rotina escolar”, conta Verônica. “Mas as Metodologias Ativas vão além do corpo, e desenvolvem diversas competências socioemocionais nos alunos”, explica a pedagoga.
Durante a apresentação, foram exibidos dois vídeos gravados nas formações presenciais do Impulsiona em Minas Gerais. Você pode vê-los abaixo. Ambos exploram aspectos-chave das Metodologias Ativas, como o uso das tecnologias em sala de aula, o incentivo à liderança entre os alunos e a importância de incluir novos desafios constantemente durante os exercícios.
Se você tiver interesse em saber mais sobre o tema, o Impulsiona disponibiliza um curso online e gratuito sobre Metodologias Ativas na Educação Física. Inscreva-se AQUI.
Para concluir o debate, Verônica apresentou um material exclusivo, lançado pelo Impulsiona no fim de 2019. É o livro digital “10 ideias para tornar a escola mais ativa”. “São soluções prontas para professores e diretores imprimirem e espalharem pelos ambientes da escola, gerando movimento de forma organizada e segura pelos corredores, pátios, salas de aula, etc.”, conclui ela. Para fazer o download gratuito, clique AQUI.
Deixe um comentário