Histórias Inspiradoras

Maleta do brincar: projeto de resgate de brincadeiras tradicionais chega ao Ceará

Ideia de professora de São Paulo para resgatar jogos e brincadeiras tracionais na escola chega a mais um estado brasileiro.

Maleta da Diversão“, “Sacola do Brincar” ou “Maleta do brincar”, um projeto de resgate de brincadeiras antigas que começou em SP e passou por PE acaba de chegar ao CE, conduzido pelo professor Francisco Daniel de Lima. A prova de que a ideia de um professor pode inspirar muitos outros, ganhando adaptações no meio do caminho.

No município de Russas, interior do Ceará, a iniciativa foi batizada de “Aprender Brincando (Maleta do Brincar)” e aconteceu na Escola Municipal Maria Martins de Carvalho com turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. A proposta surgiu como resposta ao distanciamento das crianças das brincadeiras antigas, causado pela presença intensa das telas, mudanças nos estilos de vida e a perda de contato entre gerações.

O projeto segue uma dinâmica simples: toda sexta-feira, duas crianças de cada turma levam para casa uma mochila com brinquedos e jogos tradicionais, como corda, pião, elástico, bolinha de gude, dama, pipa, dominó e giz para amarelinha. A ideia é que elas brinquem com seus familiares e registrem a experiência por meio de fotos, textos ou desenhos. “É uma forma de tornar o aprendizado mais prazeroso e fortalecer os laços afetivos”, explica o professor.

Além de promover o resgate cultural, o projeto trouxe impactos concretos: a frequência escolar aumentou, especialmente às sextas-feiras, quando normalmente havia mais faltas. Além disso, muitos pais relataram ter revivido momentos da própria infância e se sentido mais próximos dos filhos.

“Foi uma experiência maravilhosa, onde pudemos sorrir, brincar e nos exercitar com nossos filhos. Foi emocionante relembrar nossa infância e vivenciar isso agora como pais.” — Manoely Carvalho, mãe do aluno Paulo Manoel, do 2º ano.

“Fazia tempo que não tínhamos uma experiência assim. Me fez lembrar o tempo da infância.” — Lumara Kelly, mãe do aluno Luís Henrique, do 1º ano.

Para o professor Daniel, ações como essa são essenciais porque unem aprendizagem, cultura e movimento de forma lúdica e acessível. Além de ajudar a combater o sedentarismo, promover a convivência e valorizar a identidade cultural dos alunos.

Quer se inspirar ainda mais?

O Impulsiona criou um material gratuito com ideias de brincadeiras para usar na Educação Física. O PDF traz sugestões para desenvolver habilidades socioemocionais, introduzir esportes de forma divertida e valorizar a cultura popular. Clique AQUI e baixe agora!

As brincadeiras fazem parte das suas aulas? Compartilha com a gente nos comentários!

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação