Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
A ginástica é uma prática corporal que desenvolve muitas habilidades, como equilíbrio, coordenação, força e expressão. Pensando nisso, a professora Carmeleide Bezerra dos Santos criou um projeto de ginástica na Escola Municipal Antônio Firmino de Lima, em Serra Talhada (PE), envolvendo alunos do 6º ao 9º ano.
Cada série explorou a ginástica de maneira diferente, mas com um objetivo em comum: entender essa prática para além do condicionamento físico, mas também como forma de expressão da criatividade e fortalecimento de laços entre os alunos.
No 6º ano Carmeleide começou apresentando a história e movimentos básicos da ginástica rítmica. Entre rolamentos, saltos e exercícios de equilíbrio, os alunos foram se familiarizando com o arco, um dos principais aparelhos da ginástica rítmica, para então, preparar uma apresentação utilizando o objeto.
Nas turmas de 7º ano, o foco foi a ginástica geral, tanto em sua forma individual quanto em grupo. Com exercícios de força, equilíbrio e pirâmides humanas, os alunos puderam explorar a ginástica enquanto uma forma de expressão corporal, desenvolvendo a autoconfiança e o trabalho em equipe para executar os movimentos.
No 8º e 9º ano, o projeto explorou a ginástica como ferramenta de saúde e qualidade de vida, incentivando a prática regular de atividades físicas. Através de circuitos e apresentações de ginástica rítmica com fitas, os estudantes experimentaram na prática os benefícios da modalidade para o bem-estar físico e emocional.
O resultado do projeto foi uma apresentação para toda a escola, na qual cada turma mostrou o que aprendeu sobre a ginástica. Essa atividade reforçou o aprendizado, despertou o interesse dos alunos por novas modalidades e incentivou cada um a superar os próprios desafios. Monaliza Gabrielly, aluna do 8º ano, expressou seu entusiasmo: “Foi uma das melhores experiências que já tive. Aprendi a não ter vergonha de apresentar e a me expressar.”
Para Carmeleide, essa experiência ampliou a compreensão dos alunos sobre a importância de fortalecer valores como respeito, cooperação e confiança. “A ginástica na escola é muito mais que movimento, é uma forma de os alunos explorarem seu próprio corpo e entenderem o valor da saúde e da qualidade de vida,” explica.
A primeira edição do projeto de ginástica da Escola Antônio Firmino de Lima deixa um legado sobre a importância da atividade física, incentivando o desenvolvimento dos alunos para além do ambiente escolar e um gostinho de “quero mais”. “Esse é só o começo! Pretendo continuar trabalhando para expandir essa iniciativa”, contou a professora.
Quer levar essa modalidade para as suas aulas? Conheça o PDF gratuito do Impulsiona com a história da ginástica rítmica e o passo a passo de como adaptar os elementos com materiais alternativos. Clique AQUI para baixar!
Deixe um comentário