Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Um dos principais desafios da Educação Física Escolar é incentivar o trabalho em equipe nos esportes coletivos. Poucos fundamentos conseguem representar tão bem a união entre companheiros quanto o passe!
Pensando nisso, a Jr. NBA Brasil e o Impulsiona lançaram mais um desafio em parceria, o Passe em Equipe!
As escolas interessadas deveriam gravar um vídeo de até um minuto em que os alunos treinassem passes de basquete e mostrassem colaboração, respeito e confiança.
As cinco melhores escolas ganhariam um kit oficial da NBA, com bolas e uma bolsa para guardá-las, troféu, coletes, mini cones e prancheta personalizada. Os critérios avaliados foram: criatividade do projeto; qualidade do vídeo; participação ativa dos alunos; e qualidade do relato sobre a atividade.
Professores de todas as regiões do país se inscreveram! Parabéns a todos e todas pela participação.
E sem mais delongas, conheça os cinco vencedores do desafio Passe em Equipe!
A professora Raquel participou do desafio com seus alunos do 9º ano. Em tempos em que os adolescentes estão cada vez mais atentos aos celulares, ela recorreu a ludicidade nas atividades de passe e colheu bons frutos. “Percebi que, ao incorporar brincadeiras e competições saudáveis, os alunos ficaram mais motivados e concentrados. A atmosfera leve fez com que até aqueles menos familiarizados com o basquete se sentissem à vontade para participar. A aula fluiu de maneira divertida, mas sem perder o foco técnico e didático.”
Diante da falta de bolas suficientes para todos os alunos, Raquel adotou uma estratégia de trocas entre os jogadores e a criação de dinâmicas que permitissem a participação de todos. “Quando perceberam a necessidade de revezamento, começaram a se ajudar de maneira espontânea, trocando dicas e orientações, o que fortaleceu o espírito de cooperação e engajamento.”
Segundo a professora, os jovens não apenas aprenderam as técnicas de passe e recepção, mas também absorveram valores como trabalho em equipe, cooperação e respeito ao espaço do outro.
O professor Ediberto aproveitou a atividade de passes de basquete para incentivar o raciocínio lógico e a interdisciplinaridade entre os alunos.
Foram 24 jovens do Ensino Fundamental e Ensino Médio envolvidos.
“Durante as atividades, os estudantes foram bem ativos e participativos, com erros naturais do processo de aprendizagem inicial. Na atividade de ‘bobinho’, os mais experientes foram auxiliando os menos experientes. Isso ocorreu também durante o ‘passe com matemática’, onde quem não estava no meio auxiliava nas contas”, conta ele.
Segundo o professor, a brincadeira do jogo da velha foi a que despertou mais interesse da turma, aliando a velocidade de deslocamento e troca de passes com a tomada de decisões sob pressão. E quanto mais unidos os alunos trabalhavam, melhor era o resultado!
O professor Fernando e seus alunos levaram o conceito de trabalho em equipe ao máximo!
Primeiro, as turmas fizeram painéis falando sobre o basquete. Depois, organizaram brincadeiras para promover o esporte inclusivo, com cadeira de rodas. Por fim, organizaram a sequência de passes por toda a escola, envolvendo diretoria, funcionários, professores e alunos de várias turmas.
“Como amamos e temos muito orgulho da nossa escola, resolvemos gravar e apresentar um pouquinho dela e das pessoas que fazem ela ser tão incrível, e também mostrar que o basquete aqui vai além da quadra de esportes.”
Fernando deixa claro que os alunos foram protagonistas do desafio. “As filmagens e a edição foram todas feitas pelos alunos. Se dependesse das crianças, o vídeo teria umas 2 horas de duração.”
O professor conclui falando que o esporte, em sua escola, busca despertar valores como respeito, confiança, responsabilidade, liderança, e, por fim, “reconhecer que o sucesso de um indivíduo está ligado diretamente ao sucesso da equipe.”
A professora Edileide começou o desafio se surpreendendo: ela comentou com poucos alunos da possibilidade de participação, e a notícia foi se espalhando. “Fiquei muito feliz com essa aderência voluntária, a colaboração e a maneira com que eles levaram a sério o desafio. Foi muito empolgante!”.
Todas as atividades feitas com a turma do Ensino Fundamental II foram inspiradas no curso Passe e Recepção, disponibilizado gratuitamente pela Jr. NBA e Impulsiona para os professores. “Quando cheguei na escola, passei por um grande desafio, que foi apresentar o basquete para os alunos. A escola tinha uma cultura muito grande com o futebol e os alunos rejeitavam os outros esportes, resmungavam e boicotavam as aulas. Confesso que por muitas vezes pensei em desistir, fiquei triste, mas hoje essas crianças amam o esporte”.
O vídeo mostra meninas participando com intensidade, e esse é outro ponto de destaque para a professora. “Algumas dessas meninas nunca praticaram nenhum esporte, começaram a jogar basquete e agora vão disputar a liga feminina de basquetebol do Alto Tietê. Olha quão longe chegamos!”.
A turma de basquete, além de animada, é inclusiva! Ela contempla crianças com dificuldades cognitivas e limitações físicas.
O professor Mario reconhece que participar do desafio não foi fácil no começo. “No início, tivemos algumas dificuldades em perceberem que o trabalho em equipe facilitaria a realização da atividade”. Ele conta, por exemplo, que os alunos discutiram as ideias para o desafio juntos, e alguns se recusavam a ouvir e aceitar as propostas dos colegas.
Felizmente, os jovens perceberam que precisavam “juntar as ideias, as forças e a contribuição de todos para chegarem ao sucesso.”
Um dos combinados foi que, ao fim da troca de passes, todos deveriam apoiar e motivar o companheiro em caso de erro no arremesso. Se conseguissem acertar, deveria ser uma celebração coletiva.
“Nossa luta é para vencer as barreiras e as dificuldades, para superar os nossos limites e ampliar as nossas fronteiras. Manter nossos sonhos vivos e dar asas cada vez maiores aos nossos alunos!”, conta Mario.
Parabens a todos os participantes!! Um dica/pedido…. poderiam colocar um link do youtube com todos os participantes para vermos todos os projetos e assim termos mais ideias criativas em nossas aulas, seria muito legal !!!
Pena que dessa vez não deu pra minha turma, mas valeu demais a experiencia, eles adoraram bastante. Que venham os proximos desafios!
Parabéns a todos os envolvidos nas Atividades.
Sempre é gratificante o retorno das crianças
Huhu!!” As crianças vão adorar ao saber que nosso esforço em cada Desafio foi recompensado com o prêmio para nosso Projeto Basquete na Escola nesta Edição do Passe Em Equipe.
Vamos continuar treinando, aprendendo e nos tornando uma equipe cada vez mais forte em técnica e em valores que o esporte nos proporciona trabalhar!!
Obrigado Instituto Impulsiona e Jr. NBA..
Seremos eternamente gratos por estimular a transformação e a educação através do esporte!!
Parabéns professor Mário
Gostei muito de ter participado e ter vencido este desafio junto aos meus alunos, fiquei muito emocionada! Estou ansiosa para contar para eles!
Olá!
Satisfação em ter participado do Desafio Passe em Equipe.
O objetivo foi participar e mostrar a realidade da dificuldade de fazer um projeto só.
Por fim, parabenizo a Instituição IMPULSIONA por esse incentivo e com alegria o meu abraço fraterno aos professores e alunos vencedores.
Trabalho, fraternidade e igualmente.
Att
Francisco Lino