Aulas digitais

Alimentação saudável: para vencer nos esportes e na vida

Saiba o que faz uma alimentação ser saudável e balanceada e como isso pode melhorar o desempenho dos atletas nos diferentes esportes

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras coisas, que os atletas precisam manter uma alimentação saudável e balanceada, que forneça ao corpo todos os nutrientes necessários. Mas, pense comigo, será que apenas os atletas precisam ter uma alimentação saudável? Claro que não! Para dar conta da correria do dia a dia, dos estudos, todos precisam de uma alimentação que atenda às suas necessidades. No material que preparamos para você — e que pode ser baixado gratuitamente! — conheça os benefícios que o cultivo de uma alimentação saudável pode trazer para os atletas e também para você!

Para obter um bom desempenho físico e bons resultados nas competições, um atleta deve começar a sua preparação bem antes dos treinos físicos, mas no cuidado em manter uma alimentação saudável, nutritiva e balanceada de acordo com as suas reais necessidades. Diferentes ramificações da Nutrição — esportiva, clínica etc — se dedicam a um propósito em comum: promover, recuperar e manter a saúde alheia por meio da alimentação. Deixar de lado o cultivo de um estilo de vida saudável pode provocar distúrbios como: os psicológicos, estresse, obesidade, depressão, doenças coronarianas etc.

Embora cada tipo de esporte e pessoa demande uma avaliação nutricional diferente, existem quatro recomendações centrais para uma alimentação saudável estabelecidas pelo Ministério da Saúde (2014), conforme iremos ver de modo mais aprofundado no conteúdo a seguir. Você também terá acesso a dicas úteis e valiosas sobre como desenvolver hábitos mais saudáveis a partir de agora. Além disso, vamos aprender a diferenciar alimentos in natura de processados e ultra-processados; conhecer melhor o que são e como agregam para uma vida mais saudável nutrientes como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais; e conhecer casos de atletas que obtiveram sucesso após transformarem a alimentação. Confira e não perca tempo em colocar em prática todas as dicas!

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.