Aulas digitais

Como fazer uma videoaula ou aula online

Com as escolas paralisadas pelo coronavírus, muitos professores estão sendo desafiados a darem aula a distância. Veja algumas dicas para a produção.

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Segundo dados da UNESCO, 80% dos estudantes do mundo estão sem ir à escola, em função da pandemia do coronavírus. No Brasil, a situação não é diferente, com a maioria dos municípios e estados interrompendo as aulas presenciais para preservar a saúde da população. Mas como muitos dizem por aí, “paralisação não é férias”! Professores estão sendo desafiados a continuarem ensinando, agora a distância. Poucas são as redes de ensino, porém, que oferecem suporte técnico para ajudar os educadores a encontrar o melhor formato possível.

Pensando nisso, o Impulsiona acaba de lançar um PDF gratuito com dicas importantes de como fazer uma videoaula ou dar uma aula online. Nesse material, falamos das principais estratégias para criação e compartilhamento do conteúdo digital. Além disso, apresentamos algumas ferramentas que facilitam o trabalho dos professores.

O material do Impulsiona está de acordo com a nova BNCC, dentro das competências gerais da cultura digital (utilização da tecnologia para produzir as aulas) e da autonomia e responsabilidade (alunos devem estudar com disciplina mesmo em suas casas).

Importante lembrar que essa solução não é suficiente para muitas regiões carentes do nosso país, que não dispõem de tecnologia nem acesso a internet. São essas áreas, certamente, as que mais sofrerão com a pandemia do coronavírus, e que precisam de toda a atenção e cuidado dos órgãos competentes.

Baixar Material