Aulas digitais

A Química no futebol: um gol de eficiência

Nesta aula unimos a paixão dos brasileiros e com a química. Vamos conhecer elementos e inovações que modificaram o futebol

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Que o futebol é uma das maiores paixões dos brasileiros ninguém duvida. Agora, pouca gente sabe que a Química e o futebol andam de braços dados. Neste conteúdo vamos entender como a química turbinou os uniformes dos jogadores de futebol e ajudou a revolucionar o esporte. Também vamos conhecer as inovações tecnológicas que incrementaram os estádios de futebol.

A Química está presente em quase tudo, inclusive no futebol. Essa pode ser uma comparação um pouco incomum a ser estabelecida, mas não quando pensamos como essa ciência já transformou elementos fundamentais dessa modalidade de esporte. No conteúdo abaixo — que pode ser baixado gratuitamente! — vamos entender de forma mais aprofundada essas interferências que a Química causou e causa no futebol e como esporte e ciência podem se unir em sala de aula para impulsionar o ensino, tornando o aprendizado mais divertido, inovador e sem perder o foco na informação!

É possível ensinar os estados básicos da água explicando como a confecção dos uniformes dos jogadores precisa ser feito de forma que não prejudique o desempenho, pois imagina suar e ter de correr rápido com a camisa ficando cada vez mais pesada ao longo da partida? Aproveitando esse gancho, pode-se ensinar também as características químicas de um polímero, em especial o poliéster, material encontrado para solucionar essa questão. Porém, como toda vantagem pode apresentar uma desvantagem em si, o poliéster não ajudava os atletas na transpiração.

Por isso, foram desenvolvidos tecidos inteligentes com capacidade antimicrobiana e termorreguladora, que utilizam microcápsulas — sendo este, outro gancho para explicar o micrômetro e a nanotecnologia. Quanto aos benefícios que a Química proporcionou aos estádios de futebol, diminuir a pegada de carbono, melhorar a eficiência energética e o controle antimicrobiano estão entre eles. Se você deseja entender melhor como a Química afeta positivamente o futebol, confira abaixo o material que preparamos especialmente para isso.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.