Pesquisas

Ministério da Educação da China irá pagar bônus para professores de Educação Física

Pacote de medidas chinês tem o objetivo de valorizar os professores de Educação Física e melhorar a aptidão física dos alunos

Valorizar os professores é o caminho para melhorar a qualidade da Educação Física escolar? Na China, o Ministério da Educação criou uma diretriz para melhorar o ensino esportivo no país. Entre as medidas, está a inclusão de bônus para professores com base na saúde física dos alunos e nos resultados em competições esportivas.

A ideia é solucionar a falta de professores de Educação Física e garantir que eles recebam as mesmas condições de trabalho e reconhecimento de professores de outras disciplinas. Para isso, serão aprimoradas as regras de contratação, carga horária e capacitação.

Novas regras para contratação

O documento prevê critérios de contratação mais rígidos. Quem não tiver um diploma em Educação Física, deverá ter, ao menos, um certificado de atleta de segunda classe em nível nacional. Além disso, ter habilidade em esportes será um critério essencial na avaliação dos professores.

Para melhorar ainda mais a qualidade das aulas e do desempenho esportivo dos alunos, as escolas são estimuladas a buscar profissionais especializados em futebol, basquete e vôlei, tanto em tempo integral quanto parcial, utilizando diferentes estratégias de contratação.

Menor carga horária, mais qualidade

Os professores de Educação Física em tempo integral terão um limite de aulas por semana: no máximo cinco no ensino fundamental, seis no ensino médio e oito no ensino médio avançado. O objetivo é permitir que eles se dediquem mais à preparação das aulas e ao acompanhamento do desenvolvimento dos alunos.

Capacitação contínua para os professores

O governo também vai investir na formação continuada dos professores com o aprimoramento do Programa Nacional de Treinamento para professores de Educação Física, com foco em esportes tradicionais do país: futebol, basquete e vôlei.

Os programas de formação serão ajustados conforme a qualificação e as competências dos professores. Além disso, eles serão incentivados a desenvolver suas habilidades digitais e usar a inteligência artificial no ensino.

Igualdade de condições e reconhecimento

Por fim, o documento também prevê medidas para garantir que os professores de Educação Física tenham os mesmos direitos em avaliações, benefícios e progressões de carreira que os professores de outras disciplinas.

Treinamentos extracurriculares, atividades complementares e a preparação de equipes para competições esportivas serão incorporados à carga horária dos professores, e o desempenho físico dos alunos, assim como seus resultados em torneios, impactará os bônus salariais dos docentes.

Você gostaria que essas medidas fossem aplicadas no Brasil? Comente!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
CÉSAR SEVERO
Visitante
CÉSAR SEVERO

COM CERTEZA!!!