O governo francês acaba de anunciar que a volta às aulas em setembro terá uma novidade: todas as escolas de Ensino Fundamental I deverão oferecer 30 minutos de Educação Física por dia. O país, sede das Olimpíadas de 2024, pretende reduzir as taxas de sedentarismo entre jovens de 6 a 11 anos.
Pesquisas francesas mostram que 4 em cada 5 adolescentes não praticam o mínimo de atividades físicas recomendadas pelas autoridades médicas locais. O estudo também aponta que os jovens da França perderam um quarto da sua capacidade cardiovascular nos últimos 40 anos.
Nas escolas em que a Educação Física já é oferecida em pelo menos 30 minutos por dia, os dados mostram alunos com mais atenção e concentração nas aulas.
As atividades oferecidas vão depender da estrutura de cada escola. Em locais de vulnerabilidade social, não será exigido uniforme de Educação Física especial para as aulas.
É fundamental as atividades físicas dos alunos em todas as redes públicas e particulares de ensino, com tudo, as escolas deveriam terem uma infraestrutura e materiais disponíveis e de qualidades.
Quanto o uniforme é essencial, mas, um item importante, é o calçado compatível a prática das atividades, mas nem sempre o aluno ( a ) têm esse material…
Correto!! O que é bom tem que ser copiado!!
Sensacional ideia boa para ser copiada.
Seria ótimo se em nossas escolas existisse essa oferta de ensino, meus filhos seriam os primeiros a participar dessa escola.
Uma atitude inteligente, mas acredito que deveria ser estendida até a conclusão do ensino médio.
A atividade física diária proporciona uma melhora na qualidade de vida e a escola é o local para enraizarmos este costume para a vida adulta.
No Brasil, pega-se uma ideia interessante e justificada e deturba-se. É um perigo! Corremos o risco de ter educação física como atividade e não mais como disciplina.
É interessante, porém a educação física na escola não deve ser somente uma prática de atividades. Ela é uma disciplina que aborda a cultura corporal de movimento e tem muito a contribuir com o desenvolvimento do ser humano em diversos aspectos, além é claro, do aspecto biológico. Então não podemos resumir a educação física em 30 minutos de atividade física diária.
Nossa super joia
Acredito ser fundamental no Brasil, já que a cada ano perdemos aulas de Educação Fisica , já que foi obrigatória no ensino fundamental 1, 2 e ensino médio , omitiu o número de aulas , que deveria ser mantido o anterior 3 aulas semanas de 50 minutos. Não foi o que ocorreu ficou assim fundamental 1 e 2 2 aulas semanais que pode ser dobradinha que o aluno tem 1 vez por semana , e o ensino fundamental 1 vez por semana que hoje está apenas no 1 anos o 2 e 3 por causa do Enem e exames não… Read more »
Ótima tarde! Sim, em país de primeiro mundo e europeu, enquanto eles ampliam número de vezes das atividades físicas, aqui no Brasil o sistema incompetente que temos, retiram dos alunos aulas, exemplos a diminuição das aulas do ensino médio.
Isso tem de ocorrer em todos os ciclos, pois o número de sedentários aumentou muito, no Brasil infelizmente, se tem um olhar que a educação física é um momento de lazer dos alunos, muitos diretores olha para nós professores como folgados.
Gostaria. Nesse mundo das tecnologias degitais atrelado a pandemia, o retorno às aulas de Educação física, fas-se necessário e todos os dias seria importante no combate ao sedentarismo.
Promover uma educação com relação a importância de uma saude equilibrada é fundamental,principalmente vidualuzanfo tufo que passamos durante a pandemia.
Com certeza essa ideia é excelente, seria ótimo a implantação.
É fundamental, como o nome já diz é fundamental, para os alicerces de um indivíduo saudável e ativo a importância da Educação Física no fundamental.
Essa ideia é muito boa, principalmente em tempos de pandemia visto que os alunos voltaram as aulas com excesso de adrenalina e com dificuldade de concentração, pois só atividades físicas poderia descarregar tanta energia.
Tudo para promover saúde, assim deveria ser em todo o mundo, população mais saudável.
Excelente ideia. Deveria ser implantado também no Brasil. Não somente nas escolas, também nas empresas, nas quais os trabalhadores permanecem muito tempo sentados para realizarem suas atividades.
Ótima ideia, é o meu sonho aqui no Brasil.
Otima notícia!
Espero que essa ideia chegue ate aqui
show, pensando no bem estar dos educandos, ( além da pratica esportiva, tbm a saúde mental será super beneficiada ) que os nossos governantes , se espelhem nessa atitude positiva da França …
Ótima ideia!
A ideia é boa, eu adoraria. Mas sabemos que no Brasil existem professores ‘rola-bola’, que só jogam a bola e os alunos que façam a aula do jeito deles. Sinceramente, espero um dia que a profissão seja mais valorizada, começando pelos professores e suas aulas.
E aqui no Brasil a única coisa que fazem é diminuir o número de aulas de Educação Física. O “super” novo ensino médio vem deixa sem aulas de Educação Física os alunos do 2ºano. Ideia absurda.
É meu sonho ver a Educação Física ser valorizada dentro das escolas e ver atitudes positivas com os alunos na prática de atividades físicas.
Bela iniciativa! Poderia ser copiada por todos os países, assim como aqui no Brasil. A necessidade é global!
Ótima idéia. Parabéns França.!!! Com certeza essas ações seriam muito bem vinda para as nossas crianças. Esporte, atividade física e educação, as crianças e adolescentes precisam muito.
Muito boa a iniciativa, não apenas para o fundamental mais para outros níveis de ensino também! #Parabéns França!!!
Por isso, a França é de 1º mundo. O país que se preocupa com a qualidade de vida de seus cidadãos desde a mais tenra idade, logrará êxito em todas as áreas de atuação/saber. Lamentavelmente nem todos seguem nessa esteira!
Uma ótima oportunidade para crianças e pais.
Com certeza teria que ser no Brasil também. E no mundo inteiro! Parabéns França!
Que ótima notícia, esperamos que no Brasil e em nossas escolas públicas e privadas, este exemplo seja seguido para a saúde dos jovens e adolescentes. Precisamos cuidar da saúde física e mental de todos para garantirmos um futuro melhor para todos.
Ótima esta ideia. Teremos crianças, adolescentes e adultos com mais saúde física e mental. Sonho com algo assim no Brasil.
FAZ-SE NECESSÁRIO UMA EDUCAÇÃO SISTEMATIZADA, METODIZADO, ORGANIZADO ETC.