Aulas digitais

Fair Play: o jogo limpo

Neste conteúdo pedagógico vamos entender o seu conceito e sua origem, refletir sobre atitudes de fair play nos esportes e na vida em sociedade

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Jogo limpo e respeito pelos outros são valores essenciais não só para o esporte, mas para a vida em sociedade. No esporte, o conceito de fair play está ligado à ética, ou seja, os praticantes devem jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital. Atualmente essa expressão é empregada em praticamente todos os segmentos da sociedade, e toma o significado de apresentar uma conduta de acordo com padrões éticos, sociais e morais. Vamos mergulhar um pouco mais nesse conceito?

A expressão “jogo limpo” tornou-se tão popular, que quase todos os países desenvolveram um equivalente em sua própria língua. Tanto que o fair play, expressão americana para jogo limpo, é mundialmente reconhecido como um dos princípios básicos dos direitos humanos. No esporte, o fair play envolve a luta contra a fraude, contra o doping, contra a violência (tanto física quanto verbal), contra a desigualdade de oportunidades, contra a comercialização excessiva e contra a corrupção.

No conteúdo pedagógico “Fair Play: o jogo limpo” vamos entender o seu conceito e sua origem, refletir sobre atitudes de fair play nos esportes e na vida em sociedade e ainda dicas de como promover e registrar atitudes de fair play na escola. Este conteúdo está disponível para download gratuito e pode ser usado por professores, educadores ou coordenadores pedagógicos nas aulas de Linguagens com alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Com este material é possível trabalhar competências socioemocionais com os alunos e também estimular o uso do esporte como ferramenta educacional na comunidade escolar.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.