Pesquisas

Elas viraram o jogo: interesse das mulheres por esportes cresce o dobro que o dos homens

No mês das mulheres, estudo mostra que interesse médio feminino por esportes cresceu 20% desde 2020, com destaque para o skate.

Seja como atletas, torcedoras ou treinadoras, as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço no universo esportivo. Nas competições, o crescimento da presença feminina é evidente: nas Olimpíadas de Paris 2024, 50% dos atletas eram mulheres. Fora delas, o cenário também é animador: o interesse das mulheres por esportes disparou nos últimos anos.

O estudo Women and Sports feito pelo IBOPE Repucom, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, trouxe números que reforçam essa virada de jogo. O levantamento revela que o interesse médio dos brasileiros pelas 30 modalidades esportivas mais populares subiu 15% desde 2020. Mas o salto mais expressivo veio das mulheres: o aumento entre elas foi de 20%, o dobro do crescimento registrado entre os homens (+9%).

Os esportes com maior crescimento

Entre os esportes que mais conquistaram fãs mulheres nos últimos anos, o skate lidera. O número de mulheres que se declaram fãs da modalidade cresceu 48% desde 2020, o que pode ser um reflexo da estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio e da força de atletas como Rayssa Leal, que inspirou as meninas a se interessarem pelo esporte.

Logo atrás, aparecem o tênis (+33%), futebol de areia (+31%), futsal (+27%) e atletismo (+22%). Apesar de algumas dessas modalidades ainda terem mais fãs homens, a taxa de crescimento do interesse do público feminino foi superior ao masculino em todas elas.

Vôlei e ginástica seguem como os preferidos das mulheres

Quando o assunto é modalidades mais queridas pelas mulheres, o vôlei segue liderando, com 70% de preferência. A ginástica artística vem logo atrás (69%), seguida por natação (65%), vôlei de praia (61%) e futebol (60%). Vale destacar que, em quatro dessas cinco modalidades, o interesse feminino supera o masculino, sendo o futebol é a única exceção.

O boom da atividade física: mulheres lideram o movimento nos últimos anos

Outro dado relevante do estudo é sobre o nível de atividade física, que cresceu significativamente no Brasil, com destaque para a participação feminina. Desde 2020, 21 milhões de brasileiros passaram a incluir exercícios na rotina, sendo 60% desse público composto por mulheres. Apesar dos homens ainda liderarem o percentual de praticantes (84%), a adesão das mulheres (79%) vem crescendo e se destaca em atividades como Pilates, Yoga, Dança e Hidroginástica, modalidades em que a presença feminina chega a ser até quatro vezes maior que a masculina.

Um futuro promissor para elas no esporte

Com o Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina em 2027, o cenário é ainda mais promissor. A tendência é de crescimento na visibilidade e no engajamento com a competição, tanto no país quanto no mundo inteiro.

Esse movimento reforça o que os números já mostram: o protagonismo feminino no esporte só tende a aumentar, dentro das quadras, nas arquibancadas e em todos os espaços que o esporte pode alcançar.

Clique AQUI para baixar o estudo completo!

O primeiro passo começa na quadra da escola!

Você, professor(a) de Educação Física, tem um papel essencial no incentivo à participação feminina no esporte. Para te ajudar a criar um ambiente seguro e motivador para as meninas, preparamos um curso gratuito e certificado. Nele, você vai acessar 10 planos de aula exclusivos, com sugestões práticas e teóricas. Inscreva-se!

O que você achou dessa notícia? Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação