Yong Jiang e Yinghui Xiao, pesquisadores da Universidade Normal de Liaoning, na China, realizaram um estudo sobre a influência do ambiente familiar na prática de atividades físicas dos adolescentes.
Cerca de 500 jovens e seus pais participaram do estudo preenchendo um questionário. O resultado mostrou que o ambiente familiar pode influenciar em três importantes pontos:
– Adesão
Adolescentes de famílias que incentivam a prática esportiva têm maior probabilidade de serem fisicamente ativos.
– Autoeficácia
Adolescentes que se sentem confiantes em suas habilidades para realizar atividades físicas — ou seja, aqueles com alta autoeficácia — tendem a ter uma atitude mais positiva em relação ao exercício. O ambiente familiar pode aumentar a confiança dos adolescentes, tornando-os mais propensos a se envolver em atividades físicas.
– Satisfação
O estudo mostrou ainda que criar um ambiente familiar que promove práticas de atividade física eficazes contribui para a saúde emocional dos adolescentes, aumentando a probabilidade de que se mantenham ativos a longo prazo. A satisfação com a atividade física reflete não apenas se suas expectativas estão sendo atendidas, mas também melhora a disposição para continuar praticando exercícios regularmente.
Os resultados do estudo indicam que um ambiente familiar caracterizado pelo apoio e pela disponibilidade de recursos para a prática de atividades físicas tem um efeito positivo e direto na adesão dos adolescentes ao exercício.
Para acessar a pesquisa completa, em inglês, clique aqui.
Deixe um comentário