A Educação Física, muitas vezes vista como uma disciplina voltada apenas para a prática, tem garantido espaço nas provas do Enem nos últimos anos.
Um estudo recente, conduzido pelos pesquisadores Fernanda Cruvinel, Leonardo de Andrade e Marcus Vinícius Coimbra, mapeou as perguntas de Educação Física no Enem entre 2009 e 2019. O resultado trouxe à tona padrões e tendências que podem ajudar professores e alunos a se prepararem melhor.
O Impulsiona conversou com Leonardo de Andrade, mestre em Educação Física pela UFG, professor do Instituto Federal Goiano e integrante do Departamento de Educação Básica de Ceres (GO), para entender como funcionou o estudo. Veja abaixo:
Impulsiona: Qual foi a motivação inicial para realizar esta pesquisa sobre as questões de Educação Física no Enem?
Leonardo: Os três autores da pesquisa são, antes de tudo, professores de Ensino Médio. Queríamos identificar os conteúdos mais cobrados no exame e organizar esses dados para ajudar outros professores no Brasil.
Quais critérios foram utilizados na seleção das questões?
Analisamos as questões entre 2009 e 2019, desde a primeira aplicação que a Educação Física foi inserida até o limite da realização da pesquisa, focando nas que tratavam da Educação Física como Cultura Corporal. Excluímos questões que apenas mencionavam termos da área, mas estavam relacionadas a outras disciplinas ou problematizações das redações.
Quais temas mais aparecem nas provas?
“Ginástica” e “Esporte” predominam nas questões, com “Esporte” presente em 29 questões e “Ginástica” em 37. Os conteúdos vinculados a estes temas vão desde análises críticas da prática social como megaeventos, corpolatria, espetacularização do esporte até noções técnicas das modalidades esportivas e o debate sobre atividade física e saúde.
Os temas “Dança”, “Jogos e Brincadeiras”, “Lutas” e “Práticas de aventura” têm menor incidência quando comparados com os anteriores. Os debates das questões sobre esses temas estão predominantemente no campo sociocultural da Educação Física, tratando sobre conceitos, história, etnia, gênero, classe social, etc.
Qual a importância da Educação Física no currículo escolar e como isso se reflete nas questões do Enem?
Parece-nos importante constatar e interpretar o Enem como parte importante da política educacional brasileira, já que este vem exercendo forte influência, principalmente desde 2009, sobre o formato e organização do Ensino Médio e sobre a nossa juventude.
Como vemos nos estudos de Andrade, Carneiro e Garcia (2023), a Educação Física na escola tem como papel o ensino da Cultura Corporal em suas dimensões históricas, motrizes, políticas, axiológicas, gnosiológicas, ou seja, em sua totalidade.
Assim, ainda que não seja a finalidade do currículo, os professores têm realizado os esforços de revisar ou dar aulas com os conteúdos exigidos na sua área de conhecimento que compõe o exame. Sendo assim, é necessário ter um equilíbrio no trato com o conhecimento nessa etapa da Educação Básica, pois deve-se assegurar a apropriação crítica dos temas da Cultura Corporal para lidar com questões da prática social, e garantir que essa apropriação seja suficiente para que os estudantes se saiam bem no Enem para se inserir no Ensino Superior.
Quais foram os principais desafios encontrados na análise das questões de Educação Física?
No aspecto metodológico da pesquisa, uma análise documental exige muito labor na seleção e identificação das fontes. Foi realizada leitura de 25 cadernos de aplicação de “linguagens, códigos e suas tecnologias” com 45 questões cada, isso exigiu bastante tempo. No que concerne à análise dessas questões, a preocupação foi com o rigor em captar questões vinculadas à disciplina Educação Física de fato e não questões que usam “Futebol” como exemplo para conteúdos da matemática.
Como você espera que os resultados da pesquisa sejam utilizados pelos professores de Educação Física e seus alunos?
Esperamos que esses resultados sirvam de referência e como fonte segura para consulta dos docentes que trabalham no Ensino Médio. As possibilidades são inúmeras, desde tematizar conteúdos da área em diálogo com conhecimentos exigidos no Enem, até a realização de simulados na escola.
Como professor, percebo que as questões do Enem acompanham uma compreensão crítica de Educação Física, isso acaba contribuindo indiretamente com a reflexão dos docentes sobre seu trabalho. Se o Exame Nacional exige reflexão crítica sobre a Cultura Corporal, o que estou fazendo em minhas aulas? O movimento humano não se separa de sua finalidade na prática social, o ser humano não se move sem sentido e motivo, ele age!
Quais são os próximos passos para a continuidade dessa pesquisa ou para aprofundar a análise dos conteúdos de Educação Física no Enem?
Queremos aprofundar a análise dos temas mais cobrados, fazendo um diálogo com as referências teóricas, assim, professores e alunos poderão “estudar” e se preparar a partir do nosso texto.
Além disso, pretendemos fazer um caderno de questões, como uma espécie de coletânea com todas questões comentadas/gabaritadas. Isso exige também uma atualização de nosso estudo, tomando as provas de 2020 a 2024.
Uma curiosidade é que nessa época do ano, geralmente somos convidados por escolas de Ensino Médio para ministrar “aulões” sobre Educação Física no Enem. É interessante pois este debate que para nós parece corriqueiro, é uma novidade para muita gente. Professores de outras disciplinas por vezes nem sabem que a Cultura Corporal é tematizada no Enem, por isso o título de nosso artigo começa com a questão “Educação Física cai no Enem?”
Clique AQUI para acessar o estudo completo!
Quer uma ajudinha para preparar os alunos para o Enem? Conheça as Olimpíadas do Conhecimento em Educação Física. Um projeto do professor Paulo Emílio, de Brasília de Minas (MG), que preparou cadernos de perguntas e respostas sobre a nossa disciplina. Baixe gratuitamente!
Espero que o debate e dados da pesquisa cheguem às mãos dos professores, professoras e estudantes de Ensino Médio. Sigamos na luta pelo espaço legítimo da Educação Física na escola!
Excelente matéria! Parabéns aos pesquisadores. Converso muito com meus colegas de profissão e sempre trouxe uma crítica a forma que a Educação Física é cobrada no Enem, raramente temos questões que realmente exigem um conhecimento específico da nossa área, a maioria das questões são apenas interpretação de texto que podem ser respondidas apenas com informações que os estudantes conseguem em qualquer meio de informação, espero que isso mude.