Aulas digitais

Artes Marciais: Judô e karatê

Neste conteúdo vamos conhecer mais sobre dois tipos de artes marciais: judô e karatê.

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Você já ouviu falar de artes marciais? Os esportes dessa categoria são caracterizados pelo combate entre dos atletas, realizado por meio de ataques e defesa, nos quais são deferidos diferentes golpes. O que torna tão especial esse tipo de luta é a filosofia que esse ato carrega. O desenvolvimento não é apenas físico, é mental e espiritual. As artes marciais são praticadas por diversas razões, e neste conteúdo daremos foco a dois tipos: judô e karatê. Ambos com origem no Japão, se espalharam pelo mundo sendo praticado por atletas, amadores e profissionais.

Vamos compreender como a cultura japonesa com seus costumes e tradições influenciaram nas principais características das artes marciais — como o cultivo ao respeito, à sutileza e à reverência — que se estendem por centenas de anos. Outrora praticadas como mecanismo de defesa e ataque na guerra, hoje em dia são praticadas por seu valor educativo, físico, moral, estético e até mesmo espiritual. Judô e Karatê, as duas principais expressões das artes marciais são abordadas no conteúdo para explicar o que define cada uma, bem como o que diferencia e assemelha uma da outra. Saiba quem foi Jigoro Kano e Gichin Funakoshi e como contribuíram, respectivamente, na criação do judô e do karatê moderno.

Vamos conhecer também quais são os valores únicos e os códigos morais que guiam essas modalidades, o que é preciso para praticá-las e como, quem são os principais judocas brasileiros e os principais nomes do karatê brasileiro. Com esse conteúdo podemos refletir como a prática dessas artes marciais podem ser importantes para a saúde, o desenvolvimento físico, mental, moral e espiritual do aluno. O esporte está diretamente ligado à cultura e você pode utilizar as informações fornecidas aqui para tornar a sua aula ainda mais atraente. Para saber mais sobre o tema, fique por dentro dos nossos conteúdos e cursos.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.

Sobre o conteúdo

Unidades Temáticas da BNCC
Lutas
Segmentos de Ensino
EF II, EM
Saiba mais sobre nossa estratégia pedagógica.