Aulas digitais

Futebol e Futsal

Baixe aqui um conteúdo dinâmico sobre os esportes que fazem a cabeça (e os pés) dos brasileiros. Vamos nessa!

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Quantos já não ouviram aquela clássica expressão de que o Brasil é o país do futebol? Todos sabemos que o esporte é uma paixão nacional, mas sua origem vem muito antes do descobrimento do Brasil e é atribuída a diversos povos. Vamos viajar no tempo para relembrar a história da modalidade que faz a cabeça e os pés dos brasileiros. Além disso, vamos conhecer um pouquinho sobre o surgimento do futsal, as diferenças entre as duas modalidades e mostrar que futebol também é coisa de menina.

O futebol é um esporte que une, integra e transforma, características essas que foram sendo desenvolvidas a partir da fusão cultural que explica a história dessa atividade física tão empolgante tanto para quem pratica como para quem assiste. Gregos, romanos, chineses e há quem diga que até mesmo tupiniquins ajudaram a construir o futebol como o conhecemos hoje. No conteúdo abaixo, vamos conhecer quem é o “Pai do Futebol Brasileiro” e como a princesa Isabel teve influência na disseminação e popularização do esporte no país. Além disso, vamos entender a relação que essa prática esportiva tem com as questões racial, cultural, de classes e gênero no Brasil e no mundo, o que é fundamental para refletirmos como o futebol pode ser hoje uma atividade que vai além da diversão, mas que também contribui para a resistência, luta e o empoderamento de minorias na sociedade.

Veremos, também, como o futebol influenciou no advento do futsal, quais as regras que os diferenciam, as personalidades que se destacaram em cada esporte e suas respectivas trajetórias na vida e no jogo, curiosidades sobre ambos esportes, a história da seleção feminina brasileira, entre outros conhecimentos que você pode conferir fazendo o download, gratuitamente, logo abaixo. As informações presentes no conteúdo podem ser utilizadas para tornar as aulas ainda mais atrativas, confira!

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.