Aulas digitais

Xeque-mate: o xadrez mostra seu jogo

Xeque-mate: o xadrez mostra seu jogo

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Ginástica da inteligência, guerra da mente, confronto de ideias ou vida em miniatura. Essas são algumas das expressões que jogadores de xadrez, mais conhecidos como enxadristas, utilizam para definir o que é esse jogo. Dizem que as peças de xadrez, os movimentos e a partida exemplificam as relações que todos temos durante nossas vidas. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse jogo fascinante, que reúne milhões de adeptos no mundo, e alguns de seus maiores jogadores?

Jogar xadrez pode até parecer ser algo difícil, porém com as orientações feitas no conteúdo oferecido abaixo, você poderá ficar por dentro de como participar de uma partida de xadrez e, quem sabe, fazer xeque-mate! Trata-se de um esporte que trabalha a lógica, estratégia e, por isso, requer máxima atenção e cuidado no movimentar de peças. Aprenda como exercitar seu cérebro de uma forma divertida e inteligente. Você verá que as regras a serem seguidas são, na verdade, bem simples e que qualquer um pode jogar. As táticas e estratégias a serem criadas são os principais desafios que, realmente, fazem a diferença para avaliar qual o melhor movimento a ser feito em cada jogada e, assim, vencer o jogador oponente.

Aprender a jogar xadrez pode contribuir muito além da prática de um esporte fascinante, mas ajudar no desenvolvimento de competências necessárias tanto para a vida pessoal, como também acadêmica e profissional, por exemplo, o uso da criatividade em situações imprevistas para a resolução de problemas. Além disso, o xadrez nos ensina a se esforçar ao máximo para atingir um objetivo, a tomar decisões e a assumir responsabilidades por elas e contribui para melhorar a memória, o raciocínio logico e o autocontrole. Veja no conteúdo abaixo como jogar xadrez passo-a-passo, conheça alguns dos mais ilustres jogadores e saiba como um jogo pode acabar se transformando em uma disciplina esportiva nas escolas!

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.

Sobre o conteúdo

Unidades Temáticas da BNCC
Brincadeiras e Jogos, Esportes
Segmentos de Ensino
EF II, EM
Saiba mais sobre nossa estratégia pedagógica.