Cobertura

Vanderlei Cordeiro de Lima relembra professor que o incentivou: “Foi determinante”

Maratonista também destacou a importância de profissionais qualificados no ambiente escolar e falou sobre o curso Impulsiona Atletismo na Escola

Um dos maiores corredores da história do atletismo brasileiro, Vanderlei Cordeiro de Lima alcançou grandes feitos em sua carreira. Seu passado humilde e suas grandes conquistas fazem parte de sua história, mas o que nem todos sabem é que a influência de um professor de educação física foi essencial para que ele chegar tão longe no esporte.

revezamento-tocha-olímpica-vanderlei-cordeiro-lima

Nascido em Cruzeiro do Oeste, interior do Paraná, na adolescência o seu sonho era conhecer outras cidades do Estado. Vanderlei trabalhava na roça e ia correndo dos plantios e colheitas de café e cana-de-açúcar até sua escola. Aos 12 anos, a prática diária despertou a atenção de um professor da escola que o convocou para o atletismo. Logo o menino se destacou e aos 16, foi convidado a levar a sério as corridas.

“Tive a sorte de conhecer um professor que foi determinante na minha vida esportiva. Um professor acaba sendo pai, amigo e a pessoa que tem mais contato até do que a própria família. Quando temos bons profissionais certamente teremos bons cidadãos no futuro também. Fui motivado por um professor de educação física, e foi daí que comecei a alimentar o sonho de ser atleta e também alcançar todos os objetivos da minha vida. ”

Nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, Vanderlei se tornou um ícone do esporte mundial. Treinado e preparado para correr pela vitória na prova mais nobre da Olimpíada, ele viu uma oportunidade de abrir vantagem durante a disputa e, quando liderava isolado, houve o famoso episódio com o manifestante irlandês que o agarrou.

Restavam apenas sete quilômetros para a linha de chegada. O empurrão o tirou do eixo, mas Vanderlei não se entregou e voltou a correr. Ele manteve a liderança por aproximadamente mais dez minutos, acabou sendo ultrapassado por dois atletas, mas terminou a prova em terceiro lugar e conquistou a tão sonhada medalha olímpica. Sua nobre atitude garantiu outra medalha pelo Comitê Olímpico Internacional. Essa muito mais seleta, a Pierre de Coubertin, enaltecendo o seu grau de esportividade e espírito olímpico.

“O atletismo vem não só potencializar o lado esportivo, mas também desenvolver importantes valores: motivação, inspiração, resiliência, comportamento, saber perder e saber conduzir uma vitória. E o esporte acaba sendo uma grande referência para muitas pessoas. Dentro do nosso país, os maiores ídolos que nós temos vem do meio esportivo. Me orgulho de fazer parte disso também. O grande legado do atleta não pode ficar simplesmente atrás de medalhas e troféus, e sim do exemplo que ele pode dar para sociedade. Ser atleta é muito mais que conquistar medalhas. É ser referência, ser exemplo para dentro da sociedade. ”

vanderlei-cordeiro-de-lima-acendendo-tocha-olímpica

Como forma de retribuição a tudo que o esporte já trouxe para sua vida, Vanderlei sempre participa de ações, palestras e divulgações fomentando a prática esportiva pelo país inteiro.  Assim como o Impulsiona, ele é parceiro da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e entende a importância da especialização de professores para disseminar as técnicas e valores da modalidade.

“É importante a qualificação dos profissionais para que se possa fazer um trabalho correto e direcionado. Eu vejo a importância de um profissional qualificado na escola, principalmente nos dias de hoje. Isso vem somar todo um trabalho que eu que vivo no esporte e tenho o esporte dentro da minha vida. Essa preocupação da Confederação de trazer esse curso para esses profissionais é muito importante e com certeza vai fazer uma grande diferença, não só para ter bons profissionais, mas também fomentar o esporte principalmente na escola, que é a base do esporte do nosso país.”

O Impulsiona Educação Esportiva, em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) oferece o curso Atletismo na Escola. Nesta formação, o professor de educação física aprende detalhes da modalidade e como aplicá-la em aula com a ajuda de atletas renomados do atletismo.

Deixe seu comentário

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *