Cobertura

Saiba tudo sobre a BNCC da Educação Física

Base Nacional Comum Curricular divide a disciplina de EF em seis unidades temáticas. Impulsiona oferece conteúdo gratuito para todas elas.

Assim como dormir e se alimentar bem, praticar exercícios é essencial para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Sendo assim, a disciplina da Educação Física não poderia ficar de fora da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação.

Mas você sabe o que é a BNCC e como ela direciona a Educação Física nas escolas? Se não sabe, vai descobrir agora! Além disso, separamos todo o conteúdo do Impulsiona de acordo com as unidades temáticas, para facilitar a vida do professor na hora de planejar as aulas.

ENTENDENDO A BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um documento lançado pelo Ministério da Educação que define as aprendizagens essenciais que os alunos brasileiros devem ter no Ensino Básico. O objetivo é que, independente das diferenças sociais ou culturais, todos os estudantes tenham seus direitos de acesso ao conhecimento preservados.

A BNCC serve de referência para o desenvolvimento dos currículos das redes municipais, estaduais e federal. Ela é uma balizadora da qualidade da educação nas escolas públicas e particulares do país.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Segundo a BNCC, 10 competências gerais devem nortear a produção de conhecimento de todas as disciplinas escolares. Os alunos devem aprender a:

  1. Aplicar os conhecimentos sobre o mundo para compreender a realidade e construir uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
  2. Promover pensamento científico, crítico e criativo para encontrar e solucionar problemas de diferentes áreas.
  3. Valorizar e participar de manifestações artísticas e culturais do Brasil e do mundo.
  4. Utilizar diferentes linguagens (verbal, corporal, sonora, digital…) para produzir e compartilhar conhecimento.
  5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais nas diversas práticas sociais para compartilhar e produzir conhecimento, resolver problemas e exercer protagonismo.
  6. Valorizar a diversidade e apropriar-se de conhecimentos que colaborem no mundo do trabalho, exercício da cidadania e projeto de vida.
  7. Promover os direitos humanos, consciência socioambiental e o consumo responsável com base em informações confiáveis.
  8. Conhecer e preservar a própria saúde física e emocional.
  9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, valorizando a pluralidade sociocultural sem preconceitos.
  10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, em defesa da ética, democracia, inclusão, sustentabilidade e solidariedade.

Se você quiser mais detalhes sobre as competências gerais da BNCC, assista ao vídeo a seguir:

BNCC NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Bom, agora que você já sabe mais sobre a BNCC, vamos ver como ela organiza a Educação Física em cada segmento de ensino.

EDUCAÇÃO INFANTIL

Apesar de não serem definidos como Educação Física, a BNCC menciona aprendizados essenciais relacionados ao corpo na educação de crianças entre 0 e 5 anos e 11 meses de idade. Veja alguns pontos abaixo.

Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) devem aprender a:

  • Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participam.
  • Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
  • Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
  • Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando possibilidades de manuseio de diferentes objetos.
  • Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).

Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) devem aprender a:

  • Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
  • Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
  • Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) devem aprender a:

  • Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convivem.
  • Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
  • Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

Separamos alguns conteúdos do Impulsiona que podem ser úteis para os professores do Ensino Infantil trabalharem aspectos motores das crianças. Veja a seguir:

Reciclar para brincar: com esse material, o professor pode integrar uma atividade de artes com brincadeiras corporais e ter as primeiras conversas sobre meio ambiente.

10 ideias para promover atividades físicas na escola: esse conteúdo pode ser impresso e espalhado pela escola, para as crianças imitarem os movimentos dos desenhos e brincarem em grupo.

Jogos e Brincadeiras: ótimo para desenvolver coordenação motora e trabalho em equipe com as crianças.

Água: fonte de vida, esporte e saúde: principalmente para as crianças mais velhas, esse conteúdo ajuda a ensinar sobre desperdício de água através do esporte.

Desenvolvendo autoconfiança corporal: conteúdo para falar das características e do respeito ao corpo.

Ideias de aquecimento: se para os adolescentes o aquecimento é uma etapa que antecede a prática esportiva, para as crianças pode ser a atividade principal, ao treinar movimentos de corpo e deslocamento no espaço.

Dança: mesmo o professor com a “cintura dura” pode ensinar os pequenos alunos a dançarem.

ENSINO FUNDAMENTAL

A BNCC divide o Ensino Fundamental em cinco áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.

Uma das grandes mudanças para a Educação Física é a sua inserção na área de Linguagens, ao lado das disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Ou seja: a Educação Física assume, além do aspecto físico, um papel sociocultural importante no desenvolvimento dos alunos. Entenda melhor no quadro abaixo:

BNCC do Ensino Fundamental

Os conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental são divididos em seis unidades temáticas.

Vamos conhecer cada uma delas? Aproveite e veja o material gratuito que o Impulsiona tem para todas.

UNIDADE TEMÁTICA 1: BRINCADEIRAS E JOGOS

Explora as atividades com limites de tempo e espaço, regras definidas, obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente e apreciação do ato de brincar em si.

10 ideias para promover atividades físicas na escola: esse conteúdo pode ser impresso e espalhado pela escola, para que os jovens brinquem de maneira organizada nos espaços de convivência.

Jogos e Brincadeiras: o nome já explica, né? Sugestões inusitadas de jogos e brincadeiras para jovens de todas as idades.

Folclore e esportes: você sabia que o folclore brasileiro possui vários jogos e brincadeiras que podem ser levados para a aula de Educação Física? Aprenda alguns com esse material.

Reciclar para brincar: com a ajuda desse PDF, o professor pode ensinar diferentes brincadeiras com materiais reciclados, trabalhando também o respeito ao meio ambiente.

Flagball: parecido com o futebol americano, mas muito mais simples e seguro de ensinar aos alunos.

UNIDADE TEMÁTICA 2: ESPORTES

Reúne os esportes formais e informais. Antes de falarmos sobre eles, vale lembrar da importância de um aquecimento apropriado para evitar lesões na aula. Clique aqui para ver sugestões de aquecimentos criativos. E aqui para conhecer outras formas de evitar que seus alunos se machuquem.

Na BNCC, os esportes são divididos em sete categorias:

Marca: esportes com recorde de tempo, distância, peso. Confira os cursos do Impulsiona que se encaixam nessa categoria: Atletismo e Miniatletismo (ambos certificados pela Confederação Brasileira).

Precisão: esportes cujo objetivo é acertar um alvo específico. Exemplos no Impulsiona: Esgrima, tiro com arco e golfe (todos os cursos ensinam o professor a construir o equipamento esportivo com materiais alternativos, reciclados ou baratos).

Técnico-combinatório: esportes em que a disputa é pela qualidade do movimento de acordo com critérios pré-estabelecidos. Exemplo: ginástica artística.

Rede/quadra dividida ou parede de rebote: esportes cujo objetivo é lançar a bola em direção à quadra adversária sem que o oponente consiga devolver. Alguns conteúdos do Impulsiona que se encaixam nessa categoria: tênis, tênis de mesa, badminton, vôlei sentado.

Campo e taco: esportes em que, com movimentos de rebatida, busca-se deixar a bola o mais longe possível do adversário. Exemplos: hóquei e beisebol.

Invasão ou territorial: esportes em que uma equipe precisa ocupar e levar um objeto ao espaço do adversário. Conteúdos do Impulsiona nessa categoria: rugby, futebol de 5, futebol e futsal.

Combate: esportes de luta. Algumas opções do Impulsiona para ajudar o professor: judô e karatê, luta Olímpica.

UNIDADE TEMÁTICA 3: GINÁSTICAS

Divididas em ginástica geral (a que conhecemos mais comumente com acrobacias, por exemplo); ginástica de condicionamento físico (visa melhorar a condição física, como a laboral); e ginástica de conscientização corporal (movimentos mais suaves e de percepção do corpo, como o yoga).

O Impulsiona tem dois conteúdos gratuitos que se encaixam nessa categoria. O primeiro é o curso de ginástica artística. O segundo é ainda mais inovador: uma aula digital sobre atividades circenses.

UNIDADE TEMÁTICA 4: DANÇAS

Incluindo suas formas individuais, em dupla ou em grupo. Com o conteúdo do Impulsiona, até o professor que não sabe dançar vai conseguir ensinar aos alunos. Acesse aqui.

UNIDADE TEMÁTICA 5: LUTAS

Além das lutas mais conhecidas, podem ser contempladas as tradicionais brasileiras (capoeira, huka-huka, luta marajoara etc.), e de outros países (judô, aikido, jiu-jítsu, muay thai, boxe, etc.). No Impulsiona: judô e karatê, luta Olímpica.

UNIDADE TEMÁTICA 6: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA

Atividades em que o participante supera um ambiente desafiador. São divididas em práticas na natureza (corrida orientada, arborismo, etc) e no ambiente urbano (parkour, skate, etc). Para esse conteúdo, você pode fazer o curso de Esporte Orientação, ou baixar a aula gratuita de skate.

A BNCC ressalta ainda a importância de, sempre que possível, oportunizar aos estudantes práticas corporais no meio aquático, aprendizado importante para o lazer e segurança dos jovens.

O documento também sugere a distribuição das unidades temáticas e conteúdos de acordo com os anos do Ensino Fundamental. Veja os quadros a seguir:

 

BNCC no Ensino Fundamental 2

 

ENSINO MÉDIO

No Ensino Médio, a BNCC orienta que os alunos experimentem novas brincadeiras, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas corporais de aventura. Mas nessa etapa de ensino, eles precisam ser desafiados a refletir sobre essas práticas de modo social ou cultural.

Os professores devem colaborar na conscientização sobre as potencialidades e os limites do corpo, a importância de uma vida ativa e a manutenção da saúde.

É importante também discutir a utilização dos espaços públicos e privados para o desenvolvimento de práticas corporais, em prol da cidadania e seu protagonismo comunitário.

Esse conjunto de experiências poderá desenvolver o autoconhecimento e o autocuidado com o corpo e a saúde, a socialização e o entretenimento.

A Educação Física no Ensino Médio, segundo a BNCC, também deve favorecer o diálogo com as demais áreas de conhecimento. Os esportes assumem grande potencial na tomada de decisões éticas em defesa dos direitos humanos e dos valores democráticos.

Para trabalhar a Educação Física como elemento de desenvolvimento socioemocional, veja abaixo algumas opções do Impulsiona:

Metodologias Ativas: esse curso ajuda o professor a usar a Educação Física como ferramenta para formar jovens mais autônomos, confiantes e protagonistas do próprio aprendizado.

Competências socioemocionais: apesar dessa expressão estar na moda no universo da educação, você sabe como aplicá-la na prática? Confira dicas nesse conteúdo gratuito.

Aceitação corporal: no Ensino Médio, muitas vezes os jovens estão inseguros quanto ao próprio corpo. Saiba como promover mais autoconfiança nas aulas de Educação Física. Aproveite e veja essa aula digital de doping. Ela serve de gancho para discussão do uso de anabolizantes com os alunos mais velhos.

Combate ao sedentarismo: uma juventude sem esportes muitas vezes leva a uma fase adulta sedentária.

Movimento Paralímpico: esse curso certificado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro ensina o professor a levar esportes para pessoas com deficiências para todos os alunos, promovendo assim respeito e inclusão.

Igualdade de gêneros no esporte: tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, o professor de Educação Física tem a responsabilidade de dar aulas inclusivas e fortalecer a ideia de o esporte é para todos.

Ufa, professor! Por hoje é só. Espero que essa matéria e os conteúdos sugeridos sejam úteis para você se adaptar a nova BNCC da Educação Física.

E aí, gostou? Para deixar sua crítica, elogio ou sugestão, é só comentar abaixo!!

Deixe seu comentário

88 comentários

Deixe uma resposta para Rodrigo Cavalcanti Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Avatar Jeferson berwanger disse:

    Material interessante!

  2. Avatar FRANKLEY MARLYSON disse:

    Parabéns a todos os envolvidos na elaboração deste material, esse material é muito esclarecedor e com certeza irá servir bastante para o desenvolvimento de nossas atividades diárias. Obrigado.

  3. Avatar Mariana Silva Barros disse:

    Material bem esclarecedor.

  4. Avatar Yanca Leão de Oliveira disse:

    Ótimo

  5. Avatar Leonardo Carvalho de Alencar disse:

    Sensacional !!!

  6. Avatar Rosane disse:

    Muito boa as sugestões, já trabalho com esse tipo de esporte. Olimpico e Paraolímpico, agora tenho podido trabalhar com anatomia básica (cérebro x aprendizagem) com o ensino fundamental II pra minha surpresa há um interesse surpreendente dos alunos.

  7. Avatar Francinete disse:

    Material super útil, obrigada

  8. Avatar AUDILEIA DO SOCORRO ROSA NUNES disse:

    Gratificante e ainda tirei algumas duvidas

  9. Avatar Maria Aline Serafim De Andrade disse:

    Amei esse planejamento, ajudou- me bastante

  10. Avatar Thiago Queiroz disse:

    Gostei muito

  11. Avatar Michelle Zappa disse:

    Obrigada Equipe Impulsiona!! Estes conteúdos são maravilhosos e ajudarão muito em minhas aulas, pois as tornarão muito mais ricas!! Obrigada pelo carinho e empenho de vocês!! Forte Abraço!

  12. Avatar Sérgio Feitosa da Costa disse:

    Parabéns, excelente material!!!

    1
    1
  13. Avatar Abigail Gaspar disse:

    Amei !!!

  14. Avatar Luiz Carlos Nascimento disse:

    Muito bom !! Tenho certeza que as aulas seram um sucesso.

  15. Avatar CLEIDIMARA ALVES disse:

    Material de excelente qualidade!

  16. Avatar Gleidson Ferreira Varejão disse:

    material excelente ajudou demais

  17. Avatar Michele Pedroso disse:

    Conteúdos e materiais excelentes!!!

  18. Avatar Cynthia Alvim disse:

    Incrível todo material que acesso de vocês!

  19. Avatar Mariana Barros disse:

    Material excelente, nos norteia para elaboração de nossas atividades.

  20. Avatar franklin oliveira disse:

    Muio bom. tem me ajudado muito. Parabéns.

  21. Avatar Adriana Bezerra disse:

    Simplesmente show! Material bastante rico.

  22. Avatar Daniel Victor dos Santos disse:

    Realmente, vcs estão de parabéns por esta e por outras matérias que vcs abordam com bastante propriedade, e nos enriquecem o currículo escolar. Obrigado.

  23. Avatar antonio araujo oliveira disse:

    muito bom o resumo. facil entendimento

  24. Avatar Waldomiro Vega dos Santos disse:

    A “Capacitação” para as pessoas que acompanham crianças em desenvolvimentos de movimentos físicos, necessita de maior atenção pedagógica para comportamentos pessoais. Ou seja, as pessoas que ensinam às crianças e adolescentes sobre as necessidades de movimentos físicos, devem somente pensar no incentivo de seu próprio trabalho. E quando falamos em trabalho, não falamos em emprego! Ou seja, a pessoa que executa este tipo de trabalho, jamais poderá pensar em seus ganhos de finais de mês e principalmente, nunca pensar em uma “fama” que poderá ser alcançado por um aluno, crianças ou adolescentes que praticarão o aprendido por esta pessoa. Pois esta pessoa estará lidando com alunos, crianças e adolescentes, para o desenvolvimento dos movimentos físicos deles(as). Um grande exemplo que temos nesta vida, são a maioria dos times de Basquetebol dos Estados Unidos. Pois quase todos foram criados dentro de escolas e universidades.

  25. Avatar Lucilene de Pinho Ferreira disse:

    Fantástico o conteúdo! Grata.

  26. Avatar cleia disse:

    muito enriquecedor o material. .obrigada!

  27. Avatar Marilyn Vieira Lima disse:

    Conteúdo rico! Muito bom!

  28. Avatar weliton de freitas silva disse:

    Parabéns pela elaboração do material. A BNCC irá possibilitar uma melhor integração de conteúdos em relação aos diversos Estados da Federação.

  29. Avatar Eudes Santos de Araujo disse:

    Parabéns pela ótima iniciativa do grupo impulsiona.

  30. Avatar Geraldo Aguilar disse:

    Muito bom o conteúdo da BNCC. É de suma importância a necessidade de aprimorar e atualizar os novos eixos temáticos. Geraldo Aguilar – Pedro Leopoldo – MG

  31. Avatar Raimunda dos Anjos Silva disse:

    Boa noite colegas, realmente informações esclarecedoras, de fa6 compreensão.

  32. Avatar Fernando disse:

    bom material , vai me ajudar muito

  33. Avatar Andreza Lovato disse:

    Muito boa a matéria. Ajudou muito. Obrigada!

  34. Avatar Igor Pinheiro disse:

    Obrigado por nos ajudar. Continuem postando materiais que aprimoram nossa prática docente.

  35. Avatar Larissa Freitas disse:

    Obrigada por compartilhar.Otimo material!!

  36. Avatar Ronaldo Oliveira de Assis disse:

    Estou muito satisfeito com o material disponibilizado pelo Impulsiona. São temas recorrentes e abordados com ótima qualidade gráfica, ilustrando com riqueza o cotidiano do Professor de Educação Física. Obrigado!

  37. Avatar Max Fernandes disse:

    Parabéns ! Vocês coadjuvam de forma profusa para o desenvolvimento da Educação Física Escolar !

  38. Avatar Roberta de Carvalho da Silva disse:

    Material excelente , converteza vai me ajudar e muitas outras pessoas

  39. Avatar Marcos Antonio Vianna disse:

    Muito bom o material.

  40. Avatar Marcelo Mendel disse:

    Ótimo material! É muito bom ter dicas novas para aplicar nas aulas. Parabéns!

  41. Avatar José disse:

    Saudações! Muitos dos conteúdos e habilidades propostas na BNCC, eu já trabalhava com os alunos, tendo em vista que tive acesso ao material de subsídios produzido por professores do estado e da Universidade Federal de Sergipe do ano de 2006.

  42. Avatar WERLANE FERNANDES disse:

    Muito bom, texto bem elaborado e de fácil compreensão. Obrigado e PARABÉNS!

  43. Avatar Fabiana disse:

    Estou adorando, sempre é bom reciclar, relembrar e aprender ideias novas.

  44. Avatar Franklin disse:

    Edua bom dia! Parabéns pela compilação do material. Abraços, Franklin

    1. Avatar Franklin disse:

      Edu, desculpe saiu uma letra a fora do contexto

  45. Avatar Creunice disse:

    Muito bom vai nos ajudar bastante. Aqui na nossa escola já estamos planejando conforme a BNCC.

  46. Avatar HORTÊNCIA PRATES disse:

    ótimo! adorei!!!!

  47. Avatar Carlos Da Silva Brito disse:

    Muito bom. Texto bem elaborado, conteúdo excelente.

  48. Avatar Cynthia Reis Alvim disse:

    Estou adorando acessar os materiais do Impulsiona. Agrega valor a minha prática docente!

  49. Avatar Roberto Facchinello disse:

    Excelente o material, tenho acessado muitos conteúdos e todos de grande valia e extremamente didáticos.

  50. Avatar airton santos disse:

    Excelente conteúdo, rico nas informações, dicas e esclarecimentos. Se nós professores, coordenadores e diretores conseguirmos alcançar o máximo de aplicação com certeza teremos melhores cidadãos, e esses mais saudáveis e felizes .

  51. Avatar Wyrmonds Coelho dos Reis disse:

    muito bom

  52. Avatar jean disse:

    Ótimo material. Meus parabéns, espero que continue nos ajudando. Abraços

  53. Avatar Aline Brito disse:

    Ótima matéria! Com certeza ajudará muitos professores que ainda estão um pouco perdidos em relação a nova BNCC!

  54. Avatar wilson disse:

    Parabéns, Material muito bom e didático!

  55. Avatar MARCOS ANTONIO RODRIGUES DANTAS disse:

    Otimo material para nos professores termos um noção para preparar as aulas de educação fisica

  56. Avatar FRANCISCO REVOREDO disse:

    Na nossa escola, a BNCC já está em vigor em todas as matérias, principalmente em EF, à partir deste ano!!!

  57. Avatar Rodrigo Cavalcanti disse:

    O time impulsiona está de parabéns perfeito material excelente.

  58. Avatar Livia disse:

    Muito bom material. Adorei!!!

  59. Avatar José Geyan Lavoisier da Silva Lourenço disse:

    Ótimo conteúdo, vai ajudar muito nas aulas de Educação Física

  60. Avatar DENISE disse:

    Muito bom

  61. Avatar josafá ROCHA disse:

    gostei muito

  62. Avatar josafá ROCHA disse:

    muito bom

  63. Avatar Bartholomeu Arruda Cedrim Júnior disse:

    Material muito bom, de fácil compreensão. Será uma excelente contribuição nas aulas de Educação física. Importante também a relação de todos os conteúdos com a BNCC.

  64. Avatar João Ferreira Marques Filho disse:

    Muito bom o material. Parabens ao grupo

  65. Avatar Jane Bordim disse:

    Não consegui ler todo o material agora, mas muito empolgada. Não vejo a hora de continuar.

  66. Avatar Carlos Tiradentes disse:

    Estamos caminhando no rumo certo muito bom este trabalho.

  67. Avatar Luciana Coelho disse:

    Parabéns pelo material, bem objetivo, prático, aplicável e que facilitou demais para mim. Obrigada pela contribuição. Parabéns a todos os envolvidos.

  68. Avatar Mônica disse:

    Muito Bom!!!!! Impulsiona como sempre nos ajudando a melhorar nossa prática 🙂

  69. Avatar Marli Teresinha Dziura Janiszevski disse:

    Simplesmente demais todo o material.

  70. Avatar Antenor disse:

    Seria legal a possibilidade de ter esse conteúdo explorado em um livro.

  71. Avatar Antenor disse:

    Muito top, estão de parabéns. Sou graduando em Educação Física licenciatura, e estava querendo ter noção de como trabalhar o infantil de 0 á 7 anos, e vocês me ajudaram muito. Desde já, obrigado.

  72. Avatar Vinicius disse:

    Bom, td conhecimento é de excelente importância e esse hj é essencial…

  73. Avatar Nemezio disse:

    Excelente muito obrigado pelo material, enriquece muito meus conhecimentos

  74. Avatar Julio Contin disse:

    Não perco uma matéria do Impulsiona,virou minha biblioteca virtual.
    O impulsiona amplia nosso leque de possibilidades em sala de aula.
    Muito obrigado por nos proporcionar diariamente esse riquíssimo suporte!!

  75. Avatar Valéria disse:

    Os conteúdos do impulsiona tem contribuído muito para minhas aulas. Obrigada !

  76. Avatar FÁBIO COSTA disse:

    material excelente! parabéns.

  77. Avatar Frank Rui Oliveira Leopoldo disse:

    Excelente o material

  78. Avatar Isabel Rezende disse:

    Boa noite. Eu adoro as sugestões de aula e o material. Fiz no bimestre passado o Fort nite adaptado para a quadra, que foi a sugestão do impulsiona. Construímos juntos algumas regras e depois da pratica alteramos e acrescentamos outras regras.
    Obrigada
    Isabel

  79. Avatar Carlison disse:

    Muito bom

  80. Avatar Edimara Meireles de Jesus disse:

    Parabéns! Sugestões muito ricas. Tem me ajudado muito. Grata!!!

  81. Avatar Marlene disse:

    Gostei muito obrigado até a próxima

  82. Avatar guttemberg costa disse:

    muito bom o resumo ajuda muita a ter uma base curricular e a expandir horizontes de ideias e aprendizados onde devemos elabora e construir juntos com os alunos.

  83. Avatar Marlene Gomes Ferreira e Neris disse:

    Ola Edu, amei o BNCC de educação física isso que vcs fizeram contribui muito para a aprendizagem dos alunos. E os planejamentos de aulas para todos os niveis da educação.Qualquer profissional que tiver acesso a este resumão prepara uma aula criativa e participativa para os alunos em geral.
    Por favor pode mi enviar todas as novidades que aparecer,não só de educação física mas na área da educação em geral porque é uma área que amo de paixão.Mesmo com minhas dificuldades.Obrigada por tudo. Um abraço a todos que contribuiram para esta matéria.

  84. Avatar Elson Oliveira disse:

    Fantástica a iniciativa…Parabéns ao Impulsiona. Esse tipo de post auxilia muito aos profissionais a organizarem e sistematizarem os conteúdos.

  85. Avatar Andrea disse:

    Excelente conteúdo ,muito obrigada.

  86. Avatar Jeverson Jackson disse:

    Parabéns a vocês do impulsiona, minhas aulas viraram outras depois que conheci o impulsiona, em especial ao Edu. Adoro receber essas novidades e materiais diferenciados, estou aplicando em minhas aulas. Assim que conclui-las envio as fotos pra vocês. Mas estou muito satisfeito e todo profissional que visa o crescimento e atualização profissional deveria estar cadastrado no impulsiona. Abraços