Histórias Inspiradoras

Pac-Man: leve um dos jogos mais famosos do mundo para a sua aula!

Atividade baseada no jogo conhecido como “Come-Come” pode movimentar a aula de Educação Física

Não importa a idade: todo mundo já jogou Pac-Man alguma vez na vida. Também conhecido como “Come-Come” no Brasil, esse jogo, um dos mais populares da história, pode ser adaptado facilmente para a aula de Educação Física. O Impulsiona preparou um passo a passo para te ajudar em cada fase dessa brincadeira! E se quiser salvar ou imprimir para não esquecer nenhuma regra, clique AQUI!

1) Entendendo o Pac-Man
Bom, se por acaso você nunca jogou Pac-Man, a gente te explica rapidinho. A mecânica é muito simples: o jogador é uma cabeça redonda e amarela, com a boca abrindo e fechando, dentro de um labirinto cheio de pastilhas. O objetivo é comer todas as pastilhas sem ser alcançado pelos fantasmas.

Pac-Man pode ser adaptado para a aula de Educação Física

2) Material necessário para a brincadeira
Nada! A vantagem dessa brincadeira é que não precisa de nenhum equipamento especial. A única coisa necessária é um espaço com linhas marcadas. Então pode ser uma quadra esportiva, ou na falta dela, um pátio com fitas ou barbante no chão.

3) Regras
Para essa atividade, o Pac-Man original vai ser um pouco transformado: ele é quem persegue os outros! Funciona assim:
– Escolha 2 alunos da turma para serem Pac-Men.
– Eles começam no centro da quadra.
– Os outros alunos devem se espalhar pela quadra.
Atenção: TODOS, incluindo os Pac-Men, são obrigados a se movimentarem somente em cima das linhas!
– Os Pac-Men devem perseguir os colegas com os braços esticados abrindo e fechando, como uma boca.
– Quando um aluno for encostado pelo Pac-Man, ele também se transforma em Pac-Man.
– Ganha quem for o último a ser alcançado!

4) Benefícios da atividade
A brincadeira de Pac-Man, além de reunir meninos e meninas, trabalha a estratégia dos alunos, que precisam encontrar os melhores caminhos na quadra para escaparem. Também é uma atividade que promove a disciplina e fair-play na Educação Física, já que os jovens só podem se movimentar em cima da linha.

5) Para facilitar o entendimento
Apesar do vídeo abaixo estar em inglês, ele ajuda bastante a exemplificar a brincadeira! E lembre-se: para salvar ou imprimir esse passo a passo, clique AQUI!

Gostou, professor? Se fizer essa brincadeira na sua escola, mande fotos e vídeos para contato@impulsiona.org.br e nós divulgamos nas nossas redes!

66
Deixe um comentário

avatar
58 Todas os comentários
8 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Aluizio Figueiredo Gomes Neto
Visitante
Aluizio Figueiredo Gomes Neto

Muito obrigado! Bom dia! Uma sugestão para a atividade é que também pode ser incrementada com estações de salvamento, estações de prendas ( polichinelo, agachamento, flexões plantares e dorsiflexões, saltos pliométricos, rotações no próprio eixo…) para que os alunos não sejam pegues na devida Estação. E desde já agradeço ao compartilhamento da atividade!

Eliane Silva Miranda Fernandes
Visitante
Eliane Silva Miranda Fernandes

Que legal! Farei com as minhas turmas com certeza.

Thiago
Visitante
Thiago

Legal vejo hra começa da aula!

Eraldo de Andrade Teixeira
Visitante
Eraldo de Andrade Teixeira

Bacana, gostei

Lilia Rosa
Membro
Lilia Rosa

Muito legal

Maria Claudia
Visitante
Maria Claudia

É bom conhecer outras vivências, compartilha-las torna o conhecimento mais rico e fortalecido…

Renata Pascale Gireli Oliveira
Visitante
Renata Pascale Gireli Oliveira

Muito bom perceber que atividades parecidas com a que já realizo na escola, como o pega-pega ruas e avenidas, com algumas adaptações e criatividade, se torna um jogo digital fora da “telinha” que irá incentivar a participação de todos no tema.

Alessandra Kally Ciardi Barbosa
Visitante
Alessandra Kally Ciardi Barbosa

Muito inspirador a desenvolver aulas diferenciadas seguindo o currículo. Usamos as linhas da quadra para obter referencias das atividades e relacionar ao virtual.. Usamos o Tik Tok com danças e representar por turmas .

Talyne
Visitante
Talyne

Sempre realizo essa atividade de forma prática. Utilizando as linhas da quadra como referência.
Pega pega pac man.

Osvaldo Rodrigues de Oliveira
Visitante
Osvaldo Rodrigues de Oliveira

Esta atividade tem certa semelhança com o pega pega “Rua/Avenida”, mas a proposta se faz interessante por mais esta adaptação de jogo eletrônico para o jogo presencial.

Carla de Jesus Almeida
Visitante
Carla de Jesus Almeida

A proposta de transformar o jogo eletrônico em prática na quadra abre a mente para várias adaptações de jogos.

Wilson Araujo dos Santos
Visitante
Wilson Araujo dos Santos

Gostei, atividade muito legal.

Wilson Araujo dos Santos
Visitante
Wilson Araujo dos Santos

Atividade muito legal.

Elisabete AraujoBueno
Visitante
Elisabete AraujoBueno

Com certeza bem interessante

Luiz Carlos O. da Silva
Visitante
Luiz Carlos O. da Silva

Boa noite.
Irei realizar esta brincadeira parece bem legl.

Andrea Bissi
Visitante
Andrea Bissi

Amei!!

Adriana
Visitante
Adriana

Muito legal!!!

marcus wilson furquim casanova de oliveira campos
Visitante
marcus wilson furquim casanova de oliveira campos

CRIATIVO, PARECE NOSSO PEGA-PEGA SOBRE AS LINHAS, SÓ MUDA DE NOME E CONTEXTUALIZA COM O JOGO DIGITAL ANTIGO DOS VÍDEOS GAMES..

Viviane
Visitante
Viviane

Muito lega! Estou trabalhando jogos eletrônicos e o foco e jogar para a prática. Vou fazer. Obrigada!

Rosana Araújo
Visitante
Rosana Araújo

Olá!! Já tinha feito com meus alunos do 3 médio e fizereram na sala com as carteiras, foi muito divertido e hj estava passando para o 6 ano. Fico feliz em ver que as aulas de vcs casam com os conteúdos do estado, adoro este site.

Kaylane Rebeca
Visitante
Kaylane Rebeca

Muito obrigado
Com essa pesquisa eu e minha amiga vamos consegui pontos extras
Muito obrigado mesmo

Kaylane Rebeca
Visitante
Kaylane Rebeca

Nossa muito obrigada com essa pesquisa eu consigo pontos extras muito obrigado mesmo

Gabi
Visitante
Gabi

Como e pra jogar?

Tiago Oliveira
Visitante
Tiago Oliveira

Amo esse jogo, como tudo nos anos 80

Erica
Visitante
Erica

Muito bom! Obrigada.

Marciano Pereira Barros
Membro
Marciano Pereira Barros

Legal

Aline da Silva Barbosa
Membro
Aline da Silva Barbosa

Show

Ana Paula Almeida Maciel
Membro
Ana Paula Almeida Maciel

Obgda.

Ana Paula Almeida Maciel
Membro
Ana Paula Almeida Maciel

Show vou realizar….

Leandro
Visitante
Leandro

Muito legal, vou tentar na escola e ver como funciona depois comento.

Clemilson De Castro
Membro
Clemilson De Castro

Top, pretendo utilizar em pó breve.

RONAS MARTINS JUNIOR
Membro
RONAS MARTINS JUNIOR

Adorei sim

Jonas Correa
Visitante
Jonas Correa

Muito boa essa ideia estou fazendo um estágio no ensino fundamental e utilizarei está brincadeira no meu plano de aula ok

guttemberg tavares
Membro
guttemberg tavares

muito criativo e dinâmico ajuda muito a metodologia dos alunos em ponto de recreativo escolar.

Thiago de Silos
Visitante
Thiago de Silos

gostei muito, já tinha utilizado antes. o pessoal do impulsiona é demais, uma pena que estou me formando e ainda sem tempo de ver e fazer todos os conteúdos que vocês passam.

Viviane Pini
Visitante
Viviane Pini

Muito legal a sugestão de aula, pq tbm nas aulas de educação física temos q trabalhar os games e as Nova tecnologias. Parabéns.

Maritania Schneider Ferreira
Membro
Maritania Schneider Ferreira

Olá!!! Já trabalho essa brincadeira com meus alunos a muito tempo e eles adoram. Criamos até uma Variante que é Pac Man com Coringa.

Livian Cristina Farah
Visitante
Livian Cristina Farah

Muito legal! Da pra trabalhar com Ensino Medio tbm qdo se fala em jogos virtuais, trazer o virtual p quadra! A ideia de quem for pego virar obstaculo é muito interessante, pode ser um “proximo nivel” do jogo.
Pode ser interessante tbm usar uma identificação, tipo uma mascara ou um crachá gigante (só ideias) , que seja de um lado Pac Man e do outro fantasma. Quando for pego, vira a identificação e pronto.
.

Maria Luzenilda Mota de Andrade
Visitante
Maria Luzenilda Mota de Andrade

Nossaaa que show. Já fiz essa brincadeira mas como manja pega, só podia correr em cima das linhas da quadra, é muito divertido. Agora que estou trabalhando com o ciclo, vou elaborar uma aula com meus pequenos Pac-Man..

Ricardo Aparecido de Oliveira
Visitante
Ricardo Aparecido de Oliveira

Já realizei esta atividade com as crianças do Fundamental I e adolescentes do Fundamental II da minha Escola Municipal….E agora estou adaptando a mesma atividade para alunos com deficiência (PcD); chamando-a de Pacman Sonoro para Deficientes Visuais, e executado também em um dos nossos Festivais (Goalball), para todas as deficiências (DI/DF/DV/PC)…

FRANCISCO REVOREDO
Membro
FRANCISCO REVOREDO

Já realizava na escola, porém com menos linhas e com o nome de jokempô!!! Muito bom!!!

UESLHY DE JESUS SANTOS
Visitante
UESLHY DE JESUS SANTOS

Muito bom!

Edilaine Inês Haas
Visitante
Edilaine Inês Haas

Adorei, bem criativo, acho que os alunos irão amar.

José Luciano Mendes Sales
Visitante
José Luciano Mendes Sales

Excelente alternativa!!!

Grisel
Visitante
Grisel

Adorei a ideia! Eu já faço com meus alunos uma brincadeira parecida, utilizando as linhas da quadra de vôlei.
Vou mandar a descrição e um vídeo demonstrando

Átila
Visitante
Átila

Excelente ideia!

Paulo Giovanni da Silva
Visitante
Paulo Giovanni da Silva

Trabalho essa brincadeira com meus alunos há alguns anos, amante do jogo, eu comecei dando essa atividade para eles de uma forma diferente, porém com o mesmo nome Pac-man, sendo que quem fosse pego pelo pac-man ficaria sentado naquele local criando um obstáculo para os que ainda não haviam sido pegos, estes deveriam desviar destes obstáculos sem pulá-los e sem sair da linha.

ROBERTO FACCHINELLO
Visitante
ROBERTO FACCHINELLO

Show de bola. Atividade simples, sem necessidade de material.

Regina Célia Lourenço Varella
Visitante
Regina Célia Lourenço Varella

Super legal a atividade. Vou socializar com meu professor de Educação Física.

ERIVAN
Visitante
ERIVAN

VOU INCLUIR ESTA ATIVIDADE NAS MNIHAS AULAS.