Cobertura

Jogos e Brincadeiras

Oficina com Tiago Paçoca e Alípio Rodrigues, fundadores do LAB-BRINCAR, apresenta jogos e brincadeiras como ferramentas lúdicas de educação

Nos dias 9 e 10 de agosto, o I Congresso de Educação Esportiva: O Esporte e seu potencial transformador promoverá a oficina “Jogos e Brincadeiras” com a presença dos escritores, palestrantes e educadores físicos Tiago Aquino Paçoca e Alípio Rodrigues. O encontro apresentará a pedagogia da brincadeira e como aliar este conceito ao esporte.

 

“A ideia da oficina é vincular as brincadeiras e jogos ao esporte. Uma das ações mais importantes dentro da pedagogia lúdica é a experiência cultural e prática que a criança tem antes do esporte acontecer. Essa experiência prévia faz com que as crianças tenham, inicialmente, aderência ao esporte de forma não performática. Não precisamos que ela tenha uma boa performance no esporte nesse primeiro momento e sim uma vivência relacionada à modalidade. Não tem melhor nem pior, não tem o grupo que ganha ou perde”, explica Tiago Paçoca, autor de 40 livros sobre Educação Física, Educação e Gestão.

 

Durante a oficina, os participantes terão contato com conteúdo teórico e prático, que permitirão aos educadores criar seus próprios jogos utilizando como base regras ou composições similares ao de modalidades esportivas para desenvolver habilidades e competências. “Vamos apresentar o Fichário de Jogos, um catálogo de como funciona cada jogo, qual a faixa etária indicada, os materiais utilizados, os valores trabalhados, entre outros aspectos. Assim, os professores podem explorar e aplicar os jogos de forma criativa”, conta Tiago.

 

Para Alípio Rodrigues, especialista em Recreação, Educação Física e Educação, a metodologia dos jogos e brincadeiras facilitam a construção do conhecimento. “Professores de outras disciplinas também podem utilizar os jogos como ferramenta pedagógica e isso pode ser feito não só na escola como em qualquer outro espaço educacional. É com a prática dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo que está ao seu redor, desenvolvem as múltiplas linguagens, exploram e manipulam objetos, organizam seus pensamentos, descobrem e agem com as regras, assumem papel de líderes e se socializam com outras crianças”, diz.

 

Oficina 5 – Jogos e Brincadeiras

Datas: 9 ou 10 de agosto de 2019

Horário: 14h30 às 17h

I Congresso de Educação Esportiva: O Esporte e seu potencial transformador

 

Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca)

Graduado em Educação Física (FMU). Membro do LEL – Laboratório de Estudos do Lazer – UNESP/ Rio Claro. Member of the World Leisure Organization. Coordenador da Pós-Graduação em Lazer e Recreação – FMU e USCS. Autor de 42 livros em Gestão, Educação Física e Educação. Diretor da Kids Move Consultoria, Entretenimento SP, Florescer Bebês, Lab-Brincar, Brincadeiras e Jogos e Editora Supimpa. Consultor e Palestrante Internacional. Site – www.professorpacoca.com.br

 

Alipio Rodrigues Pines Junior

Graduado em Bacharelado em Lazer e Turismo (USP) e em Educação Física (UNIBAN). Mestre em Ciências da Atividade Física (USP). Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL/USP/CNPq). Professor da Universidade Anhanguera de São Paulo e Universidade Anhembi Morumbi. Autor de 15 livros em Recreação, Educação Física e Educação. Coordenador da Pós-Graduação em Recreação e Lazer FMU e USCS. Diretor da Entretenimento SP, Brincadeiras e Jogos, Editora Supimpa e Lab-Brincar.

Deixe seu comentário

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *