Histórias Inspiradoras

6 grandes males para quem não pratica esportes na infância

A infância é a fase da vida do ser humano na qual começa o seu processo de formação, criando assim sua identidade no mundo

Um dia de sol é um prato cheio para as crianças, e tudo que elas precisam para deixar esse cenário ainda melhor é uma brincadeira. Se você conseguir uma bola para elas então, é diversão garantida por horas. Mesmo nesse tom de brincadeira, elas estão se exercitando, realizando atividades físicas, praticando esportes na infância. Elas correm, chutam, pensam, tudo isso é considerado esporte e é importante que comece a ser praticado ainda cedo, trabalhando fatores essenciais para o seu desenvolvimento saudável, seja no físico ou na mente.

E privar as crianças desses momentos de interação é prejudicial. A infância é a fase da vida do ser humano na qual começa o seu processo de formação, criando assim sua identidade no mundo.

Breno Rosostolato é psicopedagogo na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, e afirma que bons vínculos são essenciais nesse momento. “Uma criança é uma página em branco, e ela precisa internalizar regras, conceitos, diretrizes boas. Ao mesmo tempo que ela quer aprender, ela quer explorar o mundo, e esse aprendizado não pode vir em controle, tem que ter um direcionamento, e o esporte é uma boa maneira de aprender esses conceitos.”

Não praticar esportes, brincadeiras e atividades físicas leves durante a infância pode causar uma série de problemas, como:

1) Durante a prática de esportes e exercícios físicos, as crianças aprendem a ser parte de um grupo e seguir regras, lidando com a derrota e com a vitória e compartilhando a responsabilidade dos resultados, eliminando assim a dificuldade para trabalhar em grupo.

2) Um ambiente agradável, com brincadeiras e diversão faz com que as crianças se sintam envolvidas com o grupo e com a comunidade, o que evita o isolamento social, que é uma das principais causas de adoecimento mental infantil no mundo, como afirma a Organização Mundial da Saúde.

3) Uma pesquisa realizada pela revista médica britânica The Lancet concluiu que crianças precisam de pelo menos 90 minutos de exercícios físicos por dia, porque a falta dessas atividades contribui para o surgimento de diversos problemas de saúde, como estresse infantil, problemas respiratórios, cardíacos e de coluna. Além disso, quando damos aos pequenos um tempo para praticar esportes, elas naturalmente vão se desenvolver de maneira mais saudável.

4) Uma criança que se exercita é uma criança mais disposta a enfrentar, de maneira positiva, os obstáculos da vida, encontrando maneiras criativas de solucionar problemas, colocando o bem do grupo em primeiro lugar, ou seja, não há espaço para o negativismo.

5) Esportes na infância fazem com que as crianças se concentram melhor na sala de aula e no aprendizado diário, evita o surgimento de problemas na escola, e também os auxilia a melhorarem sua autoestima, conhecer o seu corpo, seus movimentos e coordenação, e é uma ótima maneira de expressão também.

6) Além disso tudo, um dos catalisadores de uma boa saúde, a realização de esportes evita o aparecimento de problemas no processo de socialização, e é uma prática fundamental na infância, contribuindo para o bom desenvolvimento do ser humano, em todas as suas potencialidades, sejam essas físicas, psíquicas ou sociológicas.
Meia hora de futebol com os amigos da rua, jogar taco com os vizinhos, soltar pipa, os esportes nessa fase contribuem para o desenvolvimento físico, motor e social das crianças, são atividades importantes.

+Quer saber mais sobre brincadeiras na infância? Baixe grátis o conteúdo Folclore e Esportes

E manter as crianças longe de parques e espaços ao ar livre, onde elas podem praticar atividades como subir em árvores, pular corda, brincar de pique-pega e esconde-esconde, brincadeiras que gastam energia e estimulam o desenvolvimento motor e social, pode trazer uma série de consequências perigosas, como a obesidade infantil, por exemplo.

Incentive essa prática, o movimento, a realização de esportes e contribua para a criação de uma geração mais ativa, colaborativa e ciente de si mesma.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Jaíni
Visitante
Jaíni

gostaria de ser informada de mais artigos como esse, parabéns ótimo trabalho de vocês continuem assim