Histórias Inspiradoras

7 atitudes que inibem o desenvolvimento do protagonismo juvenil

Confira sete posturas assumidas ao trabalhar com jovens que podem prejudicar o desenvolvimento do protagonismo juvenil

Quando um jovem se envolve na solução de problema reais, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso, temos diante de nós um quadro de participação genuína no contexto escolar. É esse tipo de atitude que chamamos de protagonismo juvenil.

A palavra protagonismo é formada por duas raízes gregas: proto, que significa “o primeiro, o principal”; agon, que significa “luta”. Agonistes, por sua vez, significa “lutador”. Protagonista é o mesmo que lutador principal, personagem principal ou ator principal.

Um dos caminhos para estimular o protagonismo nas escolas é entender os adolescentes e analisar as formas de agir em relação a eles. O jovem deve ser visto como solução e não como problema. É imprescindível que a participação do adolescente seja de fato autêntica e não simbólica ou manipulada.

Essas, na verdade, são formas de não-participação e podem causar danos ao desenvolvimento pessoal e social, além de minar a possibilidade de um convívio autêntico entre os alunos e seus educadores.

O educador não deve limitar-se à docência. Mais do que ministrar aulas, deve atuar como líder, organizador, animador, facilitador, criador e co-criador de acontecimentos por meio dos quais o educando possa desenvolver uma ação de protagonismo na escola. Além de um compromisso ético, a opção pelo desenvolvimento de propostas baseadas no protagonismo juvenil demanda do educador uma clara vontade política no sentido de contribuir para a construção de uma sociedade que respeite a cidadania e aumente os níveis de participação democrática. Para que isso ocorra, o professor deve evitar posturas que inibam a participação plena dos jovens.

Confira sete posturas assumidas ao trabalhar com jovens que podem prejudicar o desenvolvimento do protagonismo juvenil:

  • Anunciar decisões já tomadas, reservando aos jovens apenas o dever de acatar;
  • Decidir previamente e depois tentar convencer o grupo a assumir a decisão tomada pelo educador, como se fora sua própria decisão;
  • Apresentar uma proposta de decisão e convocar o grupo para discuti-la;
  • O professor apresenta o problema, colhe sugestão dos jovens e depois decide;
  • O educador apresenta o problema, colhe sugestões e decide com o auxílio do grupo;
  • O professor estabelece os limites de determinada situação e solicita aos adolescentes que tomem decisões dentro desses limites;
  • Deixar a decisão a cargo do grupo, sem interferir no processo que a originou.

Agora que você já viu o que não se deve fazer ao estimular o protagonismo juvenil, que tal desenvolver um projeto com os alunos da sua escola?

E quer saber a melhor parte?  O Impulsiona Educação Esportiva pode te ajudar nisso. No curso Incentivando o Protagonismo Juvenil auxiliamos educadores a usar o esporte como ferramenta para estimular a liderança dos jovens. Com nosso conteúdo você fica por dentro de atividades que vão instigar as crianças nas aulas e pode mudar a realidade de muitas delas.

242
Deixe um comentário

avatar
235 Todas os comentários
7 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Fernando
Visitante
Fernando

Legal

Vagner
Visitante
Vagner

Legal demais.

Rui Meireles
Membro
Rui Meireles

Muito bacana vê essas colocações pois nos ajuda a conduzir um grupo de adolescentes para uma tomada de decisão melhor e desenvolver o protagonismo !

Vilma AP M OLiveira
Visitante
Vilma AP M OLiveira

È muito interessante ler os comentarios e perceber que os mesmo são comuns no cotidiano escolar em relação a oportunidade que o Clube Juvenil oferece ao potencializar e estimular o Protagonismo dos alunos.

Maria de Lourdes Pavei da Cunha Luisa Frasson Pave
Visitante
Maria de Lourdes Pavei da Cunha Luisa Frasson Pave

Os alunos, de forma geral, sempre nos surpreende quando ficam em evidência em sala de aula, pois mostram uma autonomia, muito além do seu universo escolar

Vera L. P. Santos
Visitante
Vera L. P. Santos

O jovem quando é convidado a dar ideias e assumir responsabilidades, sempre acaba nos surpreendendo e é nesse momento que encontramos vários talentos.

Mariane
Visitante
Mariane

Muito interessante. refletindo sobre novos olhares quanto ao tema do protagonismo .

Viviane Menezes de Oliveira
Visitante
Viviane Menezes de Oliveira

O jovem enquanto protagonista se apropria das atividades escolares e sente parte integral da U.E.

Ingrid
Visitante
Ingrid

O jovem se vendo como protagonista sente mais vontade de participar das ações da escola.

Silvana
Visitante
Silvana

O Jovem sendo Protagonista torna-se independente e também contribui muito com o espaço escolar.

Juliene de Oliveira Teixeira
Visitante
Juliene de Oliveira Teixeira

O aluno protagonista contribui muito no processo ensino-aprendizagem, desenvolvendo seu interesse e autonomia

ALESSANDRA
Visitante
ALESSANDRA

GOSTEI MUITO, O PROTAGONISMO JUVENIL FAZ COM QUE OS ESTUDANTE TENHA A RESPONSABILIDADE E A
OPORTUNIDADE DE PLANEJAR ALGO FUTURO,

Jacira Silva dos Santos
Visitante
Jacira Silva dos Santos

Muito bom! e importante a orientação que não devemos tomar. Alguns desses passos mencionados
pois precisamos melhorar nossa postura.

Jaqueline Escobar
Visitante
Jaqueline Escobar

Achei muito bom, pois o jovem de hoje esta muito desacreditado!

MAiane Lima Santos
Visitante
MAiane Lima Santos

AS ORIENTAÇÕES SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O CRESCIMENTO PEDAGÓGICO

rita
Visitante
rita

Perfeito no auxilia no nosso dia a dia

Lourdes
Visitante
Lourdes

As orientações são boas, nos faz refletir melhor sob o protagonismo juvenil.

Roberta
Visitante
Roberta

Muito importante a orientação que não devemos tomar. Alguns desses passos mencionados preciso melhorar.

Márcia Sedano Fernandes
Visitante
Márcia Sedano Fernandes

Gostei muito, pois deixa claro que posturas devemos ter diante de nossas ações!

João Rosa Xavier
Visitante
João Rosa Xavier

A cada momento no processo de aprendizagem, devemos sonhar e envolver o estudante para ele entrar no sonho, produzir o percurso e a melhor maneira para aprender e ensinar.

REGIANI ZEFER LEITE ARAGÃO
Visitante
REGIANI ZEFER LEITE ARAGÃO

Perfeita as colocações, linguagem clara e bem objetiva que nos auxilia em nosso dia dia, para tomada de decisões.

Conceicao Aparecida Ferreira Reis
Visitante
Conceicao Aparecida Ferreira Reis

GODTEI MUITO DA OBJETIVIDADE DO CURSO, TIREI MUITAS DÚVIDAS. O PROTAGONISMO REAFIRMA A BUSCA DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E RINCIPALMENTE O DESAFIO DA APRENDIZAGEM.

Nereide Aparecida Dias dos Santos
Visitante
Nereide Aparecida Dias dos Santos

O material é esclarecedor e proveitso. O protagonismo quando praticado corretamente representa a efetiva inclusão do jovem no contexto escolar.

silvia baptista Cardoso
Visitante
silvia baptista Cardoso

O protagonismo tornam se sujeitos e objetos das açoes

Selma Momesso
Visitante
Selma Momesso

protagonismo leva o aluno a entender se como personagem central de suas ações, do seu aprendizado e acima de tudo o responsavel maior para consolidação de seu projeto de vida.

Elza da Silva Alves
Visitante
Elza da Silva Alves

O protagonismo desenvolve o interesse e autonomia dos estudantes.

Elaine
Visitante
Elaine

Protagonista juvenil é a melhor forma de fazer com que o aluno se sinta parte e responsável por algo.

selma moreira
Visitante
selma moreira

Protagonismo juvenil é uma forma do aluno obter estruturas em suas respostas e atitudes.

Elisvaldo Vieira
Visitante
Elisvaldo Vieira

É importante e fundamental que o estudante possa ter uma boa base de formação que dê a ele condições de poder analisar o seu mundo como realmente é ,podendo ser crítico e criativo.

Tainara
Visitante
Tainara

O Jovem Protagonista deve estar no centro do processo isso traz sentido ao estudante naquilo que ele faz.

Marlene
Visitante
Marlene

O protagonismo juvenil vem ao encontro da faixa etária desbravadora que se encontra nossos jovens.

Renata Osorio
Visitante
Renata Osorio

É fundamental estimular o protagonismo nos jovens para que possam desenvolver seu projeto de vida

marcos
Visitante
marcos

Deixar o jovem assumir seu protagonismo.

Osmélia M.F. Altimari
Visitante
Osmélia M.F. Altimari

Os jovens cobram de nós o melhor, e reconhecem quando “aquele” não é um bom profissional.

Andréa Rubira
Visitante
Andréa Rubira

conhecimento traz autonomia

Andréa Costa
Visitante
Andréa Costa

O protagonismo juvenil vem ao encontro da faixa etária desbravadora que se encontra nossos jovens.

Rosimeire Damasceno
Visitante
Rosimeire Damasceno

O aluno protagonista contribui muito no processo ensino-aprendizagem.

Maria Adriana Sálvio Fandino
Visitante
Maria Adriana Sálvio Fandino

excelente material

Vanilde Ferreira
Visitante
Vanilde Ferreira

O protagonista é o personagem principal que está no centro das ações. Ser autônomo, solidário ,e competente. O professor por sua vez deve sempre orientar dando suporte em suas ações

Gláucio Rafael
Visitante
Gláucio Rafael

Torná-lo centro do processo dá sentido ao estudante naquilo que ele faz.

Cecina Nobuco Iamanaka
Visitante
Cecina Nobuco Iamanaka

Jovem protagonista é o personagem principal que está no centro das ações. Ser autônomo, solidário ,e competente.

Daniel Fernando Martins Marcelino
Visitante
Daniel Fernando Martins Marcelino

A ideia de Protagonismo é voltado para o estudante, uma vez que, em tese, nós já formados, somos autônomos. Quem precisa aprender o caminho da autonomia são os alunos. Logo, formá-lo para isto com esmero cabe ao professor.

Michele Brito
Visitante
Michele Brito

O conhecimento traz autonomia.

Maria Emília Zuccoli Tosin
Visitante
Maria Emília Zuccoli Tosin

Excelente exposição. Faz reavaliarmos nossas práticas pedagógicas.

Sueli Dantas
Visitante
Sueli Dantas

Excelente material para trabalharmos com os estudantes ,incentivar o protagonismo e a autonomia.

Tânia Mara de Souza
Visitante
Tânia Mara de Souza

Proporcionar ações com o objetivo de incentivar o protagonismo, é desenvolver a autonomia, solidariedade e competência, estimulando a corresponsabilidade entre os todos os envolvidos.

Patricia Ribeiro
Visitante
Patricia Ribeiro

Iniciativa, espírito coletivo e boas práticas

Lea Correia
Visitante
Lea Correia

Trabalho maravilhoso e engajador.

LUCIANA RODRIGUES PEREIRA
Visitante
LUCIANA RODRIGUES PEREIRA

O estudante assume uma posição mais ativa no próprio processo de aprendizado e desenvolve habilidades socioemocionais enquanto aprende o conteúdo das disciplinas.

Gislane
Visitante
Gislane

O estudante ganha literalmente a autonomia para criar soluções em que ele se sinta motivado a resolver o problema

VERÔNICA MADALENA HOGENELST OLIVEIRA
Visitante
VERÔNICA MADALENA HOGENELST OLIVEIRA

*A prática esportiva auxilia o jovem a manter a saúde física, favorecendo sua qualidade de vida;
*Incentiva a disciplina e o respeito ao companheirismo ,no qual passa a transmitir valores do próprio esporte e respeito aos que o acompanha;
*Fortalece a integração social e a cooperação ,na qual têm a oportunidade de treinar e jogar em equipe , o convívio social ;
*Melhora a autoestima tornando se um jovem adulto saudável e confiante em suas parcerias.