Aulas digitais

A Gestão de Projetos e o Futebol

Nesta aula vamos aproveitar a paixão do brasileiro pelo futebol para apresentar conceitos básicos de gerenciamento de projetos

Baixar Material

Descrição do conteúdo

O Brasil é conhecido como o país do futebol: tem cinco títulos de Copa do Mundo, exporta jogadores para outros países, os campeonatos internos movem paixões e sua população vivencia o esporte para além das quadras e dos campos. Conhecer as regras básicas do esporte é tarefa fácil até para quem não gosta muito de assistir à bola rolando. Nesta aula, vamos aproveitar a paixão brasileira por futebol para apresentar conceitos básicos da gestão de projetos. Ficou curioso? Então, entre em campo com a gente para descobrir como isso tudo pode contribuir para que você realize sonhos.

No conteúdo abaixo — que você pode baixar gratuitamente! — vamos utilizar o futebol para conhecer os principais conceitos de gestão de projetos, listar as etapas de um projeto, identificar o perfil do gestor de projetos e perceber como é possível aplicar a gestão de projetos no dia a dia da escola e da vida pessoal dos alunos. Antes de tudo, precisamos ter em mente qual é o principal objetivo de um jogo de futebol e podemos assumir que é vencer campeonatos. Com isso, começamos a pensar tudo o que é necessário para atingir esse objetivo: dinheiro para arcar com os custos das temporadas, bons jogadores e boa equipe técnica, manter a infraestrutura para treinar, treinar para manter o time entrosado, cumprir a agenda de jogos. Tudo isso e mais um pouco requer planejamento, e é a partir desta ideia que podemos começar a falar em projeto.

No material que preparamos, você ficará por dentro da definição de projeto, suas principais características e quais são os elementos essenciais para compreender a gestão de projetos, tais como manter um cronograma, se aproximar de patrocinadores e interessados, a noção de risco e escopo, entre outros. Após isso, vamos saber quais são as principais etapas para a realização de um projeto para que, a partir dessas ideias, você possa realizar sonhos pessoais ou transformar o ambiente escolar!

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.