Cobertura

10 lugares para fazer trilha no Rio de Janeiro

O Impulsiona te ajuda a manter a saúde em dia com dicas de trilhas cariocas para fazer no tempo livre

Às vezes a gente trabalha tanto que só quer saber de dormir e ver TV no tempo livre, né? Mas precisamos nos exercitar para manter o corpo e a mente saudáveis. O Impulsiona te ajuda nessa missão. Separamos dez dicas de lugares no Rio de Janeiro para que você leve sua família e seus amigos para fazer uma trilha cheia de belezas naturais e diversão. E o melhor: tem dica para todas as zonas da cidade, então não tem desculpa de distância.

1) Pedra do Telégrafo (Zona Oeste)

Se você é carioca, com certeza já viu algum amigo postando a foto no “abismo” da Pedra do Telégrafo. Localizada no Parque Estadual da Pedra Branca e com 354 metros de altura, o local ficou famoso pelo ângulo das fotos que esconde o solo abaixo da pedra. Esteja preparado: a fila para fazer o clique e ganhar os likes do Instagram pode chegar a mais de quatro horas! Mesmo que você não queira esperar, vale a pena a visita: a vista das praias selvagens do Rio de Janeiro é espetacular! A trilha dura cerca de meia hora. Veja mais detalhes aqui.

Trilhas para fazer no Rio de Janeiro

2) Mesa do Imperador e Vista Chinesa (Zona Norte)

Essa trilha de 45 minutos liga dois dos monumentos mais famosos do Parque da Tijuca. A Mesa do Imperador servia para a Família Real descansar durante os passeios pela região. A cerca de 1km de distância está a Vista Chinesa, um mirante de estilo oriental, construído no começo do século XX com bambu e cimento. A vista é de impressionar! Saiba como chegar aqui.

Trilhas para fazer no Rio de Janeiro

3) Santa Teresa (Centro)

Bom, Santa Teresa não é uma trilha, mas é tanta subida e caminhada que a gente resolveu incluir como representante do centro da cidade! O que não falta no bairro é cultura e gastronomia. Você pode começar pela escadaria Selarón, passar pelo Parque das Ruínas, com um visual deslumbrante, visitar o vizinho Museu da Chácara do Céu e terminar comendo em um dos restaurantes do Largo dos Guimarães. Se ficar muito cansado na subida, volte com o famoso bondinho de Santa Teresa! Veja o roteiro de um dia no bairro aqui.

Trilhas para fazer no Rio de Janeiro

4) Morro da Urca (Zona Sul)

Um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil é o Pão de Açúcar, localizado na Urca. Mas nem todo mundo sabe que bem ao lado está uma das opções mais bonitas de trilha da cidade. A subida do Morro da Urca começa pela Pista Cláudio Coutinho, sempre cheia de pessoas caminhando ou correndo. Depois de entrar na trilha, você vai demorar mais ou menos 30 minutos para chegar no topo e ter uma visão privilegiada do Rio de Janeiro. Ah, e se não quiser voltar andando, você pode pegar o bondinho lá de cima e ter uma experiência completa! Confira mais detalhes e fotos nesse link.

Trilhas para fazer no Rio de Janeiro

5) Pedra Bonita (Zona Sul)

Localizada entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca, a trilha da Pedra Bonita tem duração de 40 minutos de caminhada leve. Para os mais ousados, o local é famoso pela rampa de voo livre, e recebe dezenas de turistas diariamente em busca de aventuras de parapente e asa-delta. Quer saber mais? Essa página te conta os detalhes.

Trilhas para fazer no Rio de Janeiro

6) Costão de Itacoatiara (Niterói)

O texto é sobre o Rio de Janeiro, mas não dá para deixar de fora a vizinha cidade de Niterói. Vale a pena cruzar a ponte e curtir o Costão de Itacoatiara, depois de uma trilha de cerca de uma hora. O visual é incrível, e melhor ainda é dar um mergulho no mar para se refrescar depois do passeio. Mas fique ligado: a trilha exige um pouco mais das pernas, e tem acesso restrito a 200 pessoas por vez. Então chegue cedo e vá com calçados apropriados! Veja aqui como chegar.

Trilhas para fazer no Rio de Janeiro

7) Praia do Perigoso (Zona Oeste)

A trilha para essa praia paradisíaca começa no final da Praia de Barra de Guaratiba. Curioso a respeito do nome? Não se preocupe, o caminho é tranquilo e bem sinalizado. Existem duas lendas que explicam o “perigo”. A primeira é que um presidiário se refugiou e viveu na praia por anos, fazendo com que as pessoas deixassem de frequentar o local em função do medo. A segunda explicação vem da forte correnteza do mar, que pode provocar afogamentos. Então fique atento! São mais ou menos 40 minutos de caminhada. Mais detalhes para você aqui.

Trilhas para fazer no Rio de Janeiro

8) Cachoeira do Horto (Zona Sul)

Localizada dentro do Parque da Tijuca, é um dos locais mais famosos para os cariocas se refrescarem no calor do verão. Apesar de curta, a trilha é bem íngreme e escorregadia, então leve os chinelos na mochila e vá de tênis. A queda da cachoeira é linda, entre duas grandes pedras. Refresque-se! Saiba como chegar nesse texto.

Trilhas para fazer no Rio de Janeiro

9) Morro Dois Irmãos (Zona Sul)

O Morro Dois Irmãos é um dos cartões-postais mais famosos do Rio de Janeiro, muito fotografado pelos banhistas no pôr do sol em Ipanema. Até Chico Buarque já fez uma homenagem à montanha na canção Morro Dois Irmãos. Mas quem quiser fazer um pouco de exercício pode trocar o ponto de vista e olhar para a praia do alto da pedra. É preciso subir a comunidade do Vidigal até o campo de futebol da Vila Olímpica, e a partir de lá são um pouco mais de 60 minutos de caminhada. Para quem não quiser subir sozinho, existem muitos serviços de tour local com moradores do Vidigal. Confira mais informações aqui!

Trilhas para fazer no Rio de Janeiro

10) Cachoeira das Almas (Zona Norte)

Mais uma atração do Parque Nacional da Tijuca, essa é uma das caminhadas mais leves da lista. A maior parte do percurso é plana e a cachoeira é rodeada pelo verde da Mata Atlântica, com árvores características da região como a palmeira de palmito Jussara. O ponto de largada para a trilha é pertinho do Centro de Visitantes do parque. Veja nesse link como chegar na cachoeira.

Trilhas para fazer no Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *