Dúvidas

Ficou com alguma dúvida em relação ao Impulsiona Educação Esportiva? Separamos aqui algumas perguntas frequentes dos usuários sobre nosso programa. Confira e veja se podemos ajudá-lo. Se sua questão não aparecer aqui, entre em contato com a gente!

É o programa de educação esportiva do Instituto Península, que utiliza o esporte como ferramenta para o desenvolvimento integral dos alunos. Por meio do esporte, o Impulsiona trabalha as competências socioemocionais para tornar crianças, adolescentes e escolas mais ativas.
Entende-se por escola ativa aquela que tem o movimento incorporado ao seu dia a dia e que enxerga os alunos como sujeitos do próprio desenvolvimento, promovendo continuamente entre eles um estilo de vida ativo e saudável. (PNUD. Caderno de Desenvolvimento Humano sobre Escolas Ativas no Brasil, 2016)
O programa atua em parceria com as escolas criando oportunidades para estudantes de Ensino Fundamental e Médio experimentarem novos esportes e vivenciarem seus valores na prática. Seu conteúdo pedagógico está disponível por meio de cursos e material didático sobre a metodologia do programa, além de dicas de atividades multidisciplinares que podem ser desenvolvidas pelas escolas.
Impulsionar a educação esportiva no Brasil como estratégia para o desenvolvimento integral dos alunos, trabalhando as competências socioemocionais por meio do esporte e dos seus valores e fortalecendo a cultura esportiva em cada comunidade escolar.
A escola inicia sua participação no programa no momento em que um dos seus professores começa um curso online ou presencial, participa de uma oficina esportiva ou realiza o download de conteúdo digital. Portanto, é o professor quem adere ao programa, e não à escola.
Por isso, o professor será sempre informado sobre as novas ações e os novos materiais do Impulsiona e motivado a multiplicar o que aprendeu e a levar as oportunidades oferecidas pelo programa para a sua escola.
Coordenador Pedagógico
Trata-se do profissional de educação que desempenha o papel de líder na equipe pedagógica da escola. É o Impulsionador Estratégico, responsável por apresentar e apoiar o programa na escola, levando ao conhecimento dos professores todos os produtos oferecidos.
Professores
São os educadores atuantes em todas as áreas de conhecimento. O programa terá um foco especial nos professores de Educação Física, mas também fornecerá produtos de referência para todas as disciplinas. O professor de Educação Física é o Impulsionador Esportivo, responsável por apresentar novos esportes aos alunos.
Alunos Líderes
Trata-se de um grupo de alunos do 7° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, selecionados pelos coordenadores pedagógicos conforme perfil de liderança e nível de envolvimento com as atividades da escola. Os alunos líderes recebem capacitação ao longo do ano para desenvolver atividades, lançando mão de conceitos de mobilização e comunicação. Cada escola deve ter, no mínimo, dez alunos líderes.
Educadores
São os Orientadores dos alunos líderes, ou seja, os profissionais da escola responsáveis por realizar encontros com os alunos líderes, orientando-os em todas as atividades propostas, de acordo com a metodologia do programa. Não precisam ser necessariamente professores, mas precisam ter perfil de facilitadores. Cada escola deve ter, no mínimo, dois Orientadores.
Esses profissionais são capacitados presencialmente ou a distância para assumirem o papel de Impulsionadores e atuarem como multiplicadores da educação esportiva nas suas escolas.
A escola adere ao programa no momento em que um dos seus professores inicia um curso online ou presencial, participa de uma oficina esportiva ou realiza o download de conteúdo digital. Portanto, é o professor quem adere, e não a escola. Ele é o grande impulsionador na escola.
Para fins de monitoramento e avaliação, o programa oferecerá encontros presenciais para escolas em São Paulo e Duque de Caxias. Estas escolas serão indicadas pelas respectivas Secretarias de Educação e serão acompanhadas mais de perto por profissionais chamados de Agentes de Campo.
Os professores das escolas privadas também têm acesso aos cursos e materiais disponíveis no portal do programa. No entanto, o foco do programa são as escolas públicas de todo o Brasil.
O programa oferece:
• Cursos online para coordenadores pedagógicos, professores de Educação Física e educadores de alunos líderes.
• Oficinas esportivas para professores de Educação Física.
• Conteúdo digital para professores de todas as disciplinas.
Todo o nosso conteúdo educacional é aberto e está acessível a todas as escolas do país pelo portal do Impulsiona.
Para o Instituto Península, todo brasileiro deve ter a oportunidade da descoberta, do saber e da escolha para atingir sua plenitude. Neste sentido, a educação é o melhor caminho para o desenvolvimento integral do indivíduo. Entendendo o esporte como um instrumento pedagógico capaz de agregar valor à educação, ao desenvolvimento das competências socioemocionais e à formação pessoal para a cidadania, o Instituto Península lançou o programa que utiliza o esporte como ferramenta educacional disponível para escolas de educação básica de todo o Brasil. Assim, nasce o Impulsiona.
O Impulsiona oferece conteúdo digital com atividades que podem ser desenvolvidas pelos professores em suas aulas. O conteúdo pedagógico é identificado com o segmento de ensino e a área de conhecimento a que se aplica, facilitando o planejamento do professor, e está de acordo com as normas da Nova Base Curricular Comum (BNCC).
O Impulsiona tem como princípio estimular a autonomia e a criatividade das escolas, que estão livres para elaborar e implementar as próprias atividades inspiradas pelos três objetivos estratégicos do programa. Além disso, o Impulsiona oferece sugestões de atividades elaboradas pela equipe pedagógica do programa que podem ser realizadas pelas escolas.
As formações presenciais são oferecidas para quatro grupos considerados impulsionadores do programa: professores de Educação Física, coordenadores pedagógicos, alunos líderes e educadores. Os encontros trabalham aspectos conceituais e pedagógicos do programa, assim como aspectos técnicos específicos de cada perfil.
O objetivo é garantir ao participante a formação necessária para exercer suas funções no programa. As formações presenciais contam com vídeos, materiais didáticos e conteúdos informativos que são disponibilizados para download.
O Impulsiona oferece oficinas esportivas em seis diferentes categorias de esportes, a saber:
Esportes de rebatida
São aqueles nos quais se utiliza algum implemento ou o próprio corpo, objetivando lograr êxito por meio de uma ação motora de rebatida utilizando os membros superiores do corpo humano.
Esportes estéticos e rítmicos
São aqueles nos quais o resultado comparado da ação motora é a qualidade do movimento segundo padrões técnico-combinatórios podendo ou não utilizar músicas.
Esportes de precisão
São aqueles nos quais o resultado comparado da ação motora são a eficiência e a eficácia de aproximar um objeto ou atingir um alvo.
Esportes de marca
São aqueles nos quais o resultado comparado da ação motora é um registro quantitativo de tempo, distância ou peso.

Esportes de invasão
Constituem aqueles que têm como objetivo invadir o setor defendido pelo adversário procurando atingir a meta contrária para pontuar, protegendo simultaneamente a própria meta.
Esportes de combate
São aqueles caracterizados como disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), com técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa.
Nos cursos e formações oferecidos, o Impulsiona sugere a melhor forma de incorporar a categorização de esportes ao planejamento das aulas, valorizando a autonomia e o protagonismo do professor de Educação Física e defendendo a necessidade da intencionalidade na escolha de cada esporte.
Para potencializar a inclusão de novos esportes no dia a dia das escolas de todo o Brasil, o Impulsiona fortalece sua parceria com o Ministério da Educação priorizando em suas capacitações os esportes do macrocampo esporte/lazer do programa Novo Mais Educação. Além destes, o programa aborda muitos outros esportes, como judô, karatê, luta olímpica, taekwondo, capoeira, esgrima, ginástica rítmica, basquete, futebol, handebol, rúgbi, futebol de 5, atletismo, natação, tiro com arco, golfe, badminton, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, vôlei sentado, hóquei e goalball.
O AVA MEC é o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação: uma plataforma de ensino a distância utilizada para oferecer cursos online de diferentes instituições de ensino sobre temas variados, além de ser desenhada para oferecer uma experiência positiva ao usuário, já que a navegação acontece de forma fácil e ágil.
Os cursos do Impulsiona estão alocados na plataforma por meio de uma parceria com o Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, todos os professores e educadores que terminam e são aprovados em uma das nossas formações possuem certificação do programa e também do MEC, o que traz credibilidade e profissionalismo.