Quando esporte e educação jogam juntos, todo mundo ganha.

Se você está aqui, quer conhecer melhor o nosso programa.
Vamos explicar tudo, mas se tiver alguma dúvida, fale conosco!

Bora lá?

Ilustração
Ilustração

Nossa Origem

O Impulsiona é fruto de uma parceria medalha de ouro!

O Instituto Península, organização sem fins lucrativos que promove a valorização da carreira docente, já trabalhava com o esporte de alto rendimento e com a formação de professores. Surgiu, então, o desejo de promover a atividade física nas escolas, por meio da capacitação dos profissionais de Educação Física.

Essa também era a missão do Transforma, o programa de Educação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Criado em 2013, o Transforma incentivava o esporte como ferramenta de desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Com o fim das Olimpíadas, o Instituto Península e o Comitê Organizador Rio 2016 assinaram um Acordo de Cooperação Técnica, para que o legado educacional da maior competição esportiva do mundo fosse mantido e ampliado.

Nasce em 2017 o Impulsiona! 

Nossos objetivos

De forma bem resumida, temos três objetivos principais:

1Aumentar a diversidade de atividades físicas nas escolas

Para que a aula de Educação Física seja inclusiva e positiva para todos os alunos, ela precisa oferecer práticas variadas. As escolas devem ir além do “quadrado mágico” (futebol, vôlei, handebol e basquete), para que crianças e adolescentes encontrem as modalidades que mais os agradam e tenham uma rotina ativa e saudável.

2Desenvolver habilidades socioemocionais dos alunos a partir do esporte

Aqui no Impulsiona, o esporte é bem mais do que uma forma de cuidar do corpo. A aula de Educação Física é uma grande oportunidade de promover valores positivos, como trabalho em equipe, resiliência e respeito. E o melhor: de forma divertida! Também incentivamos que o esporte seja uma ferramenta de promoção de causas sociais importantes, como o combate ao racismo e a equidade de gêneros.

3Contribuir para a valorização do esporte escolar na sociedade

Nosso último objetivo ultrapassa os muros da escola. Por meio de pesquisas, congressos e eventos com parceiros, fortalecemos o debate sobre a importância do esporte escolar. Evidências apontam, por exemplo, que a atividade física influencia positivamente o resultado das escolas no IDEB.

Frentes de atuação

Existem muitas formas de alcançar esses objetivos, mas o Impulsiona foca sua atuação em três frentes. São elas:

Ilustração

Formação direta de professores

Com o apoio de parceiros especialistas em esportes, produzimos conteúdos pedagógicos em diversos formatos, para auxiliar os professores no planejamento das aulas de Educação Física. Mas qualquer aula? Nada disso! Acreditamos no esporte inclusivo, divertido e que ensine valores positivos aos alunos! Todos os materiais são gratuitos e os cursos certificados.

Ilustração

Apoio a redes de educação parceiras

Atuamos também em parceria com secretarias municipais e estaduais de educação. Aqui, o objetivo é ajudá-las na implementação de um currículo que valorize a Educação Física de acordo com as orientações da BNCC e do Novo Ensino Médio. Se quiser levar o Impulsiona para a sua rede, entre em contato conosco pelo e-mail contato@impulsiona.org.br.

Ilustração

Produção de evidências e conhecimento

O Impulsiona defende a valorização da Educação Física como disciplina curricular imprescindível para o desenvolvimento integral dos alunos. Para isso, produzimos e reunimos dados e evidências que fortaleçam a causa do esporte nas escolas. Pesquisas próprias e de terceiros nos ajudam a disseminar a necessidade de promover cada vez a atividade física como ferramenta de transformação na educação.

...mas Impulsiona, quem trabalha no time de vocês?

Boa pergunta! Conheça a galera que faz tudo isso acontecer!

Acreditamos no poder transformador do esporte

Nosso time é diverso, multidisciplinar e comprometido com a causa da Educação Física escolar.

Para ajudar cada vez mais professores, trabalhamos em parceria com instituições de referência no esporte educacional.

Equipe Impulsiona

foto de Verônica Fonseca

Verônica Fonseca

Pedagoga, especialista em Gestão de Conhecimento pela UFRJ

Verônica Fonseca

Foi responsável pela gestão de conhecimento e produção de conteúdo do programa de educação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Atuou na concepção e no desenvolvimento de soluções e mídias educacionais em grandes empresas como Vale, Petrobras, IBGE e SENAC. Aproveita os momentos livres para curtir a filha, ir ao cinema e viajar.

foto de Eduardo Butter

Eduardo Butter

Jornalista e Mestre em Gestão Esportiva pela Universidade Nacional de Seul

Eduardo Butter

Trabalha com comunicação e esportes há mais de 10 anos, com experiência em grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo 2014, Olimpíadas Rio 2016 e PyeongChang 2018. Quando sobra um tempinho, gosta de botar uma mochila nas costas e explorar novos lugares.

foto de Silvia Breim

Silvia Breim

Naturóloga, especialista em desenvolvimento humano

Silvia Breim

Atua na área de formação de professores desde 2012, com experiência na concepção e realização de programas de formação para equipes técnicas de diversas redes estaduais. Sua formação original é na saúde, tendo atuado como professora de ioga e massoterapeuta, mas migrou para a Educação por enxergá-la como caminho potente para a transformação social. Nas horas vagas, gosta de estar com os filhos e na natureza

foto de Sirlene Lopes

Sirlene Lopes

Pedagoga especializada em Planejamento, Implementação e Gestão EaD pela UFF

Sirlene Lopes

Trabalha na modalidade EaD há 11 anos. Trabalhou na coordenação de cursos de capacitação do Exército Brasileiro. Acredita que a educação a distância sem distância faz toda diferença na experiência do aluno.
No tempo livre, gosta de ir à praia e ficar com sua família e seus cães.

foto de Rita Galdino

Rita Galdino

Jornalista pela UERJ e bailarina profissional

Rita Galdino

Apaixonada por comunicação e dança desde pequena, acredita no poder da educação para um mundo melhor. No tempo livre, gosta de estar com as pessoas que ama, ir à festa e navegar nas redes sociais.

foto de Letícia Fernandes

Letícia Fernandes

Estudante de Pedagogia na UFRJ

Letícia Fernandes

Acredita que a educação pode transformar a vida das pessoas, por isso, escolheu ser pedagoga. Filha de surdos, é apaixonada pela língua de sinais e espera que no futuro possamos viver numa sociedade mais inclusiva. Nos momentos de lazer, gosta de se maquiar, estar com as pessoas que ama e ir à praia.

...mas são só essas pessoas que fazem TUDO do Impulsiona??

Claro que não! Conheça os nossos parceiros de ouro, que também atuam pela causa do esporte na escola.

Parceiros Institucionais

Nossos parceiros institucionais compartilham do desejo de fortalecer o esporte como ferramenta de transformação nas escolas brasileiras.

Secretaria Municipal de Educação - São Paulo

Parceiros de Formação

Os parceiros de formação são aqueles que, com grande expertise, nos ajudam a produzir os cursos e conteúdos gratuitos para professores.

Comitê Paralímpico Brasileiro Confederação Brasileira de Atletismo Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor Confederação Brasileira de Tênis Confederação Brasileira de Rugby Instituto Singularidades Instituto Rodrigo Mendes Jr. NBA Instituto Empodera

Parceiros de Execução

Tem muita gente boa trabalhando junto do #TimeImpulsiona. Os parceiros de execução são essenciais para mantermos o programa em pleno funcionamento no dia a dia!

Repense

É muita gente boa envolvida no projeto!

Mas cadê os resultados desse trabalho todo?

Ótima pergunta! Conheça o impacto do Impulsiona.

Onde estamos

Você já sabe o que fazemos e quem faz parte do time. Chegou a hora de descobrir o impacto do Impulsiona!
Para isso, separamos os nossos grandes números. Não se esqueça: por trás deles existem centenas de pessoas comprometidas com o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do esporte.

Ver mais
71 MIL Escolas
275 MIL Professores
Ver mais
27 Estados
5521 Cidades
+1 MI Acessos ao site por ano
718 MIL Dowloads de conteúdos
447 MIL Inscrições em cursos
Ilustração

Quer saber exatamente onde o Impulsiona está?

OK, seu desejo é uma ordem! Confira o mapa do Impulsiona e descubra se os professores da sua escola fazem parte do projeto!

Acesse o curso agora