Histórias Inspiradoras

No Tocantis, vencedora do Prêmio Professores do Brasil desenvolve projeto interdisciplinar

Uma intervenção pedagógica baseada na formação de cidadãos responsáveis, e que integra a Educação Física com as diversas disciplinas da escola

Uma intervenção pedagógica baseada na formação de cidadãos responsáveis, conscientes de seus papéis na sociedade, e que integra a Educação Física com as diversas disciplinas da escola: este é mais um dos projetos vencedores do Prêmio Professores do Brasil 2017. Essa é a base do projeto Esporte e Saber: Valores para Vencer!, realizado na Escola Estadual Marechal Rondon, no Tocantins.

A professora Zenith Pereira foi a idealizadora do projeto, que proporcionou aos alunos algo além da aula, trabalhando com três pilares fundamentais: conhecimento, esporte e formação global do cidadão. A ideia da professora foi incentivar os alunos que tiravam boas notas, mas não participavam das aulas de Educação Física, a passarem a praticar os esportes propostos.

O projeto também permitiu que os alunos que se encontravam em situação vulnerável quanto às suas notas e ao comportamento pudessem trabalhar suas competências socioemocionais com a Educação Física para melhorarem seus rendimentos. Além disso, possibilitou uma maior integração, fazendo com que os alunos bons no esporte ficassem mais disciplinados.

Para a professora, a Educação Física merece ser respeitada tanto quanto as demais disciplinas. “Sabemos que não há um gênio num corpo doente ou indisposto. Nem tampouco um corpo saudável pode prosperar numa mente vazia ou doente”, definiu Zenith.

Os alunos do 6º ao 9º ano tiveram como objetivo a formação integral dos educandos, analisando desempenho escolar e comportamental, mostrando aos alunos, por meio da atividade física, valores do esporte, os benefícios de uma vida saudável com a prática de exercícios físicos e a importância da convivência em grupo.

“Acima de tudo, os alunos aprenderam que devem aliar todos os benefícios do esporte e das atividades físicas e aplicar seus valores, suas práticas a seu favor, seja na escola, em casa e ou sociedade”, finalizou a professora.

Incentivar novos modalidades esportivas dentro das escolas e a interdisciplinaridade no ambiente escolar é um dos objetivos do curso Impulsionador Esportivo, do Impulsiona. Quer saber mais? Clique aqui, faça seu login ou cadastre-se e tenha acesso aos materiais completos.

Zenith é ganhadora da categoria Esporte como estratégia de aprendizagem do Prêmio Professores do Brasil, realizado pelo MEC com o apoio do Impulsiona Educação Esportiva.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação