Histórias Inspiradoras

Após diversificar nas aulas, professor vence o Prêmio Professores do Brasil

Jairo Silva de Araujo usou um exercício diferente para ajudar seus alunos a ter uma vida mais saudável: o step

Com 26 anos, Jairo Silva de Araujo, professor de Educação Física da Escola Estadual Almirante Barroso, em Manaus, usou um exercício diferente para ajudar seus alunos do 5º ano a ter uma vida mais saudável: o step. Com esse projeto, o professor se tornou um dos vencedores do Prêmio Professores do Brasil em 2017.

Aquele pequeno degrau que vemos nas academias foi o material usado para ajudar mais de 30 crianças a trabalhar a saúde, a desenvoltura e o lado motor, e além disso, cuidar do meio ambiente, criando um protótipo reciclável do step, produzido com livros inutilizáveis.

Step, um passo contra a Obesidade Infantil e o Sedentarismo começou logo no começo de 2016, como explicou Jairo. “Quando comecei a dar aula, percebi muita criança acima do peso, sedentária e algumas com humor depressivo! Sendo profissional da saúde e por já ter sofrido com ambas patologias, não poderia continuar com os braços cruzados.”

+ Pernambucano trabalha inclusão no esporte e ganha Prêmio Professores do Brasil 

O step é uma aula de ginástica contemporânea, que ocasiona o mesmo efeito fisiológico que os esportes de alto rendimento e possibilitou que as crianças sentissem no organismo a mesma elevação da frequência cardíaca que um jogador de futebol, basquetebol, handebol ou voleibol sentem enquanto treinam.

Os resultados foram extremamente positivos para os alunos, que perderam de 0.8 a 3.3% de IMC (Índice de Massa Corporal). “Além de terem emagrecido e terem vencido a introspecção, eles aprenderam que a obesidade tem cura”, comentou Jairo.

Por causa do sucesso que o projeto teve nas redes sociais, ele já começou a ser contatado para implementar a mesma ação em outras escolas de Manaus. Os aprendizados que os alunos podem ter com essa prática são inúmeros.

“Levar o projeto a mais escolas vai possibilitar ver os alunos saírem do sedentarismo e aprenderem a valorizar o esporte nas aulas de Educação Física escolar”, concluiu Jairo.

Além do step, diversas modalidades das ginásticas podem ser incorporadas as aulas de Educação Física, assim como fez o professor Jairo. Quer saber como? O curso Impulsiona Esporte – Ginástica, do Impulsiona, te ajuda! Clique aqui, faça seu login ou cadastro e tenha acesso ao material completo.

Jairo é ganhador da categoria Esporte como estratégia de aprendizagem do Prêmio Professores do Brasil, realizado pelo MEC com o apoio do Impulsiona Educação Esportiva.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação