Histórias Inspiradoras

Inspirado pelo Impulsiona, professor do interior de SP promove festival de atletismo

Michel Figueiredo usa a tecnologia como aliada no planejamento de aulas e foi dessa forma que conheceu o Impulsiona no início deste ano

 

professor-inspirado-impulsiona-festival-atletismo

O hábito de ensinar e estimular novas práticas esportivas sempre fez parte da rotina do professor Michel Figueiredo. Desde que começou a lecionar em 2011, ele busca técnicas e métodos para disseminar novas modalidade e diversificar as aulas nas escolas que trabalha, em Araçariguama, no interior do Estado de São Paulo. Michel usa a tecnologia como aliada e foi dessa forma que conheceu o Impulsiona no início deste ano e o inspirou para promover um festival de atletismo.

Fotos e vídeos do curso de Atletismo na Escola chamaram a atenção do professor, que enxergou neste esporte uma ótima forma de unir a comunidade escolar. Depois de consumir cursos e alguns materiais do Impulsiona, o professor decidiu promover um Festival de Atletismo entre as escolas da sua região. Em junho, alunos de sete instituições irão participar do mini-campeonato.

E para dar início ao projeto, o primeiro passo foi conversar com os diretores dos colégios em que trabalha, na Escola Municipal Dalcina Pereira e na Escola Municipal Ilda Vieira de Moraes. Michel contou que ficou um pouco receoso no primeiro momento, mas que recebeu todo o apoio necessário.

professor-inspirado-impulsiona-festival-atletismo-sp

“Coletei conteúdos e apostilas no site Impulsiona e montei um planejamento para um semestre. Tomei a liberdade de apresentar esse plano para alguns professores de Educação Física. Na ocasião meu planejamento foi bem recebido. Começamos a nos reunir semanalmente para discutirmos formas de se aplicar essas atividades nas escolas. Esses encontros também servem para compartilhar ideias e adaptarmos atividades pensando na realidade de nossos alunos”, contou.

Na primeira semana de março todos se reuniram para trocar experiências e fazer uma espécie de reciclagem. A ideia é tornar o festival o mais profissional possível sem esquecer dos objetivos educacionais de inserir uma nova modalidade na rotina dos alunos.

professor-inspirado-impulsiona-festival-de-atletismo-sp-esporte

Leia Mais: Conheça os cursos do Impulsiona e fortaleça a cultura esportiva na sua escola

Segundo Michel, todos os professores já estão trabalhando com atletismo nas suas escolas e preparando as crianças. Estão realizando uma sequência de atividades simples para dar confiança aos alunos, e desde de que começaram, tiveram bons resultados.

“Esse festival não terá o caráter competitivo ou de rendimento. Muito pelo contrário. Deve servir para que alunos possam conhecer alunos de outras escolas e participar das atividades de atletismo juntamente com elas. As premiações desse festival serão através de troféus e medalhas, mas não para quem conseguir vencer o jogo e sim para quem conseguir aproveitar bem as atividades e participar de forma colaborativa”, explicou.

O professor trabalha com alunos da educação infantil até o 5º ano. Para ensinar atletismo para os pequenos precisou adaptar a modalidade à realidade de sua escola. Sem quadra, ele utiliza o espaço aberto do lado de fora para dar suas aulas, e sem recursos para comprar os equipamentos, usou material reciclável para fazer dardos e barreiras. Ele acredita que estimular a prática de novas modalidades esportivas pode fazer com que os alunos olhem para o professor de educação física de outra forma, e no futuro, lembrem-se das aulas na escola.

“O mais legal é o ar de inovação. Se precisar a gente faz o ano inteiro a mesma aulinha, mas queremos fazer algo diferente. Fazer um campeonato para a criança chegar em casa e falar como foi divertida a experiência. Os professores estão se unindo para mostrar a disciplina. Não é para tirar o aluno da sala e depois ele voltar para rotina. Queremos mostrar que temos uma disciplina. Temos conteúdos para ser trabalhado. Com os novos esportes é possível fazer isso. É uma coisa inovadora”, ressaltou.

Agora chegou a sua hora de montar um festival esportivo na sua escola, comunidade ou região! Escolha um de nossos cursos, como o Atletismo na Escola, e faça parte do Time Impulsiona.

Vamos ampliar o cardápio esportivo e transformar as aulas de Educação Física!

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação