Histórias Inspiradoras

Impulsionadora da Educação: Ana Glória Nascimento, da Secretaria de Educação do Pará

A professora atua como coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer e é linha de frente nos Jogos Escolares paraenses

Ana Glória Nascimento dedica sua carreira para ampliação do acesso ao esporte nas escolas. Professora de Educação Física, Glória já possui 32 anos de carreira e há 7 anos trabalha na Secretaria de Educação do Pará. Hoje, atua como coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria Adjunta de Ensino. “Acredito que o esporte é uma fonte inesgotável de conhecimento e saberes e faz parte da cultura juvenil”, disse.

Um de seus trabalhos mais reconhecidos é a coordenação dos Jogos Escolares paraenses, que é o segundo mais antigo do Brasil e conta hoje com a participação de 25 mil estudantes. “Faço parte dos Jogos desde a época em que era atleta de ginástica artística e depois como treinadora da equipe de ginástica rítmica. Coordenar os Jogos é uma ação prazerosa, pois enquanto educadora posso enfatizar o caráter essencialmente educacional que se estabelece entre os professores/técnicos e alunos/atletas. Os Jogos não são mais uma mera competição esportiva, mas uma ação que nasce no interior das escolas”, explicou Glória.

A cada ano, aumentam o número de alunos e escolas mobilizadas para os Jogos Escolares do Pará. Para Glória, isso é resultado de um esforço contínuo de engajamento das escolas públicas para a importância de se inserir o esporte na educação dos jovens. “Temos ampliado a participação dos estudantes e dos municípios do Pará, por meio do incentivo aos profissionais de Educação Física das escolas públicas, que, consequentemente, são incentivadores dos estudantes nas escolas. Além disso, temos estabelecido parcerias com as prefeituras no processo de divulgação, formação continuada de servidores e na realização da competição, com infraestrutura esportiva, de alojamento e segurança.”

A professora tem como uma de suas maiores inspirações acreditar no poder educacional do esporte para continuar coordenando eventos grandes como os Jogos Escolares. “Esses eventos são um importante mecanismo para a formação integral dos estudantes no que se refere ao bem estar físico e mental, ao lazer e às questões sociais, como a integração, a socialização, a convivência desses estudantes das diversas redes de ensino público e privado, entre outras.”

Para que os Jogos Escolares tenham efeito na vida dos jovens, é preciso que a escola, antes de tudo, valorize a educação esportiva em seu currículo. Glória acredita que uma educação esportiva que se inicia na escola colabora para a formação da cidadania, a construção de valores, hábitos e atitudes saudáveis. “A educação esportiva deve estar no Projeto Político Pedagógico da Escola e envolver toda comunidade escolar”, declarou.

Além disso, a professora acredita que a educação esportiva, para ser valorizada nas escolas, deve ter um investimento maior do poder público e da iniciativa privada. “O Impulsiona é uma dessas iniciativas, porque valoriza aqueles que fazem história, nesse processo de disseminação do esporte enquanto prática social transformadora.”

Seja você também um impulsionador da Educação esportiva! Faça os cursos online do Impulsiona e baixe os conteúdos digitais gratuitos. Vamos juntos!

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação