Histórias Inspiradoras

Impulsionadora da Educação: Conheça Celina Gontijo e seu trabalho nos Jogos Escolares

Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento do Esporte Educacional de Minas Gerais, Celina Gontijo, conta sua experiência com os Jogos Escolares

Celina Gontijo foi atleta de basquete por 12 anos. Chegou a ser campeã brasileira universitária pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e cerca de dez vezes campeã mineira. Atuou também como técnica de mini basquete. Todas estas experiências fizeram de Celina uma amante do esporte e da forma como ele é utilizado para complementar a educação de crianças e jovens. Hoje, Celina atua como Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento do Esporte Educacional no estado de Minas Gerais e cuida dos Jogos Escolares. “Eu joguei nos Jogos Escolares quando era criança e adolescente, então, pessoalmente, entendo o valor que esse evento tem”, contou.

Os Jogos Escolares em Minas Gerais são divididos em três etapas: microrregional, regional e estadual. Na etapa microrregional, o evento acontece em municípios mineiros distribuídos nas 47 Superintendências Regionais de Ensino no Estado. A etapa regional acontece em seis municípios do Estado, com as competições de basquete, futsal, handebol, peteca, voleibol, vôlei de praia e xadrez. E a etapa estadual é a final dos Jogos, considerada seletiva ao indicar suas escolas e os alunos-atletas representantes para as etapas nacionais.

“No último Jogos, tivemos a participação de 49 mil alunos entre 12 e 17 anos de idade, de escolas públicas e privadas. Eles estão distribuídos em 830 municípios mineiros”, explicou Celina. Para ela, desenvolver ações como esta torna o esporte um complemento na educação. “O aluno não é formado só na sala de aula. Ele também deve desenvolver habilidades e o esporte é uma grande ferramenta para isso.”

Celina explicou que os valores dos Jogos Escolares vão desde a socialização da criança e a tomada de decisão. “Um aluno tímido tem a chance de melhorar e de se desafiar quando pratica algum esporte. Ou um aluno que não tem recursos financeiros para viajar, por exemplo, tem a oportunidade de vivenciar momentos que talvez não fossem possíveis se não fosse pelos Jogos.”

Os valores disseminados pelos Jogos Escolares vão de encontro com o Impulsiona Educação Esportiva. Além de desenvolver as competências socioemocionais, o Impulsiona amplia o cardápio de esportes oferecidos nas escolas. Que tal realizar os cursos online do programa? Acesse!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Wladimir da Silva cravo
Visitante
Wladimir da Silva cravo

Parabéns pela trajetoria de vida e trabalho.