Histórias Inspiradoras

O que você não sabia sobre esporte como ferramenta pedagógica

Importante no processo de formação individual e social de cada um, o esporte é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes

Muito mais que uma forma de entretenimento, lazer ou passatempo o esporte pode ser usado como ferramenta pedagógica. A prática de esporte data dos primórdios da humanidade, e sempre foi essencial para o desenvolvimento do ser humano, trabalhando o ser humano de maneira integral em diversas potencialidades.

Importante no processo de formação individual e social de cada um, o esporte é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes e, quando alinhado com uma boa estrutura pedagógica educacional, rende ótimos resultados.

As aulas de Educação Física, como apontam artigos encomendados pela Universidade do Estado de São Paulo (UNESP – Rio Claro), são peças chave para incentivar as crianças e os adolescentes a lidarem melhor com expectativas, desejos e necessidades, trabalhando de maneira positiva suas interações e inserções sociais, capacidades técnicas e comunicacionais.

Socialização e responsabilidade

Ao alinhar o esporte com as finalidades da educação e pedagogia, temos um grande desenvolvimento das individualidades de cada pessoa e, ainda, conseguimos uma melhor orientação da prática social, permitindo explorar diversas situações do cotidiano de forma lúdica e incentivando a resolução em grupo, de maneira ordenada, sob regras e com respeito acima de tudo.

Pedagogicamente, o esporte ainda ajuda a criar nas pessoas, principalmente crianças e adolescentes, o senso de responsabilidade. Além disso, ajuda a assimilar regras e deveres e estimula o desenvolvimento da personalidade intelectual e física, sendo assim, um grande aliado quando usado como meio de aprendizado e integração social.

Diversidade

A prática esportiva, atualmente, ganhou diversas formas, modalidades e finalidades. Engloba educação, cultura local, saúde. Envolve habilidades físicas e sociais, valores, conhecimento, forma de socialização, e os seus benefícios passam do físico, chegando ao âmbito educacional e formativo.

Ainda com base em estudos da UNESP, como trabalha vivências essenciais para o desenvolvimento do ser humano, e prepara os jovens para superar os problemas da sociedade, o esporte tem papel educativo pleno, capaz de unir pessoas, classes e países.

Muito mais do que uma repetição de movimentos, o esporte é uma completa expressão humana e não deve ser visto apenas como atividade de rendimento, mas como impulsionador da educação, unindo a formação que a escola fornece com a socialização que o esporte proporciona.

Já imaginou tudo isso sendo trabalhado com seus alunos em sala de aula? Saiba como aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação