Aulas digitais

Esquemas táticos: a estratégia no futebol

Conheça os principais esquemas táticos e como eles são aplicados dentro das quatro linhas do campo

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Futebol todo mundo conhece! É fácil em uma partida reconhecer o que é um pênalti, um tiro de meta e um gol. Entretanto, existem também os esquemas táticos. Neste conteúdo pedagógico vamos conhecer os esquemas táticos, listar os tipos de marcação existentes, suas diferenças de configuração e outras particularidades.

Veremos de forma mais aprofundada que esquema tático nada mais é que o sistema de jogo adotado pelo técnico para organizar o time dentro de campo e que, se bem executado, pode levar a equipe à vitória. Existem variados esquemas e todos eles possuem diferentes configurações que devem ser levadas em consideração na hora do jogador ser orientado. Uma equipe de futebol é formada por três setores: defesa, meio-campo e ataque. Dessa forma, é preciso aplicar um sistema para coordenar cada jogador, transformando o time em uma equipe organizada. Existem seis esquemas táticos que são reconhecidos oficialmente pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), que conheceremos melhor no material abaixo — e que pode ser baixado gratuitamente! — os demais esquemas são considerados variações desses seis. Além disso, esquemas táticos também envolvem os tipos de marcação que o jogador pode fazer, havendo quatro tipos delas.

A preocupação em estabelecer esquemas táticos mais eficientes cresce cada vez mais no futebol brasileiro. Desde a famosa e vexaminosa derrota de 7 a 1 para a Alemanha, na Copa do Mundo de 2014, pensar mais e melhor a forma de fazer futebol tem sido fundamental para que na Copa do Mundo deste ano, na Rússia, o resultado seja diferente e a nosso favor. Se antes o principal objetivo dos primeiros esquemas táticos era marcar gols, os que se sucederam têm por objetivo não sofrer gols. Esses esquemas são apenas uma parte de todo um sistema de organização do caos que pode ser uma partida de futebol, porém, uma parte importante para pensar estratégias que, ao final do jogo, levem a torcida aos gritos e comemorações.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.

Sobre o conteúdo

Unidades Temáticas da BNCC
Esportes
Segmentos de Ensino
EF II, EM
Saiba mais sobre nossa estratégia pedagógica.