Aulas digitais

Copa do Mundo: Como acontece a escolha do país-sede?

Nesta aula vamos conhecer essas regras, exigências e saber como as sedes da Copa do Mundo são escolhidas

Baixar Material

Descrição do conteúdo

A escolha de um país para sediar a Copa do Mundo ocorre, em média, seis anos antes do acontecimento do evento. No entanto, existem algumas regras definidas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) para que um país concorra à eleição, além de exigências mínimas que o país-sede escolhido deve possuir e/ou se comprometer a realizar. Vamos ver, nesta aula, como tudo isso acontece e como o Brasil se tornou a casa da Copa do Mundo em 2014.b

Escolher o país-sede da Copa do Mundo pode até parecer uma tarefa difícil de executar, porém, seguindo algumas regras já pré-estabelecidas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) essa escolha fica mais fácil para organizar um dos maiores e mais importantes eventos do mundo na área do esporte. Segurança, tráfego, turismo e estádios de qualidade são algumas das exigências que precisam ser levadas em consideração e veremos o por quê disso de forma mais aprofundada no conteúdo abaixo.

Saiba como são feitas as eleições para decidir o país-sede, quais as etapas efetuadas pela FIFA até o momento final de decisão e como o Brasil foi eleito o país-sede da Copa do Mundo de 2016 sem ter nenhum concorrente. Entenda, também como a crise econômica que culminou na quebra da Bolsa de Valores de New York em 1929 afetou a participação de algumas seleções europeias na primeira Copa do Mundo e veja quais foram os países-sede de todas as Copas já ocorridas.

No conteúdo abaixo — que você pode baixar gratuitamente! — já entramos em clima de Copa e falamos sobre a Rússia, país-sede do evento neste ano. Vamos saber quais foram os fatores que levaram a FIFA a escolher o país como sede e o que declarou o diretor de competições da organização, Colin Smith, ao visitar a Rússia para avaliar as preparações para o evento que ocorre entre os dias 14 de junho e 15 de julho.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.

Sobre o conteúdo

Unidades Temáticas da BNCC
Esportes
Segmentos de Ensino
EF I, EF II
Saiba mais sobre nossa estratégia pedagógica.